Recentemente, a Xiaomi anunciou que desistiu do programa Android One. Apesar da empresa não ter comentado à respeito do real motivo dessa decisão, é bastante provável que isso esteja relacionado aos diversos problemas de software encontrados nos últimos meses.

De qualquer forma, a política de atualizações continua em vigor, pelo menos no Mi A3, modelo mais recente da linha. Isso porque este aparelho começou a receber o patch de segurança de agosto, contendo várias correções que tornam o sistema operacional mais seguro, evitando que vulnerabilidades sejam exploradas.

Curiosamente, essa é a primeira atualização de segurança em muito tempo que entrega somente as correções padrões do Android, dado que outros updates trouxeram alguns aprimoramentos que melhoraram a usabilidade geral do sistema.

O patch de segurança de agosto está sendo liberado via OTA em diversos países, já estando disponível para download até mesmo aqui no Brasil. Para atualizar seu modelo, basta acessar "Configurações > Sistema > Avançado > Atualização do Sistema > Buscar atualizações".

É importante lembrar que antes de realizar a instalação, recomendamos que verifique a quantidade de bateria para evitar desligamentos durante o processo; atualize com, no mínimo, mínimo 50%. Também aconselhamos que você faça um backup dos seus dados.

Especificações do Xiaomi Mi A3:

O Mi A3 possui uma tela AMOLED de 6,09" com resolução de 1560 x 720 pixels, aspecto 19,5:9 e vidro com proteção Gorilla Glass 5.

Por dentro, temos o processador Snapdragon 665 com GPU Adreno 610, aliado a 4GB ou 6GB de RAM e 64GB ou 128GB de armazenamento UFS 2.1.

No departamento de câmeras, há três sensores na traseira, sendo o principal de 48MP, o secundário grande-angular de 8MP e o terciário de profundidade de 2MP. O entalhe em forma de gota abriga uma câmera dedicada à selfies de 32MP.

Para manter o Mi A3 ligado, a Xiaomi inseriu uma bateria de 4.030 mAh com carregamento de 18W. Como recurso de segurança, existe um leitor de digitais sob a tela.

Xiaomi Mi A3 - Veja aqui a ficha técnica completa