Com a chegada das férias de inverno, é muito comum que as crianças passem mais tempo em contato com tecnologias, e jogos, como é o caso do PlayStation, Switch e Xbox. Com isso, embora sejam fontes de diversão, distração, e até aprendizado, por vezes se tornam problemas, por alguns conteúdos violentos e impróprios para menores de idade.

Felizmente, os modernos dispositivos de videogame oferecem muitos recursos de controle parental. Esses recursos são um ponto importante, seja para cumprir as leis regionais de jogos, limitar o tempo que as crianças olham para uma tela ou proteger as crianças de quaisquer riscos online.

Diante disso, vamos te mostrar abaixo, como você pode ativar os controles parentais no PlayStation, Switch e Xbox. Dessa forma, você pode proteger a sua família de riscos.

Como ativar controles parentais para PC e mobile?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Em geral, você pode proibir os seus filhos de usar um console de videogame. Entretanto, se isso não der certo, é possível limitar o acesso via PCs e telefones. Ambos os produtos executam muitas funções, por conta disso, exigem seu próprio software abrangente de controle parental. Confira o melhor software de controle parental e os melhores aplicativos de controle parental para o seu telefone explorar as opções.

Em geral, não há um único conjunto de passos a seguir para o uso de controles parentais no PC e no celular. Felizmente, esses aplicativos ajudam a limitar as sessões de jogabilidade do seu filho. Às vezes, você nem precisa de um programa externo para criar esse tipo de regras.

Em um dispositivo iOS, você pode ajustar as configurações do Tempo de Tela para definir restrições de conteúdo, controlar o acesso multiplayer e agendar limites de tempo. Enquanto isso, as ferramentas de controle parental incorporadas do Android não são tão poderosas. Entretanto, existem aplicativos de controle parental de terceiros, como Kaspersky Safe Kids e Qustodio.

No computador, juntamente com a instalação de um aplicativo geral de controle parental, é importante saber sobre os recursos incorporados dos programas mais populares relacionados a jogos. Quando você compra um jogo de PC, é provável que você compre do Steam. No entanto, ao configurar Vista familiar, você pode pelo menos limitar quais usuários podem jogar certos jogos, mesmo que você não possa impor limites de tempo.

Se o Discord se mostrar uma distração muito grande, faça uso dos recursos de controle parental. Tais como bloquear conteúdo inapropriado e limitar mensagens nas Opções. Por outro lado, existem os casos em que eles não estão jogando, mas sim, vendo outras pessoas jogarem jogos online por um serviço de streaming de videogame ao vivo, em geral o Twitch.

E embora os pais possam ajustar as opções de privacidade e mensagens do serviço, eles não podem limitar o uso e o tempo que os filhos passam assistindo streamings. Diante disso, banir o site ou aplicativo do Twitch pode ser a melhor solução.

Como ativar os controles parentais para Nintendo Switch?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Dos três grandes fabricantes de consoles de videogame, a Nintendo continua sendo a mais comprometida em garantir que os jogadores de todas as idades desfrutem de Mario, Pokemon e o resto dos amados jogos mascotes da empresa.

Felizmente, o aplicativo Nintendo Switch Parental Control oferece proteções verdadeiras, juntamente com recursos convenientes. Disponível para Android e iOS, este app permite definir limites de tempo e restringir o conteúdo para perfis infantis no Nintendo Switch.

Diante disso, você pode estipular horários, bloquear jogos com base nas classificações de idade ou fazer sua própria lista de permissões e bloqueios. Não há nada inapropriado em um jogo como Cadence of Hyrule. Entretanto, esses remixes de músicas de Zelda podem ser demais para lidar antes de dormir em uma noite de escola.

Como qualquer ferramenta de controle parental adequada, o aplicativo permite que você revise os dados, incluindo notícias divertidas como os jogos que seus filhos mais jogam. Por padrão, o Switch pode postar fotos e vídeos nas mídias sociais, mas você pode limitar esses recursos também.

Siga os passos abaixo para configurar proteções no seu Nintendo Switch.

