Comparativo entre o Moto G5S e Galaxy J5 Pro

O comparativo entre um Samsung e um Motorola. Qual dos dois se sai melhor? Confira a luta entre o Galaxy J5 Pro e o Moto G5S

Por | @nmuller99 Smartphones

Dois smartphones, duas marcas, entre as mais vendidas do mercado brasileiro, mesmo público-alvo, estes são os quesitos que nos conferem a fazer um comparativo do Moto G5S e Galaxy J5 Pro.

Design

Bem, o design deles tem diferenças, cada um com suas características, a Motorola trazendo um smartphone mais largo e mais alto. Ambos contam com cantos da tela arredondados.

O posicionamento das coisas é diferente neles. A Samsung gosta de “ser diferente”, por exemplo colocando o botão de voltar ao lado direito do botão home, diferente de praticamente todas as outras fabricantes. Falando em botão home, o Moto G5S não conta com ele, nem com os capacitivos. Esse sensor de impressões digitais deveria ser igual o do J5, botão físico aliado aos capacitivos.

Comparativo J5 Pro vs Moto G5SComparativo J5 Pro vs Moto G5S

O botão de volume no J5 está localizado a esquerda, deixando apenas o botão de desligar na lateral direita, enquanto no G5S estão todos do lado direito, volume acima.

Comparativo J5 Pro vs Moto G5S - botõesComparativo J5 Pro vs Moto G5S - botões

As caixas de SIM cards estão na esquerda do telefone, a diferença é que no J5, ela não é híbrida, portanto, você pode trabalhar com um cartão MicroSD aliado a dois SIM cards.

Cartões SIMCartões SIM

O alto-falante deles também estão em locais diferentes, no J5 localizado na parte da direita, já o G5S na parte de baixo, onde reclamei no review. Na face de baixo é ruim, quando utilizamos o smartphone para assistir vídeo ou jogar, a mão fica posicionada justamente onde o alto-falante está localizado, por muitas vezes tapando o som.

Diferença de posicionamento dos alto-falantesDiferença de posicionamento dos alto-falantes

E por fim o plug P2, no G5S na parte de cima, no J5 na de baixo. A minha preferência é localizado junto com o cabo USB, quando necessário ligar os dois, existe apenas uma saída de cabos. Agora se você nunca for utilizar o fone junto com o carregador, bem, aí qualquer lugar é ideal.

Comparativo J5 Pro vs Moto G5S - Entradas P2 e USBComparativo J5 Pro vs Moto G5S - Entradas P2 e USB

Em termos de estética, os dois aparelhos se equiparam, e muito vai do gosto de cada pessoa. A cor do G5S, azul safira é muito bonita. A pegada do J5 é melhor, prefiro smartphones mais finos. A LG e Samsung têm usado este novo modelo.

Hardware

Lançados em 2017, eles têm um hardware similar, diferem na tela, processador e câmeras. É nas câmeras que vamos abordar mais. Mas antes, vamos listar o hardware lado a lado, para que você possa comparar cada item:

Preço R$ 747,12 R$ 791,12
Marca Motorola Samsung
Processador Qualcomm Snapdragon 430 Exynos 7870
GPU Adreno 505 Mali-T830
Câmera Frontal 5 MP 13 MP
Câmera Traseira 16 MP 13 MP
Vídeo Full HD - 30 fps Full HD - 30 fps
Memória RAM 2 GB 2 GB
Display - Tamanho 5,2" 5,2"
Display - Tecnologia IPS Super AMOLED
Display - Proteção Corning Gorilla Glass 3 Corning Gorilla Glass 3
Display - Resolução 1920 x 1080 1280 x 720
Armazenamento Interno 32 GB 32 GB
Armazenamento Extra 128 GB 256 GB
Sistema operacional Android 7.1.1 Android 7.1.1
Bateria 3000 mAh 3000 mAh
AnTuTu 45791 42650
Peso 157 g 160 g
3G
4G
Bluetooth
GPS
NFC
Wi-Fi
DLNA
Rádio FM
TV Digital
Acelerômetro
Bússola
Flash
Giroscópio
Sensor de proximidade
Vibração
Viva Voz
Sensor de impressão digital
Detecção facial
Barômetro

Podemos reparar que o processador do J5 é próprio, criado e concebido pela Samsung. Em termos de performance, o Exynos 7870 é equiparado ao Snapdragon 430, nos testes e benchmarks, praticamente empataram. O 430 conta com 1400 MHz, contra 1586 MHz do Exynos.

Testes

Moto G5S vs Galaxy J5 Pro - AnTuTuMoto G5S vs Galaxy J5 Pro - AnTuTu

Os aparelhos equiparam no quesito performance.

Tela

Uma IPS, outra Super AMOLED. Em termos de cores e brilho é muito difícil bater as telas da Samsung. Veja abaixo a imagem. Os dois utilizando o máximo de brilho, modo automático desligado.

