Um vazamento recente deu mais detalhes sobre a estratégia do Google para atender os usuários de smartphones dobráveis. Esse é um mercado tecnológico que tem se expandido cada vez mais, o que pode abrir caminho para a chegada do modelo da própria Google. De acordo com o conhecido fórum XDA Developers, uma compilação inicial do Android 12.1 revelou que a empresa está otimizando o seu sistema para telefones dobráveis.

Android 12.1 será otimizado para celulares dobráveis

Identificada pelo codinome "Snowcone v2", a versão 12.1 do sistema trará pequenas novidades para telefones "normais", enquanto os dobráveis serão os principais contemplados.

Tela de bloqueio

Começando pela tela de bloqueio, o novo sistema operacional fará a apresentação mais organizada das informações mais relevantes para o usuário, o que inclui notificações, informações da bateria e status nas tela do lado direito, enquanto o lado esquerdo é reservado para mostrar a hora e a data.

Na esquerda, o usuário verá o relógio e a data, e na direita, as notificações. (Imagem: Reprodução / XDA Developers)
Na esquerda, o usuário verá o relógio e a data, e na direita, as notificações. (Imagem:Reprodução / XDA Developers)

O ícone de desbloqueio ficará posicionado no centro, exatamente onde os dois displays se encontram, o que pode facilitar o desbloqueio da tela com apenas um pequeno deslize. Se o usuário optar pelo desbloqueio com PIN ou senha, ela aparecerá no lado para o qual você deslizou o dedo para desbloquear a tela.

Barra de tarefas

Para tornar a experiência similar a de um desktop, o sistema deve aproveitar a vantagem de display maiores para alocar mais aplicativos na barra de tarefas. Segundo vazamentos, até cinco aplicativos poderão ser abertos pelo recurso, o que tornará a abertura desses apps ainda mais prática e rápida.

Menu de configurações do Android 12.1. (Imagem: Reprodução/XDA Developers)
Menu de configurações do Android 12.1. (Imagem: Reprodução/XDA Developers)

Os usuários ainda podem arrastá-los para um dos lados da tela para dividir o display e executar mais de um aplicativo ao mesmo tempo.

Outras melhorias

As demais melhorias ficam pela nova animação ao inicializar o sistema, um novo wallpaper nativo, seletor de apps recentes e sistema de notificações que poderão ser executadas em somente uma porção do painel, dependendo de como o usuário preferir.

A barra de notificações será exibido em apenas uma tela, em vez da experiência similar a um tablet. (Imagem: Reprodução/XDA Developers)
A barra de notificações será exibido em apenas uma tela, em vez da experiência similar a um tablet. (Imagem: Reprodução/XDA Developers)

Pixel Fold vem aí?

Só o fato de descobrirmos que o Google está melhorando o seu sistema para a categoria de smartphones dobráveis, a expectativa é que a empresa anuncie em breve o Pixel Fold. Cotado para ser o primeiro smartphone conceitual da companhia, o XDA observa que o lançamento pode coincidir com o lançamento do Android 12.1.

Isso significa que não está longe de acontecer. No dia 19 de outubro, por exemplo, o Google deve finalmente oficializar a linha Pixel 6, no mesmo evento em que vai apresentar a versão oficial do Android 12. Para o Android 12.1 chegar é questão de tempo. Ainda sem data para acontecer, a expectativa é que ele seja a primeira atualização após a chegada oficial da nova plataforma.