Depois de muito disse me disse, o Android 12 finalmente foi oficializado, mas você ainda não poderá atualizar seu celular. A plataforma virou notícia nesta segunda-feira (4), já que o Google lançou a atualização do programa Android Open Source Project (AOSP), que nada mais é que a versão pura do sistema operacional, já com todas as novidades incluídas, como o tão aguardado visual Material You e os recursos que promovem ainda mais segurança e privacidade.

Google anuncia versão final do Android 12

O Android 12 finalmente recebeu uma versão final, mas diferente de versões anteriores do sistema operacional, ele ainda não está disponível para todos os usuários, nem sequer os modelos da linha Pixel foram atualizados. Embora a novidade tenha estampado a página de muitos sites de notícias por aí, o que foi liberado pela empresa trata-se de uma "raiz" do sistema operacional, que vai derivar outras soluções próprias de cada desenvolvedor.

Isso significa que a versão final do Android 12 foi enviada pelo Google para as fabricantes de smartphones para a criação das interfaces personalizadas, como a One UI da Samsung, MIUI da Xiaomi, OxygenOS da OnePlus e assim por diante.

Quando vou poder atualizar para o Android 12?

De um modo geral, independente de qual marca é o seu celular, a atualização para o Android 12 não deve demorar. De acordo com o próprio Google, os modelos compatíveis da linha Pixel receberão a atualização dentro de algumas semanas. As demais fabricantes ainda não falaram sobre o status atual do desenvolvimento de suas próprias soluções, mas é possível que isso não demore tanto.

Empresas como Samsung e Xiaomi estão na corrida do tempo para anunciarem suas respectivas versões. A gigante sul-coreana, por exemplo, já começou a testar a One UI 4.0. De qualquer forma, assim que estiver liberado, você deve receber uma notificação no seu celular, se ele for compatível com a atualização. Abaixo você confere os modelos compatíveis com o novo software.

Quais celulares receberão o Android 12?