Vários fabricantes adicionaram telas de 90Hz e 120Hz aos smartphones - como o Samsung Galaxy S22 Ultra ou o Google Pixel 7 Pro. E tantos outros aparelhos possuem telas 60Hz ou 90Hz. Mas afinal, o que isso significa? E mais importante, de que forma essa informação é relevante na hora de você comprar um smartphone?

Em suma, os smartphones estão ficando cada vez mais poderosos, e a cada nova linha de aparelhos de uma marca, existe uma expectativa de software e hardware melhor. Entretanto, muitas vezes há a opção em "manter em campo, o time que está ganhando". Nestes casos, os fabricantes têm como alternativa, aumentar a taxa de atualização de seu display.

Se você não sabe por que deve ficar animado com uma tela de 120Hz, então este guia é para você. Vamos te explicar o que é um aumento na taxa de atualização, como ele vai beneficiar o seu smartphone a longo prazo, e qual é exatamente a taxa de atualização adaptativa no iPhone 14 Pro realmente.

O que é taxa de atualização?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Antes de te mostrar como um display de 90Hz ou 120Hz pode te beneficiar, precisamos te explicar o que exatamente é a taxa de atualização, e para fazer isso, precisamos saber como os displays funcionam. Há um monte de coisas técnicas envolvidas aqui, mas no seu nível mais básico, uma tela funciona mostrando-lhe uma série de imagens, ou "quadros".

Para fazer um vídeo, os displays precisam mostrar uma série de quadros, um após o outro. A taxa de atualização de um monitor é quantas vezes uma imagem é atualizada por segundo. Assim, uma tela de 60Hz atualiza sua imagem 60 vezes por segundo. Isso é obviamente muito rápido para o seu cérebro rastrear. Por isso, é um erro pensar que você está assistindo uma imagem em movimento ao invés de uma série de quadros únicos.

Uma taxa de atualização mais alta significa que mais imagens são mostradas na mesma quantidade de tempo. E isso, significa que qualquer movimento entre cada quadro parece mais suave. Como há mais quadros, reduz-se a distância entre quadros individuais.

Embora não seja algo que você provavelmente note conscientemente, a maioria das pessoas pode notar uma diferença entre as taxas de atualização. Além disso, mais imagens significam que as mudanças se resolvem mais rapidamente.

Soa semelhante à taxa de quadros do seu processador gráfico. A taxa de quadros é medida em quadros por segundo, ou fps. E é assim que um processador gráfico pode processar e entregar imagens individuais ao seu display. Você precisará de um monitor com uma taxa de atualização de pelo menos 120Hz para exibir 120 fps no seu melhor.

No entanto, embora a taxa de atualização seja semelhante à fps, não é a mesma coisa. A taxa de atualização está ligada ao próprio monitor, enquanto a taxa de quadros é a rapidez com que as informações são enviadas ao seu monitor pelo processador gráfico.

Qual a diferença entre 60Hz, 90Hz e 120Hz?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Um aumento na suavidade e responsividade são os principais benefícios que você terá em uma taxa de atualização mais alta. Sendo assim, percorrer os seus aplicativos e deslizar pelos menus será mais suave e responsivo. O desfoque de movimento - o desfoque que você vê entre as ações - também será reduzido como resultado da taxa de atualização mais alta.

Mas uma taxa de atualização mais alta não melhora apenas a usabilidade no dia-a-dia. O desempenho dos jogos é um dos maiores beneficiários de uma taxa de atualização mais alta, e é por isso que os telefones gamer contam com taxas de atualização mais altas.

Telefones como o Razer Phone 2 e o Asus ROG Phone 2 foram os primeiros a embalar taxas de atualização mais altas do que o normal. Isso ocorreu, porque um display com uma taxa de atualização mais alta também tem menor input lag. O lag de entrada é o tempo entre uma ação sendo acionada no display e ela ocorrendo no jogo.

Smartphone Gamer da ASUS com taxa de atualização alta.
Smartphone Gamer da ASUS com taxa de atualização alta.

Uma tela padrão de 60Hz não pode ter um lag de entrada mais rápido do que 16,63 milissegundos, porque é o tempo que leva para cada imagem atualizar. Já uma tela de 120Hz pode chegar a 8,33 milissegundos, pois se atualiza duas vezes mais vezes.

Se você realmente não tem certeza se você vai ver o benefício de usar um dispositivo com uma tela de 90Hz ou 120Hz, recomendamos ir a uma operadora ou loja do fabricante e experimentar o telefone ou tablet.

Taxa de atualização alta tem desvantagens?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Como muitos avanços tecnológicos, um aumento na taxa de atualização vem com algumas armadilhas potenciais. A maior desvantagem é o aumento do consumo de bateria. Nesse caso, é possível desativar as taxas de atualização.

A opção de desativar taxas de atualização mais altas está disponível na maioria dos telefones com taxas de atualização superiores a 60Hz, e foi particularmente útil no Google Pixel 4, onde uma bateria já pequena foi seriamente prejudicada pela taxa de atualização de 90Hz.

O que é uma taxa de atualização adaptativa?

Linha S21. Créditos: Divulgação/Samsung
Créditos: Divulgação/Samsung

A linha Galaxy S21 da Samsung não apenas apresentou um novo design, mas também estreou um novo recurso para smartphones. Em suma, trata-se de uma tecnologia de exibição com taxa de atualização adaptativa. Desde então, vimos a tecnologia se espalhar para outros telefones flagships, incluindo a linha iPhone da Apple e os telefones Google Pixel. Mas o que isso significa?

Em termos básicos, o telefone é capaz de alterar a taxa de atualização para corresponder às suas ações na tela. Se você está olhando para uma imagem parada, ela puxará a taxa de atualização para baixo, pois há menos necessidade de atualizar a imagem a cada segundo. Ou, se você está jogando um jogo rápido, ele vai aumenta a taxa de atualização para que você possa obter a melhor experiência possível.

Por que esse é um recurso que você deve estar animado? Mudar entre as taxas de atualização muitas vezes requer acessar o menu Configurações. E assim, é um incômodo ter que ficar trocando toda hora.

Sempre que você está olhando para uma imagem parada, você não está recebendo o benefício dos quadros extras. No entanto, ele ainda estará gastando energia extra da sua bateria. Logo, dar ao seu telefone a capacidade de reconhecer automaticamente quando uma taxa de atualização mais alta não é necessária, ajuda a manter o consumo de bateria baixo.

As taxas de atualização da oferta dependem do modelo que você está usando. Para se ter ideia, o Samsung Galaxy S21 e S21 Plus poderiam acessar taxas de atualização entre 48Hz e 120Hz, enquanto o Galaxy S21 Ultra poderia alternar entre 10Hz e 120Hz.

A faixa de taxa de atualização mais ampla significa que o S21 Ultra pode empurrar a taxa de atualização ainda mais para baixo quando não é necessário, economizando ainda mais bateria. Felizmente, hoje em dia, a maioria dos telefones que oferecem essa capacidade tendem a oferecer taxas entre 1Hz e 120Hz.

Review do Galaxy S21