De acordo com um estudo realizado pela consultoria Deloitte, 8 em cada 10 brasileiros chegam ao final do mês sem conexão móvel. Isso significa que o pacote de dados não é suficiente para o que as pessoas costumam utilizar de internet móvel durante o período de contratação.

O levantamento faz parte do Global Mobile Consumer Survey 2017, que avaliou também como o brasileiro costuma utilizar o smartphone. Mais de 2 mil pessoas entre 18 e 55 anos foram entrevistas, sendo que destas, 87% afirmaram ter um smartphone ou ao menos acesso frequente a um aparelho, sendo que mais da metade ai da disse contar com um pacote com ao menos 3 GB de internet por mês.

Maioria dos brasileiros fica sem planos de dados antes do mês acabar.
Maioria dos brasileiros fica sem planos de dados antes do mês acabar.

Para tentar poupar a franquia do mês antes de encerrar o período, muitos dos entrevistados (29%) dizem desativar os dados nos aparelhos com a finalidade de economia.

No país, o uso do smartphone, de acordo com a pesquisa, se mostra bastante intenso. Entre os entrevistados, 33% deles disseram checar as notificações no meio da noite. O número se mostra maior entre os jovens de 18 e 24 anos (45%).

Para completar, os brasileiros mostram dificuldade em separar o lado profissional do pessoal, sendo que 64% dos entrevistados reconhecem usar com frequência o smartphone no ambiente de trabalho, e 31% deles dizem fazer eventualmente, e somente 4% nunca fazem.

O aparelho, quase que na sua totalidade, tem como principal função a troca de mensagens. Aplicativos como o WhatsApp são usados por 94% dos brasileiros, as redes sociais por 89%, e-mail por 82% e ligações por voz por 80%.

Em relação aos aplicativos, o brasileiro não tem como objetivo encher o smartphone com apps. Deste modo, 48% dos entrevistados não sente necessidade de instalar mais apps em seus aparelhos. No geral, a razão está associada a falta de espaço, sendo apontada por 39% dos usuários.