  1. Acesse as configurações do Nintendo Switch (ícone da engrenagem na tela inicial);
  2. Feito isso, na lateral esquerda, escolha "Controle dos pais";
  3. Depois disso, selecione "Configuração do controle dos pais";
  4. Em seguida, será necessário usar o aplicativo Nintendo Switch Parental Control (Android | iOS);
  5. Após baixá-lo, toque em "Já tenho o aplicativo. E agora?";
  6. Logo após, toque em "Insira o código do registro" que é informado assim que o aplicativo é aberto e o login na Conta Nintendo é feito;
  7. Por fim, depois de informar o código, confirme em "Vincular".

Para limitar o tempo de uso:

  1. No aplicativo Nintendo Switch Parental Control, toque na aba "Definições" (ícone do Switch);
  2. Depois disso, selecione "Limite de tempo de jogo";
  3. Por fim, escolha o tempo de jogo — entre 15 minutos e seis horas — e toque em "Guardar", no topo direito.

Como ativar controles parentais para PlayStation 4 e PlayStation 5?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

O PlayStation 4 é considerado o console mais popular do mercado, e a versão posterior, o 5, está a caminho de seguir esse legado. Com um público tão grande para atender (mais de 100 milhões de jogadores), oferecer controles parentais é a coisa responsável a se fazer. Através do controle parental, você pode determinar as restrições que você gostaria para o perfil do seu filho.

Além disso, você pode limitar os gastos e criar toques de recolher. É possível também, ativar as predefinições para bloquear jogos de classificação madura. Monitore a comunicação bloqueando mensagens, solicitações de amigos e a capacidade de baixar conteúdo criado pelo usuário. Você pode até limitar o uso do fone de ouvido PlayStation VR.

Siga os passos abaixo para configurar proteções em seu PlayStation 4 ou PlayStation 5.

  1. No menu principal do PlayStation, vá em Configurações (ícone de engrenagem);
  2. Feito isso, acesse Família e controles parentais;
  3. Na tela seguinte, selecione Gerenciamento da família;
  4. Para seguir a configuração, o sistema irá pedir que você confirme a senha da conta que será designada como guardiã;
  5. Depois de confirmar os dados, uma mensagem na tela vai mostrar os passos seguintes para configurar uma conta de criança;
  6. Por fim, vai ser necessário ir até o site indicado na mensagem para criar o perfil infantil ou convidar um adulto, que já tenha uma conta, para fazer parte do grupo da família.

Como ativar controles parentais para Xbox One e Xbox Series S/X?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Ao criar um grupo familiar, online ou diretamente em seu console, você pode definir diferentes limites para diferentes usuários, bem como monitorar os dados usando o aplicativo gratuito Microsoft Family Safety (também disponível para Android e iOS, embora com funcionalidade limitada). Os limites incluem tempo, classificação e gastos.

Além disso, você pode definir notificações de tempo de tela para jogos e aplicativos, bem como aprovar subsídios e limitar os gastos com microtransações. Esses recursos se estendem a todos os dispositivos onde você pode jogar jogos da Microsoft, então não apenas consoles Xbox, como Xbox One, Xbox Series S e Xbox Series X, mas também para PCs windows 10/11.

Atualmente, apenas contas adultas podem acessar o serviço de streaming xCloud da Microsoft que está incluído no Xbox Game Pass Ultimate. Siga os passos abaixo para configurar proteções em seu Xbox:

  1. Ligue o Xbox Series X ou Series S;
  2. Em seguida, faça o seu login;
  3. Logo após, no seu controle, aperte o logo brilhante do Xbox;
  4. No menu lateral que abrir, escolha o avatar do seu perfil;
  5. Depois disso, vá até Perfil & sistema;
  6. Em seguida, desça até Configurações;
  7. Já na tela que abrir, siga para Conta > Configurações da família;
  8. Feito isso, escolha a opção Minha entrada, segurança e chave de acesso;
  9. Logo após, selecione Alterar minhas opções de entrada e segurança;
  10. Por fim, escolha Peça minha chave de acesso e selecione o nível de proteção que deseja para o console.