A troca de celular sempre é trabalhosa, tanto na hora de escolher um entre centenas de exemplares quanto na hora de configurar e deixar tudo funcionando. Para ajudar você pelo menos no passo inicial que é escolher um novo aparelho, trouxemos algumas dicas que você deve considerar ao comprar um celular novo.

Em 2022, quantos GB de memória RAM precisa? Quais os processadores são os melhores? Em câmeras, tenho que me preocupar com Megapixels? Essas e outras respostas você encontra aqui no vídeo do Oficina da Net.

Dicas para comprar um celular novo

Tela

Telas
Telas

A tela é um dos principais pontos para tornar um produto mais caro. Você já deve ter ouvido falar de telas OLED, não é mesmo? Para as TVs elas são mais caras, nos celulares não é diferente. As telas OLED, Super AMOLED ou AMOLED, todas utilizam a mesma tecnologia de iluminação ponto a ponto, essa tecnologia produz contraste maior, até chamado de infinito. Essas telas geralmente tendem a ser mais caras que as telas IPS, porém como já mencionado elas oferecem cores e contraste melhores na sua grande maioria.

O ideal para escolher uma tela é comprar ela com pelo menos resolução FULLHD, isso torna as imagens mais nítidas ao olhar para o celular. Se conseguir um bom preço no celular com tela OLED, vai firme, caso não seja prioridade a tela para você, compre uma IPS FULLHD.

Processador

Falando agora um pouco sobre a performance do produto, é o processador o principal componente para tornar um celular rápido ou lento. Chamamos a Qualcomm para exemplificar um pouco quais são os modelos de entrada, intermediários e topo de linha?

  • Processadores topo de linha: São os processadores da linha 800 da Qualcomm, os mais recentes são os Snapdragon 888, 888+ e ainda mais novo, os Snapdragon 8 Gen1, a nova nomenclatura da Qualcomm.
  • Processadores intermediários: São os processadores da linha 700 e 600, os mais recentes são os 780, 695, 690.
  • Processadores de entrada: São os processadores da linha 480.

Você pode acompanhar no vídeo acima, onde entrevistamos Helio Oyama, o porta-voz da Qualcomm no Brasil, ele demonstrou o que a Qualcomm é capaz de fazer com seus novos processadores e quanto eles ajudam, não só em performance, mas otimização de bateria e também melhoria em fotos.

Em resumo, o processador é responsável por várias atividades dentro do celular, desde conectividade com redes sem fio mais rápidas, caso das redes 5G atuais e que estão por vir, mas também ele ajuda a economizar energia em processos menos pesados, além de oferecer navegação por aplicativos e telas sem travamentos.

O ideal é comprar um celular com processadores mais recentes, assim você absorve as novas tecnologias já empregadas e tem um celular mais atual que funcione bem.

Memórias

As memórias são outro ponto a ser discutido. Temos memória RAM e o armazenamento interno que vou diferenciar para você agora. Memória RAM é aquela memória que armazena os arquivos e aplicativos abertos, é através desta memória que você pode ou não manter mais apps abertos ao mesmo tempo. Nos celulares Android, eu indico a compra de pelo menos 4GB de memória RAM, não menos que isso, preferível 6GB.

Agora o armazenamento interno é um pouco diferente, é ele o responsável por guardar aquilo que você baixa. Os apps instalados, ficam guardados no armazenamento interno, o mesmo acontece com músicas que você torna offline no Spotify, vídeos e fotos do WhatsApp e claro, as fotos e vídeos que faz com a câmera do celular. Para não ter problemas de armazenamento, compre pelo menos 128GB. Vai poder baixar bastante apps, músicas e não precisa apagar fotos e gifs dos grupos de WhatsApp, muito menos as fotos que faz.

Câmeras

Câmeras
Câmeras

Em câmeras teremos outro convidado, o Barba, do canal Barba Sou Eu, meu amigo e colega de profissão. O Barba tem um canal no Youtube onde fala especificamente de câmeras para celular, então, nada melhor que chamar essa fera para ajudar você a escolher os sensores e lentes ideias para mandar bem nas fotos.

Barba, qual seria hoje, além da principal, a lente indispensável para você?

É a lente telephoto a melhor câmera para registrar pessoas. Você tem disponível o zoom, seja de 3 ou mais vezes, não precisa se aproximar muito da pessoa, se distancia e não atrapalha o que a pessoa tá fazendo. Hoje para mim, é a melhor lente secundária que um celular pode ter.

Além de uma lente secundária, o que as pessoas hoje devem considerar na hora de comprar um celular que faça boas fotos? Mas, não querendo gastar muito dinheiro.

Bateria

Bateria é outro ponto importante que precisamos ter em mente, um celular com bateria pequena tende a durar menos tempo de vida útil, isso porque a capacidade de carga da bateria vai se degradando com o passar do tempo e das cargas que você faz. Manter uma rotina de carregamento ajuda o celular a entender e preservar essa degradação. Novamente o processador pode ser um vilão ou mocinho aqui, tem processadores que consomem bastante bateria, por outro lado existem outros que trabalham com frequências menores e ajudam a descarregar mais lentamente. Helio, o que a Qualcomm faz e quais tecnologias ela busca para evitar consumo excessivo?

Depois de passar por essa aula da Qualcomm, eu ainda indico a compra de baterias com pelo menos 4500 mAh. O celular novo com 4500mAh vai durar mais anos.

Vídeo incorporado do YouTube

Marca

Marca é outro ponto que deveríamos analisar. Ah, mas por que marca? Vamos aos pontos, qual fabricante oferece mais tempo de atualizações? No Brasil temos a lista começando com a Apple, são vários anos de atualização do sistema. Em segundo lugar temos a Samsung, que prometeu 4 anos para os principais modelos e já está em expansão para modelos intermediários. Depois vemos outras trabalhando em garantia extendida ou no máximo duas atualizações grandes.

O celular com atualizações constantes é um celular que está vivo aos olhos da fabricante, não é aquele modelo que já saiu de linha.

Conclusão

Para concluir essa sua busca por um celular novo, o que podemos dizer é:

  1. Processador: Procure por um processador mais recente, que entregue tecnologias melhores em fotos, e redes de dados móveis. Podendo ser um de entrada, intermediário ou mesmo topo de linha, isso vai depender do seu bolso;
  2. Memória RAM: É importante que o celular tenha pelo menos 4GB de memória RAM, preferível hoje em dia por 6GB;
  3. Armazenamento: 128GB são fundamentais em 2022, menos que isso você vai sofrer;
  4. Câmeras: Ter uma lente principal com bastante nitidez é ótimo, para isso, sim os Megapixels podem fazer diferença. Além dela, uma lente telephoto com zoom óptico ajuda em muitos casos;
  5. Bateria: A bateria é outro ponto que precisa ter pelo menos 4500mAh, vai fazer o celular durar mais tempo;