O Google Maps permite desde 2020 que outras pessoas sigam o seu perfil para conferir as avaliações e fotos publicadas por você. Entretanto, comecei a notar no início deste ano de 2023 que seguidores desconhecidos têm surgido em minha conta no Google Maps. Inicialmente, pensei que seria algo isolado, mas há alguns dias um leitor do Oficina da Net relatou estar passando pela mesma situação e expressou receio quanto a sua segurança e privacidade dentro do aplicativo de geolocalização.

Seguidores desconhecidos no Google Maps

Sua segurança e privacidade podem ser comprometidos por seguidores desconhecidos no Google Maps. Fonte: Vitor Valeri
Sua segurança e privacidade podem ser comprometidos por seguidores desconhecidos no Google Maps. Fonte: Vitor Valeri

Com o recurso de seguir perfis no Google Maps, o aplicativo acabou se tornando uma rede social baseada na troca de informações sobre os lugares visitados. No começo, creio que nenhuma pessoa considerou que essa funcionalidade pudesse afetar a segurança ou a privacidade de suas informações, mas a situação parece ter mudado e usuários tem utilizado a ferramenta com propósitos distintos dos quais ela foi criada. Agora, estão surgindo cada vez mais relatos de pessoas recebendo notificações de novos seguidores sem razão aparente, já que elas não fizeram nenhuma ação para que isso ocorresse.

Captura de tela de notificação do Google Maps alertando sobre um novo seguidor desconhecido. Fonte: Vitor Valeri
Captura de tela de notificação do Google Maps alertando sobre um novo seguidor desconhecido. Fonte: Vitor Valeri

Recursos e políticas do Google Maps para a privacidade de seus usuários

De acordo com as informações publicadas na página de suporte do Google, é possível "controlar quem encontra suas contribuições no Google Maps". Entretanto, o usuário não tem controle sobre suas avaliações, fotos e notas no Google Maps, pois não é possível publicar algo de forma anônima no aplicativo. A empresa explica através de um aviso dentro do Maps dizendo que:

Avaliações, fotos, classificações e outros tipos de conteúdo que você publica no Maps são sempre públicos nos Serviços do Google, como a Pesquisa, mesmo com um perfil restrito. Qualquer pessoa pode ver seu nome, foto do perfil e biografia no Google.

Ou seja, embora uma pessoa desconhecida não consiga te achar ao ativar o recurso "perfil restrito", ainda é possível achar a sua avaliação através do mecanismo de busca no Google em uma pesquisa geral através do site de pesquisas da empresa. Caso queira verificar como as informações são coletadas mais a fundo, acesse a página de Política de Privacidade do Google.

Como restringir o acesso ao seu conteúdo pessoal no Google Maps?

Tempo necessário: 2 minutos

Ao ativar o recurso “Perfil Restrito” no Google Maps, você poderá aceitar quem pode seguir o seu perfil. Somente os seus seguidores serão capazes de encontrar suas avaliações utilizando a barra de buscas do app Maps (Mapas) do Google. Entretanto, tenha em mente que isso não impedirá que as pessoas encontrem suas avaliações através de pesquisas no site do Google.

  1. Abra o aplicativo Google Maps e selecione a imagem do seu perfil em cima no lado direito.

    Passo 1 de: Como restringir o acesso ao seu conteúdo pessoal no Google Maps?
  2. Toque em “Configurações”.

    Passo 2 de: Como restringir o acesso ao seu conteúdo pessoal no Google Maps?
  3. Selecione “Conteúdo pessoal”.

    Passo 3 de: Como restringir o acesso ao seu conteúdo pessoal no Google Maps?
  4. Role para baixo até encontrar “Privacidade do Perfil” e toque na chave para ativar o recurso “Perfil Restrito”.

    Passo 4 de: Como restringir o acesso ao seu conteúdo pessoal no Google Maps?

O que é público para todos no Google Maps?

Como não é possível publicar de forma anônima no Google Maps, as contribuições dos usuários da plataforma ficam visíveis para pesquisas realizadas no site do Google. As informações públicas no Google Maps são:

  • Nome, foto e biografia
  • Avaliações, fotos, fichas de empresa publicadas e notas adicionadas ao Google Maps
  • Número de marcações "Gostei" e visualizações das suas contribuições
  • Nível, pontos, selos e número de contribuições de Local Guide

Os seguidores desconhecidos do Google Maps podem comprometer a segurança e a privacidade?

Dependendo da forma como as avaliações de locais são feitas por você no Google Maps, é possível obter algumas informações que podem lhe expor. Uma delas é a imagem do seu perfil, pois querendo ou não, ela pode ser utilizada por pessoas de má fé na tentativa de se passarem por você. A outra é informar o período em que você foi ao local como, por exemplo, se comeu em um restaurante no jantar, almoço ou lanche, informando quando você provavelmente estará no estabelecimento, caso seja algo rotineiro.