Quando se trata de dar um celular para uma criança, é importante que os pais e mães adotem medidas de segurança para protegê-las do uso inadequado, excesso de tempo nos aparelhos e acesso a conteúdos impróprios. Felizmente, existem ajustes que podem ser feitos no celular para criar um ambiente mais seguro para crianças e adolescentes, fornecendo maior controle e tranquilidade aos responsáveis sobre o impacto da tecnologia nas mãos de seus filhos.

Ao adotar medidas de segurança no celular de seus filhos, os pais podem ajudar a garantir que eles estejam seguros enquanto usam a tecnologia. Essas medidas podem incluir restrições de tempo de tela, bloqueio de conteúdo inadequado e monitoramento do uso do celular por parte dos pais.

De olho nisso, vamos te mostrar a seguir, como você pode configurar um smartphone para o seu filho. Dessa forma, você pode garantir que seus filhos estejam protegidos enquanto desfrutam dos benefícios dos smartphones e tablets.

O que é o controle parental?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Controle parental é uma ferramenta disponível em dispositivos eletrônicos, como smartphones, tablets e computadores, que permite aos pais ou responsáveis monitorar e limitar o acesso de seus filhos a conteúdos considerados impróprios ou perigosos na internet. Essa ferramenta é projetada para ajudar a proteger as crianças de conteúdos como violência, pornografia, jogos inadequados e outras formas de mídia inapropriada.

O controle parental permite que os pais ou responsáveis possam definir o tempo de uso de dispositivos eletrônicos, bloquear o acesso a aplicativos e sites específicos, definir restrições de idade e controlar as configurações de privacidade. Alguns dispositivos também permitem que os pais monitorem as atividades de seus filhos em tempo real, como visualizar histórico de navegação, mensagens de texto, fotos e vídeos.

A utilização do controle parental é uma medida importante para garantir a segurança das crianças e adolescentes no mundo digital, mas não substitui a importância do diálogo e da orientação sobre o uso consciente da tecnologia.

Abaixo confira como configurar o smartphone no Android e no iOS.

Como configurar no Android

Nos aparelhos com sistema Android, é possível configurar o controle dos pais, por meio do app Family Link. Por meio desse app, é possível bloquear ou aprovar apps, limitar o tempo de uso, ver a localização do aparelho, além de definir filtros de navegação na web e restrições de download e compra na Google Play.

Abaixo, veja como funciona:

  1. Abra as configurações do aparelho;
  2. Em seguida, clique em Google > Controle dos pais;
  3. Em Configurar o controle dos pais, toque em Vamos começar;
  4. Posterior a isso, escolha quem usa o aparelho: Criança ou adolescente ou Familiar responsável;
  5. Logo após, crie e vincule a conta da criança ou adolescente a um grupo familiar do Google.

No aparelho do familiar responsável, realize o download do Google Family Link (Android). Enquanto isso, no aparelho da criança, desconecte outras contas existentes e mantenha somente a conta Google criada para supervisão.

Como configurar no iOS

No iPhone, você pode fazer esse controle por meio do Tempo de uso. Abaixo, veja como funciona:

  1. Abra Ajustes, e toque em Tempo de uso;
  2. Em seguida, ative o recurso Tempo de uso;
  3. Logo após, selecione Este iPhone é de uma criança, e defina opção de horário de repouso;
  4. Feito isso, delimite o uso para apps, redes sociais e outras categorias, e mude as configurações de conteúdo e privacidade;
  5. Por fim, crie um código do tempo de uso para dar mais tempo ou ajustar as opções.

Por fim, também é possível ativar o controle parental nos próprios aplicativos. Abaixo, confira como funciona.

Como ativar o controle parental de aplicativos

Existem diferentes maneiras para os responsáveis aumentarem a segurança de seus filhos quando se trata do uso de celulares, além do controle parental que já é integrado aos sistemas operacionais. Uma dessas opções é ativar o controle sobre os aplicativos mais utilizados.

Dessa forma, em vez de monitorar todas as atividades das crianças e adolescentes no celular, é possível restringir o acesso a players, lojas e aplicativos específicos. Abaixo, seguem alguns exemplos:

Instagram

  1. Abra o aplicativo do Instagram no celular e acesse a página de perfil;
  2. Em seguida, toque no botão de menu e acesse Configurações;
  3. Logo após, acesse Supervisão > Criar convite;
  4. Envie um convite ao menor a ser supervisionado.

Feito isso, a criança deve aceitar o convite de supervisão da conta pelo familiar responsável no Instagram. Após a aceitação, os pais poderão ver o tempo de permanência no app, bem como as notificações sobre novos seguidores.

YouTube

Você pode bloquear conteúdos criados para o público adulto. Para isso:

  1. Abra o YouTube no celular, e toque na foto de perfil;
  2. Feito isso, acesse Configurações > Geral > Ative o Modo restrito.