Na semana passada, a Samsung apresentou cinco novos produtos no "Galaxy Unpacked 2020", incluindo o Galaxy Note 20 Ultra e Galaxy Z Fold 2, seu novo smartphone dobrável. No entanto, eles oferecem um recurso que não foi mencionado no evento: taxa de atualização adaptativa.

Através de uma postagem no Twitter, Mishaal Rahman do XDA Developers revelou que ambos são os primeiros smartphones do mercado a trazer essa novidade que, possivelmente, deve ser implementada em seus concorrentes.

No momento, aparelhos que oferecem uma taxa de atualização acima de 60Hz permitem apenas se manter nos 90Hz ou 120Hz, por exemplo, sendo que a troca é feita manualmente pelo usuário. Agora quando falamos dos novos lançamentos da Samsung, eles conseguem se adaptam automaticamente conforme o conteúdo exibido na tela.

Em textos, a tela exibe de 1Hz a 11Hz, enquanto que em multimidia temos entre 24Hz a 60Hz. Para jogos, ambos oferecem de 30Hz a 120Hz, que é o máximo permitido. Graças a essa funcionalidade, o consumo de bateria deve diminuir bastante, afinal, uma alta de taxa de atualização não é necessária em alguns momentos, como acessar redes sociais ou enviar e-mails.

Vale lembrar que às vendas do Galaxy Note 20 e Note 20 Ultra começam na próxima semana, mais especificamente no dia 21. Por outro lado, quando falamos do Galaxy Z Fold 2, a Samsung não revelou muitas informações no evento, dizendo apenas que mais detalhes serão compartilhados em 1 de setembro, data em que a pré-venda deve ser iniciada.

De qualquer forma, o novo dobrável da gigante sul-coreana já teve um pequeno vídeo hands-on publicado na internet, mostrando o funcionamento do sistema operacional e as mudanças visuais com relação ao primeiro modelo.