A Motorola lançou nesta manhã mais um intermediário premium pertencente a linha 'G', segmento que surpreendeu nos últimos meses por revelar aparelhos que chegam com um hardware interessante e um preço com bom custo-benefício. O recém-lançado é o Moto G60, que apareceu em alguns rumores ao longo do ano e chega ao mercado trazendo como principais pontos positivos o SoC Qualcomm Snapdragon 732G, bateria de 6.000mAh e câmera principal com resolução de 108 MP.

O aparelho tem como público-alvo usuários que utilizam o smartphone para jogos ou tarefas tarefas simples do dia a dia, apresentando vários pontos como diferenciais de outros modelos da empresa e trazendo melhorias.

Hands on do Moto G60

Ficha técnica - Moto G60

Motorola Moto G60 - Veja aqui a ficha técnica completa

Design e tela

O Moto G60 chega trazendo um design muito semelhante com o padrão que estamos vendo neste ano. Na traseira temos um conjunto triplo de câmeras alinhadas verticalmente junto de um flash LED e o sensor de impressões digitais sob o logotipo da marca. Na frontal há o sensor da câmera de selfie, que ocupa o topo da tela e está localizada no centro, abolindo o chamado 'entalhe em gota', que se tornou uma tendência em 2019 mas de lá para cá caiu em desuso pelas fabricantes.

O dispositivo traz uma tela de Max Vision Full HD+ (2460 x 1080) de 6,8 polegadas e suporte ao HDR 10+, recurso que aprimora a experiência de uso do display e tornando as cores mais vivas e apresentando um melhor contraste. Um dos principais pontos positivos desse aparelho é a compatibilidade com taxas de atualizações maiores, sendo possível ativar o 120 Hz na tela e ter o conteúdo exibido com maior fluidez.

Moto G60
Moto G60

Ainda sobre a qualidade da tela, ela é do tipo IPS e possui cerca de 560 nits, que apesar de não ser muito alta permite uma boa visualização do conteúdo mesmo em ambientes bem iluminados.

Hardware

Por ser um intermediário premium nada de Snapdragon 888 por aqui, embora o celular traga um hardware bem interessante e superior ao Moto G100. O recém-lançado traz o chipset Qualcomm Snapdragon 732G (2x 2.3 GHz Kryo 470 Gold + 6x 1.8 GHz Kryo 470 Silver), GPU Adreno 618, 6 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno.

O aparelho chega em uma variante única com às especificações acima. Embora o armazenamento tenha apenas 128 GB há suporte para expansão através de um cartão microSD de até 1 TB, aumentando ainda mais a capacidade para salvar fotos, vídeos e outras mídias.

Câmeras

Câmeras do Moto G60
Câmeras do Moto G60

O conjunto triplo de câmeras traseiras surpreende por trazer um sensor principal com 108 MP de resolução com abertura f/1.9 e PDAF. Há também uma lente ultrawide com resolução de 8 MP, abertura f/2.2 e ângulo de 118º; a terceira câmera é de profundidade e possui 2 MP, f/2.4.

A Motorola implementou nessa versão um recurso que não era visto há bastante tempo em celulares intermediários: o flash frontal.

Moto G60 flash frontal
Moto G60 flash frontal

A novidade está escondida na parte superior esquerda do display e garante melhores selfies em ambientes com baixa iluminação. Quanto a câmera, o Moto G60 chega para os usuários com um sensor frontal de 32 MP com abertura f/2.2 e suporte ao HDR. A gravação de vídeos a partir da câmera frontal pode chegar a uma resolução de até 4K a 30 FPS.

  • Para aprender a usar o modo Pro da câmera do seu celular CLIQUE AQUI.

Bateria

A bateria também é um quesito que está bem interessante nesse modelo, por mais que seja apenas um intermediário. Alinhada com o chipset SD 732G a bateria de 6.000mAh é capaz de proporcionar uma boa autonomia, principalmente para uso moderado, como uso de redes sociais, consumo de serviços de streaming e eventualmente alguns jogos, por exemplo, garantindo até 54 horas de uso, segundo a fabricante.

Quanto ao carregamento, o smartphone possui suporte à tecnologia TurboPower™, sendo carregado a uma potência de 20 W. O adaptador está presente na caixa, trazendo também um cabo USB Tipo-C para carregamento e transferência de arquivos.

Sistema e atualizações

O aparelho chega de fábrica com o Android 11 e terá atualização para o Android 12, que será revelado ainda neste ano pelo Google. A Motorola é popularmente conhecida por garantir pelo menos uma atualização grande - para uma versão mais recente do Android - e até dois anos de pacotes de segurança que visam corrigir possíveis brechas do sistema operacional.

Recursos extras

O intermediário em questão não é aprova d' água mas possui a certificação IP67, que protege contra poeira e mergulhos de até 1 metro em água doce durante 30 minutos. Outro recurso interessante que foi implementado é o chamado 'Ultra Pixel', que que combina nove pixels em um único ultrapixel de 2,1 μm e cria uma imagem com maior definição. O telefone ainda traz uma entrada 3,5mm para fones de ouvido, apesar do acessório não vir no kit.

Vale a pena saber:

O Moto G60 não possui suporte à rede 5G!

Concorrentes?

O nosso sistema de fichas técnicas monitora as buscas em relação aos concorrentes, os principais smartphones buscados em relação ao Moto G60 são:

Disponibilidade e preço

O Moto G60 foi relevado nesta quarta-feira (28) e chega nas cores cores azul e champagne em uma única versão com o SD 732G, 6 GB de memória RAM e 128 de armazenamento interno, estando disponível para compra apenas a partir de amanhã (29).

  • MOTO G60 (6GB/128GB): R$ 2.699.