A Samsung apresentou nesta terça-feira (16) o seu mais novo smartphone de entrada. O Galaxy A03 Core surge como uma nova opção entre os modelos mais baratinhos, com hardware limitado a operações básicas do dia a dia, como atender e realizar chamadas, navegar nas redes sociais, tirar fotos básicas e assim por diante. O aparelho vem equipado com um conjunto de especificações bem modestas, com destaque para a bateria que deve fornecer boa autonomia, já que os outros componentes não gastam muita energia.

Galaxy A03 Core é lançado com plataforma da Unisoc

O design do aparelho também é simples, combinando bem com a ficha técnica empregada pela fabricante. O painel traseiro, por exemplo, é completamente liso, com exceção para o canto superior esquerdo que possui uma textura uniforme, exatamente no local onde se abriga a única câmera traseira empregada no aparelho, logo acima do flash LED.

Galaxy A03 Core. (Crédito: Samsung/Reprodução)
Galaxy A03 Core. (Crédito: Samsung/Reprodução)

Samsung Galaxy A03 Core - Veja aqui a ficha técnica completa

Tela e processamento

A tela do Galaxy A03 Core é composta por um painel IPS LCD de 6,5 polegadas com resolução HD+ e um entalhe em forma de gota inserida no topo do vidro. A fabricante não revelou detalhes sobre a taxa de atualização presente no modelo, e por isso é possível que ele venha travado na tecnologia padrão de 60 Hz.

No departamento interno, a empresa adicionou o processador Unisoc SC9863A, 2 GB de RAM e 32 GB de armazenamento com capacidade de expansão ao utilizar um cartão microSD. Esse slot é híbrido e pode ser utilizado em conjunto com um único chip, ou substituído por dois até chips de operadora.

Bateria, câmeras e sistema operacional

Um dos principais destaques fica por conta da bateria de 5.000 mAh, componente que deve garantir uma autonomia de até dois dias longe da tomada, já que todo o conjunto de especificações tende a gastar pouca energia. De qualquer forma, esse tempo de carga deve condizer com o tipo de uso do usuário.

Quanto às câmeras, temos um total de duas lentes empregadas no Galaxy A03 Core. Para selfies e chamadas de vídeos, a frontal tem resolução de 5 MP, enquanto a traseira, formada por apenas uma única lente, tem 8 MP.

Por ter uma ficha técnica modesta, o sistema operacional empregado é o Android 11 Go Edition, uma versão mais básica do sistema operacional "normal", com otimizações para smartphones de entrada. No mais, o Galaxy A03 Core oferece uma porta P2 para fones de ouvido de 3,5 mm e Bluetooth 5.0 para conectividade.

Preço e disponibilidade

O Galaxy A03 Core está disponível nas cores preto e azul, mas ainda não teve seu preço revelado. Embora apresentado e já oficializado, a Samsung também não deu detalhes sobre quais mercado o aparelho será vendido, tampouco quando ele começará a ser comercializado.