Com a popularização dos smartphones, cada vez mais as pessoas se tornam dependentes de tais aparelhos. Entre os jovens, o uso do celular costuma ser alto, porém, o seu uso excessivo pode estar vinculado a doenças emocionais.

Pesquisadores sul-coreanos, vinculados à Universidade de Seul, realizaram testes com 19 jovens que foram diagnosticados como viciados em internet. Eles usaram equipamentos de MRS (Modified Rankin Scale), uma tecnologia semelhante à ressonância magnética, para conseguirem constatar a composição química das sinapses que acontecem no cérebro.

Estudo revela que vício de jovens em smartphones pode estar relacionado a depressão.
Estudo revela que vício de jovens em smartphones pode estar relacionado a depressão.

Os estudiosos descobriram que, comparado ao grupo de pessoas sem vício, o grupo de jovens considerados viciados em internet e smartphones apresentavam em seus cérebros altas concentrações de dois neurotransmissores: ácido gama-aminobútrico (GABA), envolvido em funções de desacelerar o funcionamento neuronal; e Glutamina, que possui o efeito de acelerar as funções cerebrais.

O excesso dos dois neurotransmissores foi detectado nas regiões da cíngula e são responsáveis por causar o desequilíbrio das funções relacionadas ao ciclo de glutamina e GABA, o que pode causar sintomas de depressão, ansiedade, alterações do ciclo do sono e também impulsividade.

O estudo mostrou que os transtornos são mais frequentes no grupo de pessoas viciadas em internet do que no grupo sem vícios. Os pesquisadores disseram que o estudo atual serve de alerta para os pais, que devem ficar atentos aos seus filhos sobre o uso de aparelhos eletrônicos, em especial os smartphones.