Para unificar a tecnologia de abertura de fechaduras de portas com celulares e smartwatches, a Apple, Google e Samsung estão trabalhando em conjunto com fabricantes de fechaduras eletrônicas e chips, incluindo Allegion (Schlage), Assa Abloy (Yale), Qualcomm e NXP. O objetivo é criar um padrão aberto para fechaduras inteligentes (smart locks) e chaves digitais (digital keys) utilizando smartphones e relógios inteligentes.

Tecnologia de abertura de fechaduras inteligentes com celulares e smartwatches terá um padrão

Fechaduras inteligentes (smart locks) terão um padrão para unificar dispositivos e aplicativos e permitir a utilização de qualquer celular e smartwatch. Fonte: NBC News (Foto por Zhihao)
Fechaduras inteligentes (smart locks) terão um padrão para unificar dispositivos e aplicativos e permitir a utilização de qualquer celular e smartwatch. Fonte: NBC News (Foto por Zhihao)

O projeto para padronizar os sistemas de fechaduras inteligentes e chaves digitais chama-se Aliro. O grupo de empresas que compõe este trabalho também faz parte da CSA (Connectivity Standards Alliance), que publica perfis de aplicativos que permitem que vários fornecedores OEM (original equipment manufacturer) criem produtos interoperáveis.

O nome "Aliro" significa "Acesso" em esperando. O projeto já conta com mais de 200 empresas, que utilizando o mesmo modelo que a CSA aplicou ao novo padrão de casa inteligente Matter. O intuito de fazer isso é permitir a comunicação global entre os dispositivos e um sistema de credenciamento comum, que aceite qualquer modelo de celular ou smartwatch autorizado a abrir as fechaduras inteligentes da casa, escritório, academia ou outro lugar.

O início do desenvolvimento do Aliro se deu no final do ano de 2021 com o nome "Access Control Working Group" ("Grupo de Trabalho de Controle de Acesso"). Este trabalho tem como objetivo trazer as seguintes experiências para os usuários de sistemas de fechaduras inteligentes:

  • Simplicidade - Redução das barreiras à implementação, reduzindo a complexidade da integração e simplificando a solução de problemas.
  • Flexibilidade - Suporte a diferentes tipos de instalações ou arquiteturas, oferecendo acesso conveniente a pontos de entrada comuns e individuais.
  • Segurança - Fundação para implementar soluções de acesso móvel seguras e confiáveis ​​de última geração.
  • Interoperabilidade - O protocolo de comunicação padronizado permite que dispositivos e leitores independentes do fabricante trabalhem juntos na porta.

Em entrevista com o The Verge, o presidente do grupo Aliro, Nelson Henry, diz:

O objetivo aqui é construir uma solução que possa ser amplamente adotada e confiável, em vez do mercado atual de soluções individuais ou soluções feitas exclusivamente para esta ou aquela empresa.

Então, quando algo tem o selo Aliro, você sabe que pode ser um ponto único de integração que pode ser usado por vários fornecedores e tecnologias, com uma credencial que pode ser compartilhada com segurança.

Lisa Corte, presidente de marketing da Aliro, diz:

Esta colaboração visa elevar o padrão para uma experiência de acesso móvel interoperável, consistente, segura e simplificada na porta ou local de entrada.

A especificação oferece flexibilidade para atender a vários casos de uso, definindo suporte para experiências NFC, BLE e UWB

Aliro específica apenas a interação entre o dispositivo do usuário, como smartphone ou wearable, e uma fechadura ou leitor digital; Não determina como a fechadura ou leitor digital se conecta ao seu back-end ou ecossistema doméstico

Matter específica como os produtos conectados se comunicam entre si para uma ampla variedade de casos de uso doméstico inteligente. Aliro e Matéria não dependem um do outro, mas podem ser complementares.