A Samsung parece imparável, aliás, corrijo, ela é imparável. Depois da parceria firmada com a Xiaomi, para o lançamento do Mi Mix Alpha incluir seu mais novo sensor de câmera, ISOCell HMX de 108 megapixels, o Galaxy S11 pode chegar com ainda mais vantagem.

Além do novo sensor, o Galaxy S11 pode trazer um sensor secundário com capacidade de zoom óptico de 5x, segundo publicação da The Elec citando fontes do setor, dizendo que o Galaxy S11 seria o primeiro smartphone da Samsung a apresentar seu módulo de câmera com zoom óptico de 5x.

E é muito provável que isso aconteça, pois esse sensor já está basicamente pronto e em produção desde o início desse ano.

O Galaxy S11 não será o primeiro a oferecer algo como zoom óptico de 5x. Também não será o primeiro a usar os engenhosos módulos de câmera do tipo periscópio que possibilitam altos recursos de zoom óptico em smartphones. Como você pode ver no vídeo abaixo, esses módulos têm o sensor e as lentes dispostos lateralmente e utilizam o princípio de refletir a luz em um periscópio. O módulo de zoom óptico de 5x da Samsung tem apenas 5 mm de espessura, portanto, teoricamente, poderia caber dentro do Galaxy Note 10+ e não se projetar mais do que a atual lente telefoto 2x nas capitânia da Samsung.

Os principais telefones da Samsung podem ter a melhor experiência geral de câmera , mas a empresa precisa de algo interessante e inovador para destacar o Galaxy S11 no departamento de fotografia, agora que a concorrência aumentou seus esforços. E embora o zoom óptico de 5x por si só não seja suficiente para fazer isso, certamente também não vai doer. O zoom óptico de 2x está envelhecendo neste momento, tendo sido introduzido no Galaxy Note 8 em 2017; enquanto o Galaxy Note 10 trouxe algumas melhorias por meio de uma abertura maior para a lente telefoto, ele realmente não faz muita diferença no desempenho do mundo real.

O relatório também afirma que o Galaxy S11 será equipado com uma câmera de 108MP para fotos em grande angular (fotos regulares, ou seja, não muito amplas), mas isso soa como uma atualização muito grande, considerando que os flagships da Samsung atualmente possuem câmeras principais de 12 megapixels. O sensor da câmera de 108MP foi projetado pela Samsung em parceria com a Xiaomi, e só o tempo dirá se realmente encontrará o caminho para o sucessor do Galaxy S10.