O DRM (digital rights management) é um conjunto de tecnologias que controla o uso, a modificação e a distribuição de conteúdo digital protegidas por direitos autorais. Basicamente são formas para controlar a maneira como as pessoas podem consumir determinado conteúdo pago como, por exemplo, jogo, vendidos como mídia digital, filmes e músicas, disponibilizados em serviços de streaming, entre outros.

Como o DRM funciona?

O que e como funciona o DRM (digital rights management ou gerenciamento de direitos digitais). Fonte: Oficina da Net
O que e como funciona o DRM (digital rights management ou gerenciamento de direitos digitais). Fonte: Oficina da Net

O objetivo ao se utilizar de sistemas de gerenciamento de direitos digitais (DRM) é restringir o acesso do conteúdo a um determinado hardware para impedir os consumidores de clonarem o conteúdo que compraram (ou não). Para fazer isso utilizam-se de tecnologias desenvolvidas para controlar o acesso como, por exemplo, os TPMs (technological protection measures), que restringem o a transmissão de determinado conteúdo a um hardware específico.

Um sistema de DRM utiliza codificação, criptografia, autenticação e maneira de reprodução específicos. A autenticação e a criptografia são de extrema importância para o correto funcionamento do sistema de proteção de conteúdos que tenham direitos autorais. Abaixo um esquema explicando como funcionam as tecnologias de DRM.

Esquema de funcionamento de um sistema DRM (digital rights management ou gerenciamento de direitos digitais). Fonte: Vitor Valeri
Esquema de funcionamento de um sistema DRM (digital rights management ou gerenciamento de direitos digitais). Fonte: Vitor Valeri

O que o DRM pode restringir?

É possível controlar diversos aspectos do acesso a determinado conteúdo pago. São eles:

  • Identificação de documentos e obras de arte através de marca d'água.
  • Data de expiração pada determinar até quando determinado conteúdo digital ou documento ficará disponível para certos usuários.
  • Definir quais endereços de IP, regiões ou dispositivos podem ou não ter acesso ao conteúdo.
  • Não autorizar a captura de tela ou gravação de trechos.
  • Impedir o usuário de imprimir um conteúdo.
  • Determinar quem pode compartilhar/encaminhar, editar ou salvar o conteúdo.
  • Acessar dados relativos à hora em que determinado mídia foi acessada ou certo programa foi acessado ou baixado.

Principais tecnologias de DRM para streaming de vídeo

Há muitos sistemas de DRM sendo utilizados no mercado para proteger conteúdo de vídeo em serviços de streaming como, por exemplo, a Netflix. Entretanto, basicamente temos 3 grandes e populares. São eles:

  • PlayRead: Desenvolvido pela Microsoft, é um sistema de DRM que pode ser utilizado para distribuir conteúdo de áudio/vídeo pela internet.
  • FairPlay: Projetado para transmitir mídia de streaming através do protocolo HTTP LiveStreaming. Popularmente chamado de FPS (FarPlay Streaming), os provedores podem utilizar este sistema para criptografar seus conteúdos, alterar as chaves e proteger a reprodução nos iOS, tvOS, Safari (para iOS) e macOS.
  • Widevine: Criado para licenciar, distribuir e proteger a reprodução de conteúdo com segurança em qualquer dispositivo utilizado pelo consumidor.

Qual a diferença entre DRM protegido por hardware e por software?

O DRM protegido por hardware é feita através de componentes implementados nas placas de dispositivos eletrônicos. Essa abordagem pode ser utilizada para aumentar ainda mais a segurança proporcionada por um DRM implementado via software. Esse é o caso do formato de áudio MQA, onde há proteção contra a reprodução tanto no hardware quanto no software.