Atualmente, o uso de smartphones é praticamente uma unanimidade. Porém, algumas pessoas acabam perdendo a noção da sua utilização e passam muito tempo em seus aparelhos. Por conta disso, alguns usuários já podem ser considerados dependes.

Vale mencionar que a chegada dos smartphones modificou a vida dos mais jovens, principalmente no que diz respeito as suas interações sociais. Cada vez mais com seus smartphones, os adolescentes estão se isolando e mantendo contatos através dos dispositivos e assim deixando de lado as saídas e até encontros com amigos. A alternativa, segundo os especialistas, é um facilitador para doenças mentais.

Jovens cada vez mais dependentes de smartphones
Jovens cada vez mais dependentes de smartphones

Uma pesquisa revelou, inclusive, que as meninas apresentam uma maior probabilidade a desenvolver "vício" em smartphones. Para completar, um estudo publicado pela Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, mostrou que tais aparelhos podem também causar depressão entre os adolescentes.

Para o estudo foram ouvidas cerca de três mil jovens com idade de 15 anos entre os anos de 2014 e 2017 para descobrir o quanto tempo que eles gastam vendo TV, jogando videogame e ainda no smartphones. Em seguida, os pesquisadores perguntaram se esses mesmos jovens haviam apresentado algum sintoma de depressão.

O levantamento mostrou que os jovens que passam mais tempo em frente as telas de qualquer dispositivo estão mais propensos a desenvolver depressão. Para completar, esses mesmos adolescentes apresentam ainda sintomas de insônia e isolamento social. Isso tudo porque o uso de smartphones antes de dormir acaba desregulando o relógio biológico e impede um sono restaurador. O fato acaba desencadeando um possível quadro de depressão.

Estudos semelhantes não foram feitos com adultos, de qualquer forma, o fato já criou um alerta para que as empresas de tecnologia busquem meios de diminuir a dependência dos usuários em relação aos seus smartphones.