Hoje foi anunciado pela Xiaomi os seus mais novos smartphones da linha Mi 10, onde o ponto principal que a empresa está abordando é a câmera com sensor de 108MP. Mas não é apenas um sensor de grande capacidade, a versão Mi 10 Pro obteve o topo do ranking do DxOMark, atingindo 124 pontos, tirando o lugar do Huawei Mate 30 Pro 5G.

Xiaomi Mi 10 Pro possui câmera principal com 108MP, lente 8P, OIS e EIS

O Xiaomi Mi 10 Pro vem com quatro lentes em sua traseira, sendo que a principal possui um sensor de 108MP de 1/3,33 polegadas e abertura f/1,69. Contamos ainda com a utilização de uma lente de 8P, OIS e EIS, produzindo fotos em resolução de 25MP por padrão. Indo para as outras lentes, temos uma teleobjetiva de 12MP e zoom 2x (sensor tipo 1/2,6 polegadas e abertura f/2), uma teleobjetiva longa de 8MP com zoom hibrido de 10x (sensor 1/4,4 e abertura f/2) e uma ultrawide de 20MP (sensor 1/8 polegadas e abertura f/2,2).

Estas lentes, juntamente com o zoom digital, dão ao Mi 10 Pro a capacidade de chegar a até 50x. As imagens produzidas são semelhantes à do Mi 9 CC9 Pro (Mi Note 10 fora da China), entretanto oferecem melhor renderização de textura, melhor nitidez e desempenho superior com baixo nível de luz. Outro destaque do celular é a faixa dinâmica (dynamic range), proporcionando melhor preservação highlight e processamento de HDR em cenários claros e internos. As duas lentes telefoto tem boa preservação de detalhes, mesmo utilizando 5x de zoom.

Xiaomi Mi 10 Pro no DxOMark. Fonte: Xiaomi (Twitter)
Xiaomi Mi 10 Pro no DxOMark. Fonte: Xiaomi (Twitter)

No modo noturno, as fotos do Mi 10 Pro foram muito elogiadas pelo seu nível de detalhe, baixo ruído e amplo dynamic range. Segundo os responsáveis pela análise, o balanço do branco ficou muito bom e o desempenho do foco automático também. Foi falado que, ao utilizar a lente ultrawide, obteve-se imagens com detalhes sólidos, exposição precisa e bom dynamic range.

Algumas das falhas da câmera do Mi 10 Pro incluem ocorrência ocasional de cores muted, efeito ghost (fantasma) nas imagens estáticas com HDR em fotos tiradas com a lente ultrawide e no modo noturno. De acordo com o DxOMark, o sensor de 108MP tende a demorar mais tempo para focar, devido a sua profundidade de campo.

Indo para as filmagens, o Mi 10 Pro possui boa renderização de detalhes e boa estabilização de imagem, além de uma exposição sólida e foco automático rápido, tanto em gravações durante o dia quanto durante à noite. Durante à noite o dynamic range era limitado e ocorria ruídos ocasionais em locais com pouca luz.

Teste de vídeo do DxOMark do Xiaomi Mi 10 Pro. Fonte: Xiaomi (Twitter)
Teste de vídeo do DxOMark do Xiaomi Mi 10 Pro. Fonte: Xiaomi (Twitter)

Fonte: GSMArena