O surto de coronavírus continua afetando o mercado global de tecnologia, principalmente as fabricantes de smartphones. A Xiaomi, por exemplo, vem enfrentando problemas na produção do Mi 10, seu novo topo de linha.

Agora, de acordo com um novo relatório do New York Post, o coronavírus também afetou à produção da Apple. Foi relatado que diversos varejistas de Nova York estão começando a ficar sem estoque do iPhone 11. Isso se deve ao fato de muitas fábricas na China estarem fechadas para evitar a disseminação do vírus, algo que resulta em escassez de produtos.

Com a linha de produção parada, muitos comerciantes ainda não sabem quando terão novas unidades para colocar nas prateleiras. Existem relatos de que, em algumas lojas de Nova York, o iPhone 11 já está esgotado há duas semanas. Portanto, fica bem claro que a situação é preocupante.

iPhone 11

O relatório menciona apenas varejistas de Nova York, mas é provável que outros locais (não apenas nos Estados Unidos) também estejam passando por esse mesmo problema, afinal, parar a linha de produção naturalmente faz com que novas unidades não sejam entregues.

Lembrando que o coronavírus não tem afetado apenas os produtos disponíveis no mercado. Informações apontam que o iPhone 9, que deveria ser oficializado este mês, teve seu lançamento adiado pela falta de produção. Acredita-se que até mesmo os modelos da linha iPhone 12, que serão anunciados apenas em setembro, também podem sofrer atrasos.

De qualquer forma, essa é uma situação que não está no controle da Apple, e certamente a prioridade da empresa é a saúde das pessoas envolvidas na fabricação de seus produtos, tendo que aguardar o retorno delas ao trabalho assim que possível.