Quem foi que disse que o mercado de smartphones estava estagnado no quesito inovação? Vejam só a patente da Samsung para um dispositivo com tela que pode se estender.

Falamos sobre tendências para o mercado de smartphones em 2020 no podcast que ainda vai ao ar, durante o papo, lembramos segundo rumores a Samsung cogitava a possibilidade de unir às linhas Galaxy S e Galaxy Note, cada vez mais parecidas.

Mas a patente vazada pelo pessoal da Let´s Go Digital e seu respectivo render, mostra um smartphone que através de mecanismo de "slide" não só exibe a câmera frontal escondida, como também o conjunto de câmeras traseiras além de estender a tela.

fonte: Let
fonte: Let's Go Digital

Você não entendeu errado, a tela se estende! Quando fechado, você tem uma tela de smartphone relativamente compacta, mas ao abrir o controle deslizante e levantar a seção superior, você obtém uma tela maior e exibe as câmeras que ficam protegidas enquanto o smartphone está "fechado".

No design mostrado, a parte do smartphone que se estende está em uma seção deslizante que possui tela livre de bordas, enquanto na parte de baixo a tela possui bordas finas.

Seria esse o Galaxy S11 Plus? Isso descartaria os planos de unir as linhas S e Note, mas afinal, esse rumor já está presente a tanto tempo, que valeria sim pensar que o próximo lançamento da Samsung, que cronologicamente seria a nova série Galaxy S, traria uma tela que desliza, entregando para o usuário o melhor de dois mundos, um smartphone compacto, mas que dependendo da necessidade se aumentaria sua tela, entregando mais área para consumo de conteúdo e acesso as câmeras.

Existe porém um ponto a se considerar, com o lançamento frustrado do Galaxy Fold e um atraso de 5 meses na entrega do produto final ao consumidor, será que realmente estamos falando de um smartphone que pode chegar nos próximos meses? O Galaxy S10 foi lançado no final de fevereiro de 2019, se essa data se repetir a Samsung teria 5 meses para trabalhar nisso, (geralmente os trabalhos internos são bem mas longos).

Tudo leva a crer que a tecnologia desse tipo de tela pode demandar mais pesquisa, Portanto eu arriscaria dizer que esse não deva ser o Galaxy S11, mas muita coisa pode acontecer em 5 meses.