A Apple ainda não revelou nada oficial sobre a próxima geração dos seus famosos iPhones, mas mesmo assim, diversos rumores e até alguns vazamentos têm nos dado uma boa percepção do que a linha iPhone 13 tem a nos oferecer. A informação mais recente revela que os quatro modelos da série - iPhone 13 mini, iPhone 13, iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max - terão suporte para bandas de frequência de ondas milimétricas das redes de quinta geração.

iPhone 13 com suporte para ondas milimétricas do 5G

Isso significa que eles virão integrado com uma tecnologia que está aumentando significativamente este ano e deve impulsionar ainda mais o 5G. Relatórios mostram que a proporção e quantidade de iPhones de ondas milimétricas atingirá cerca de 60% e esta é a chave para receber todo o potencial do 5G.

Em comparação com a faixa de frequência de 6GHz presente na linha iPhone 12, as ondas milimétricas oferecem uma maior largura de banda, isto é, velocidade de transmissão de rede, acompanhada de menor latência que aumenta significativamente o desempenho.

O que sabemos do iPhone 13?

Os iPhones 13 devem chegar apenas em setembro, e até o momento, nada foi confirmado ou sequer comentado pela Apple. De qualquer forma, temos informações que vem de fontes confiáveis, como o famoso analista Ming-Chi Kuo. Por exemplo, o hardware interno deve apresentar o novo processador Bionic-A15 que suporta a tecnologia Wi-Fi 6E.

De acordo com relatórios recentes, o tamanho do entalhe frontal, aquele que abriga as câmeras e outros sensores, será menor em relação à geração anterior. Isso aumentará o aproveitamento da tela, que por sua vez, será formada por um painel OLED LTPO da Samsung com taxa de atualização de 120Hz que se adapta de acordo com o conteúdo reproduzido na tela. Ao que se sabe, esse display estará disponível apenas para o modelo Pro e Pro Max, e pode ajudar a reduzir consideravelmente o consumo de energia da tela, só se adaptar de 1Hz até 120Hz, quando necessário. Esta será a primeira vez que um iPhone terá uma taxa de atualização acima de 60Hz.

Modelos do iPhone 13 Pro Max impressos em 3D. (Imagem: Reprodução / LetsGoDigital)
Modelos do iPhone 13 Pro Max impressos em 3D. (Imagem: Reprodução / LetsGoDigital)

Também é possível que a Apple traga de volta o Touch ID, sensor biométrico que desbloqueia o smartphone com as impressões digitais. Isso tornou-se uma necessidade, já que ficou difícil utilizar o Face ID com as máscaras para evitar contato com a Covid-19. Na traseira, os modelos mais robustos terão uma configuração de uma câmera tripla, assim como no ano passado, e também integrará um scanner LiDAR para medição precisa de profundidade 3D.

Kuo revelou que o iPhone 13 Pro e Pro Max serão equipados com uma câmera ultrawide com abertura f/1.8 e um sensor de imagem maior para obter melhor desempenho de baixa luz. Esta lente também será equipada com um sistema de estabilização óptica de imagem com uma função de foco automático, o que permite alcançar uma filmagem mais clara, mas tornará o módulo da câmera mais espesso do que antes. Além disso, o foco fixo (FF) será atualizado para 6P (f/1.8).

Fonte: MyDrivers (em chinês)