Comparativo de telasComparativo de telas

O Motorola tem uma vantagem na resolução e densidade de pixels por polegada, são 424ppi contra 282 ppi do J5 Pro. Tela FULLHD no G5S contra HD no J5. A diferença de resolução nota-se quando for assistir um vídeo no Youtube. Somente 720p vai ser disponível no J5, para os aficionados em qualidade, pode ser um diferencial.

Câmeras

Bem, talvez aqui esteja o principal quesito de hardware que possamos avaliar. Já adianto que as câmeras traseiras tiveram um resultado semelhante, já as frontais uma sobressaiu-se.

Nos testes, tentamos posicionar no mesmo lugar as câmeras e fotografar. Fizemos upload das fotos no Google Drive, e na galeria abaixo. Com as setas, você pode mover entre uma e outra.

Galeria das câmeras traseiras:

A diferença de cores em algumas fotos foi evidenciada. A câmera do Moto G5S conta com estabilização de imagens, não suportado no J5. A distância focal mínima do G5S é de 3,59mm, contra 3,71mm do J5, diferença mínima que no dia a dia não tem como medir.

Galeria das câmeras frontais:

Podemos notar uma vantagem enorme para a câmera frontal do Moto G5S, que mostrou maior nitidez, mesmo com baixas condições de luz.

Bateria

Ambas com 3000 mAh tem duração em uso moderado de pouco mais de um dia. Já em uso intenso, elas não passaram de 5:30 horas de tela ligada. Isso quer dizer que você terá no máximo 10 a 11 horas de duração.

Software

O software assim como o design é questão de gosto pessoal. Algumas pessoas tendem a preferir por um sistema operacional mais limpo, sem muitas modificações, que é o caso do Moto G5S, já outras gostam mais da interface modificada pela Samsung. Para não criar atrito e sem dúvidas este é um dos pontos mais divididos neste comparativo, vou enaltecer os pontos fortes e fracos de cada uma das interfaces, a começar pelo Android sem modificações de interface.

No Moto G5S, você vai encontrar nada mais que um sistema praticamente sem modificações. Nele, teremos apenas um aplicativo chamado Moto, que é a organização do Moto Ações e Moto Tela. O primeiro, é baseado em gestos que você faz e o telefone responde com alguma ação, como por exemplo sacudir o telefone e ele ligar a lanterna, ou então chacoalhar e ele abrir a câmera. Já o Moto Tela é uma opção para tirar a luz azul quando estiver utilizando o telefone no escuro e a central de notificações de tela apagada. No restante ele é um Android com interface padrão do Google, não vem equipado com um software de câmera decente, em compensação não tem aplicativos impossíveis de desinstalar.

Telas do Moto G5STelas do Moto G5S

Já o software do J5 Pro, é a última versão da interface, chamada de Samsung Experience, na 8.1. É a mesma UI usada no S8. Uma interface clara, com ícones modificados, opções de personalização. A Samsung traz alguns aplicativos embarcados, como um navegador próprio, aplicativo de monitoramento de atividades físicas, app de email, e a loja Galaxy de apps. Bem, alguns deles você tem opção de remover, outros apenas opção de desativar, que vai esconder o aplicativo, mas ainda manterá a versão inicial dele na base do smartphone, ocupando espaço de armazenamento.

Telas do Galaxy J5 ProTelas do Galaxy J5 Pro

Como eu já mencionei, para quem gosta de opções de personalização, a interface da Samsung é a melhor escolha, já as pessoas que gostam das telas padrão do Android, o Moto G5S é a escolha certa.

Veredicto

Os dois smartphones são muito parecidos, concorrem pelo mesmo público, custam praticamente a mesma coisa, um utiliza uma interface modificada pela fabricante, outro a interface padrão do Android.

Em termos de performance, nas ações cotidianas, é praticamente impossível notar as diferenças. Talvez, depois de 1 ano de uso seja possível, contando com as novas atualizações de aplicativos e softwares, mas agora não.

 Moto G5S vs J5 ProMoto G5S vs J5 Pro

No quesito câmeras, pelos testes de fotos o G5S teve um desempenho melhor, portanto, se câmera é um quesito super importante, o Moto G5S é a solução entre os dois.

O J5 ganha no quesito construção. O posicionamento da entrada P2, botão home físico com sensor de impressão digital, aliado aos botões capacitivos e a posição do alto-falante fazem com que eu tenha um apreço maior pelo Samsung nesse quesito.

E aí, qual será a melhor escolha para seu gosto? Comente abaixo. 

O review do Moto G5S, está no link relacionado acima, já do J5 Pro, deve sair em alguns dias, então fique ligado aqui no Oficina da Net.

Veja o review do Moto G5S:

Mais sobre: smartphones comparativo Motorola
Share Tweet
Comentários
Destaquesver tudo