A Samsung anunciou que a One UI 4 está sendo disponibilizada para o Galaxy S21, S21 Plus e S21 Ultra a partir de hoje (15). Esta atualização de sistema operacional é baseada no Android 12, também lançado neste ano pela Google. Caso você esteja acompanhando as atualizações do Android 12, é provável que reconheça os novos recursos que chegam na versão mais recente do software desenvolvido pela Samsung. Usuários agora aguardam a novidade para outros modelos da marca.

Galaxy S21 começa a receber One UI 4 com Android 12

Uma das principais funcionalidades que chegam com a One UI 4 é uma revisão do Material You-style, onde agora há a opção de alterar as cores do sistema operacional com base no fundo de tela escolhido. Os usuários dos celulares topo de linha também contaram com novos recursos de privacidade como o Painel de Privacidade, responsável por fornecer dados sobre quantas vezes os aplicativos estão solicitando informações confidenciais do smartphone, além de dar também indicadores que mostram quando a câmera ou o microfone estão em uso.

Painel de privacidade da One UI 4. Fonte: Samsung
Painel de privacidade da One UI 4. Fonte: Samsung

Cronograma One UI 4 para aparelhos da Samsung

De acordo com a Samsung, a One UI 4 estará disponível "em breve" para diversos celulares além da série S21. Dentre eles estão modelos mais antigos da série Galaxy S, além dos Galaxy Note e Galaxy A.

De acordo com o usuário "FrontTron" no Twitter, os celulares Z Flip 3, Z Fold 3, série S20, série Note 20, Z Fold 2 e Z Flip 5G irão receber a atualização da One UI 4 em dezembro de 2021. Acredita-se que os modelos mais antigos de smartphones dobráveis, assim como o Note 10 e o S10, deverão ganhar a One UI 4 a partir de janeiro de 2022. Com relação aos tablets, especula-se que a Samsung disponibilizará a One UI 4 em fevereiro, iniciando com os modelos Tab S7 e S7 Plus.

Cronograma de lançamento da One UI 4.
Cronograma de lançamento da One UI 4.