Hoje a Sony lançou o Xperia 1 (assim como nas câmeras, se pronuncia Xperia 1 Mark Ⅱ ). O Sony Xperia 1 Ⅱ vem com conjunto triplo de sensores, todos de 12 megapixels, porém, com distâncias focais diferentes e um sensor Sony 3D iTOF.

E, pela primeira vez, traz tecnologia óptica Zeiss. A parceria não é nova, ela tem mais de 20 anos, mas até então nunca havia sido explorada no segmento de smartphones.

Agora, a Sony e a Zeiss anunciaram uma parceria formal que também se estenderá aos smartphones. O Sony Xperia 1 é o primeiro smartphone da Sony com um sistema óptico ZEISS.

"O novo smartphone principal da Sony, o Xperia 1 , será equipado com sistemas ópticos ZEISS e revestimentos anti-reflexo T * (T-Star) para melhorar a qualidade da imagem e proporcionar aos consumidores a melhor experiência fotográfica. O Xperia 1 oferece o primeiro smartphone do mundo, com até 20fps AF/AE de rastreando filmagem contínua e conectividade 5G, proporcionando uma experiência completa de entretenimento criativo."

Os fãs da Nokia, podem não estar curtindo, afinal os smartphones da Nokia não têm mais acesso exclusivo aos sistemas ópticos da ZEISS.

No entanto, a ZEISS parece estar buscando novas parcerias. Ele espera disponibilizar seus componentes ópticos em um número crescente de smartphones. Isso dará à empresa um maior fôlego para seguir neste segmento.

O Xperia 1 Mark II traz 3 sensores de 12 megapixels com diferentes distâncias focais e aberturas
O Xperia 1 Mark II traz 3 sensores de 12 megapixels com diferentes distâncias focais e aberturas

Em detalhes, o Xperia 1 Ⅱ usa três sensores de 12 megapixels, um com distância focal de 16mm, abertura f / 2.2, outro com distância focal de 70mm com abertura f / 2.4 e por fim um sensor com distância focal de 24mm com abertura f / 1.7, somado ao sensor 3D iToF. O módulo da câmera combina o sensor Exmor RS da Sony, a tecnologia de processador BIONZ e a tecnologia óptica da Zeiss. Sua câmera de selfie possui 8 megapixels com sensor Exmor RS de 1/4 de polegada, abertura f / 2.0.

O Xperia 1 Ⅱ usa chega com tela 4K HDR OLED de 6,5 polegadas (3.840 x 1.644), 643ppi, taxa de atualização de 90Hz, proporção de tela 21:9, gama de cores 100% DCI-P3 e um Corning Gorilla Glass 6, processador Qualcomm Snapdragon 865, 8 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento interno.

Modo Manual traz recursos de câmeras profissionais também para vídeo
Modo Manual traz recursos de câmeras profissionais também para vídeo

O Xperia 1 Ⅱ ainda traz entrada para fone de ouvido, e alto-falantes estéreo, Dolby Atmos, DSEE Ultimate, gravação estéreo, áudio Qualcomm aptX HD. Sua bateria é de 4.000 mAh e suporta carregamento de 21W USB-PD e carregamento sem fio de 15W. Mede 166x72x7,9mm, pesa 181g, possui leitor de digital na lateral, traz certificação IP68 e está disponível em preto e roxo.

Infelizmente não foi informado data de início de venda e nem seu preço.