Recentemente foi anunciado pela Huawei um chip de comunicação 4G para lançar no mercado aberto. A fabricante de celulares chinesa tem produção própria de chipsets através de sua subsidiária, a HiSilicon, que produz o Kirin. Entretanto, sua produção de chipsets é insuficiente para a montagem de seus smartphones, então a empresa acaba comprando chips da Qualcomm e da MediaTek. Mas isso está prestes a acabar com o novo lançamento da companhia, o Balong 711, chip de comunicação 4G que estreará fora da China.

Lançado em 2014, o chip de comunicação 4G desenvolvido pela HiSilicon recebeu várias aplicações e possui suporte para LTE-FDD, LTE-TDD, WCDMA e GSM. A novidade irá ajudar em aplicações no setor de IoT (internet of things ou internet das coisas). O chipset Balong 711 possui três chips internamente: o Hi2152, responsável pela de banda base, o chip RF Hi6361, responsável pela RF (rádio frequência) e o chip Hi6559, responsável pelo gerenciamento de energia. O Balong 711 tem sido utilizado em diversos setores e anualmente são vendidas 100 milhões de unidades.

A abertura da venda dos chips de comunicação 4G da Huawei para fora do país pode significar que em um futuro não muito distante, a empresa comercialize também seus chips Kirin para serem utilizados em outros aparelhos. Afinal de contas, o desempenho dos chipsets Kirin é bem interessante, observando os smartphones já lançados pela companhia.

Imagem ilustrativa. Fonte: Gizchina
Imagem ilustrativa. Fonte: Gizchina

O que você acha da venda dos chips 4G e a possibilidade de venda dos chipsets Kirin para outros celulares? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião.

Fonte: gizchina