Saber que seu número de telefone está bloqueado é, se nada mais, uma boa maneira de saber como está sua relação com alguém. Embora a pessoa tenha lhe bloqueado sem o seu consentimento e conhecimento, existem algumas maneiras de descobrir se você está bloqueado. Algumas pistas podem indicar que seu número está bloqueado.

A melhor maneira de descobrir isso é perguntar diretamente à pessoa. Mas se você não quer ou não pode fazer isso, temos algumas dicas para ajudá-lo a descobrir se você está bloqueado.

Dependendo se a pessoa bloqueou seu número no smartphone dela ou na operadora, as pistas de um número bloqueado serão diferentes. Além disso, outros fatores podem produzir resultados semelhantes, como uma torre de celular desativada, o telefone desligado, a bateria descarregada ou o recurso "Não perturbe" ativado. Enfim, ative suas habilidades de detetive e vamos examinar as evidências.

Como saber se alguém bloqueou seu número

Como saber se alguém bloqueou seu número na operadora ou no smartphone?

Pista 1: Mensagens incomuns quando você liga

Não existe uma mensagem de número bloqueado padrão, e muitas pessoas não querem que você saiba quando o bloqueiam. Se você receber uma mensagem incomum que nunca ouviu antes, há possibilidade de estar bloqueado pela operadora. A mensagem varia de acordo com a operadora, mas tende a ser algo do tipo:

  • "O número para o qual você ligou está indisponível."
  • "O número para o qual você ligou não está aceitando ligações no momento."
  • "O número para o qual você está ligando está temporariamente fora de serviço."

Se você tentar ligar por dois ou três dias e receber a mesma mensagem, as evidências mostram que você foi bloqueado.

Exceções: Se a pessoa viajou para o exterior, ocorreu um desastre natural que possa ter danificado a infraestrutura de rede (torres de celular e transmissores) na região aonde a pessoa está, ou eventos importantes, resultando em um número incomumente alto de pessoas fazendo chamadas ao mesmo tempo.

Pista 2: Toques quando você liga

Se você ouvir apenas um toque ou nenhum toque antes de sua ligação para o correio de voz, é uma boa indicação de que você está bloqueado. Nesse caso, a pessoa usou o recurso de bloqueio de número no telefone.

Se você tentar ligar diversas vezes, em diferentes dias, e obter o mesmo resultado, isso é uma forte evidência de que seu número está bloqueado. Se você ouvir três a cinco toques antes de sua ligação ser encaminhada para o correio de voz, provavelmente ainda não está bloqueado (ainda); no entanto, a pessoa está recusando ou ignorando as chamadas.

Exceções: Se a pessoa para quem você está ligando tiver o recurso "Não Perturbe", sua ligação e a de todas as outras pessoas será encaminhada para o correio de voz. Você também verá esse resultado quando a bateria do telefone estiver descarregada ou desligada. Aguarde um dia ou dois antes de ligar novamente para ver se você terá o mesmo resultado.

Pista 3: Sinal de ocupado ou Ocupado rápido seguido de desconexão

Se você receber um sinal de ocupado ou sinal de ocupado rápido antes de sua ligação cair, é possível que seu número esteja bloqueado pela operadora. Se as chamadas de teste de alguns dias seguidos tiverem o mesmo resultado, considere as evidências de que você foi bloqueado. Das diferentes pistas que indicam um número bloqueado, essa é a menos comum, embora algumas operadoras ainda o usem.

Uma razão muito mais provável para esse resultado é que sua operadora ou a operadora da pessoa está enfrentando dificuldades técnicas. Para verificar, ligue para outra pessoa, de preferência alguém que use a mesma operadora que a pessoa que você está tentando ligar, e verifique se a chamada é realizada.

Outra pista é enviar uma mensagem de texto para o número. Se você estava tem acesso ao iMessage do iPhone, e de repente ficou curioso para saber se está de fato bloqueado, envie um texto e veja se a interface do iMessage parece a mesma, e se você pode ver que foi entregue. Se você não puder, e ele enviar como um texto normal, você pode estar bloqueado.

No entanto, uma exceção é que a pessoa apenas desativou o iMessage, ou não têm mais um dispositivo compatível com o iMessage, como um smartphone Android.

O que você pode fazer quando alguém bloqueia seu número

Embora você não possa fazer nada para remover o bloqueio do seu número com a operadora ou no smartphone da pessoa, existem algumas maneiras de acessar ou verificar se o seu número está realmente bloqueado.

Se você tentar uma das opções abaixo e obter um resultado ou pista diferente da lista acima (desde que não respondam), considere isso como evidência de que você foi bloqueado.

  • Digite #31# antes do número que deseja ligar.
  • Oculte seu número usando as configurações do telefone para desativar as informações de identificação de chamadas nas chamadas realizadas.
    Android: Abra o aplicativo de Telefone > Clique no botão de menu > Configurações > Configurações de chamada > Configurações adicionais > Clique em ID da chamada ou Identificador da chamada e ative a opção Ocultar número.
    iPhone: Ajustes > Telefone > Ligações > desative Mostrar Meu Número.
  • Ligue para a pessoa de outro telefone.

Outra maneira de contornar um bloqueio é usar um número de telefone virtual ou serviço de chamadas pela Internet, algo que você pode obter com Apps como Telegram, Whatsapp ou o Facebook Messenger.

Quando um número diferente estiver sendo usado para fazer a chamada, o telefone do destinatário verá esse novo número, não o número real, evitando assim o bloqueio.

Lembrando que se você entrar em contato repetidamente com alguém que bloqueou você pode resultar em acusações de assédio ou perseguição, com sérias conseqüências legais.