A Samsung atualmente é a empresa que mais possui smartphones dobráveis no mercado. A fabricante sul-coreana é a única a lançar dois tipos de smartphones dobráveis, o Galaxy Z Flip e o Galaxy Z Fold 2.

A Xiaomi, por outro lado, já havia mostrado protótipos de smartphones dobráveis no início do ano passado, mas esse dispositivo nunca chegou a ser lançado. No entanto, com o decorrer dos meses a Xiaomi entrou com vários pedidos de patentes de design para os mais diversos designs.

Cópia ou Inspiração?!

Já tivemos pedidos de patente parecidos com os Mate X e Xs da Huawei, designs estranhos de telas dobráveis em três partes, entre outras formas de design diferentes. Desta vez, parece que a Xiaomi que a Xiaomi pressionou o CTRL+C no teclado com o Galaxy Fold na tela e depois pressionou CTRL+V na pedido de patente.

O pedido de patente foi apresentado no início deste ano pela Beijing Xiaomi Mobile Software Co. Ltd. no CNIPA (Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China) e foi aprovado e publicado hoje, 20 de outubro de 2020.

A frente do dispositivo parece ser idêntica à do Galaxy Fold, o primeiro dobrável da Samsung. A tela cobre cerca de 4,6 polegadas, com grandes bordas visíveis especialmente nas partes superior e inferior. Existe conjunto triplo de câmeras na parte de trás do dispositivo, que também é muito semelhante ao Galaxy Fold. Até o posicionamento das câmeras é o mesmo, vertical.

Somente quando você desdobra o smartphone, algumas diferenças se tornam visíveis. A Samsung forneceu ao Galaxy Fold uma tela flexível de 7,3 polegadas, com um enorme entalhe no canto superior direito para as câmeras e sensores. Já o dobrável da Xiaomi parece escolher uma solução mostrada pela Royole com o FlexPai 2. Dá pra perceber que está dificil não haver cópias aqui.

Imagens do dobrável da Xiaomi, estilizadas por LetsGoDigital (Fonte da imagem: LetsGoDigital)
Imagens do dobrável da Xiaomi, estilizadas por LetsGoDigital (Fonte da imagem: LetsGoDigital)

O smartphone dobrável Xiaomi possui tela flexível, livre de entalhes, para isso a empresa fez uma faixa vertical no lado direito, provavelmente destinada ao sistema de câmeras, sensores e botão de ação, exatamente como no FlexPai 2.

Outra diferença notável em relação ao Galaxy Fold, a Xiaomi opta por colocar a tela flexível um pouco mais protegida pela moldura do dispositivo. Se você desdobrar o smartphone da Xiaomi e colocá-lo de cabeça para baixo sobre uma mesa, ele ficará apoiado na moldura, em vez de na própria tela flexível.

Uma vez que a Samsung é líder de mercado no novo segmento de mercado de dispositivos dobráveis, não surpreende ver que outros fabricantes caminharem para o segmento.

Embora a Xiaomi já tenha registrado um grande número de variantes de design dobráveis, nenhum dispositivo dobrável da Xiaomi foi anunciado. No entanto, no início deste ano, houve rumores de que a Xiaomi lançará seu primeiro smartphone dobrável no final de 2020.