Os microSD passaram por evoluções ao longo dos anos, levando à criação de classificações para identificar capacidades e usos. Algumas especificações tornaram-se irrelevantes, outras surgiram para facilitar a escolha do consumidor. No entanto, muitos ainda têm dúvidas sobre qual microSD usar para diferentes aplicações. Este artigo esclarece essa questão.

Porque usar cartões microSD diferentes para escutar músicas e jogar?

Melhor cartão microSD para música e para jogar. Fonte: Unsplash (Foto por Samsung Memory)
Melhor cartão microSD para música e para jogar. Fonte: Unsplash (Foto por Samsung Memory)

Dependendo do tipo de dispositivo que se utiliza os cartões microSD como, por exemplo, um DAP (Digital Audio Player) ou um Nintendo Switch, haverá uma determinada necessidade de performance. Isso não se resume somente a velocidade de leitura e escrita, mas também a capacidade de gravação e leitura aleatória do cartão de memória.

Para a execução de aplicativos e jogos, é importante analisar o IOPS de gravação e de leitura. Caso não saiba, IOPS significa "input/output operations per second" ("operações de entrada/saída por segundo"), que serve para medir a velocidade de leitura e gravação aleatória. Para facilitar a identificação da performance do microSD para fornecer um bom desempenho para os apps, a SD Association criou em 2016 uma classificação que utiliza a letra "A" seguida de um número.

Atualmente, existe a classificação A1 e A1, onde os cartões indicados com A1 possuem uma gravação aleatória mínima de 500 IOPS e leitura aleatória mínima de 1500 IOPS. Já os cartões indicados com A2, são capazes de chegar a 2000 IOPS de gravação aleatória e 4000 IOPS de leitura aleatória.

Especificações da classificação de performance em aplicativos. Fonte: SD Association
Especificações da classificação de performance em aplicativos. Fonte: SD Association

Quando a aplicação não tem um grande fluxo de transferência de dados, que é o caso dos aplicativos de streaming de música, um cartão microSD com classificação A1 já é o suficiente para obter a melhor experiência possível. Mas quando vamos para os jogos, que exigem mais velocidade de leitura e gravação de forma constante, é indicado a utilização do microSD classificado como A2.

Quais cartões microSD devo comprar?

Para não haver erro e obter uma boa experiência ao utilizar cartões microSD em seu dispositivo, o ideal é utilizar modelos fabricados por marcas conhecidas como SanDisk e Samsung. Confira abaixo os cartões microSD ideais para jogos em smartphones e Nintendo Switch e cartões adequados para utilizar em DAPs (Digital Audio Players) com streaming de música.

Marca Modelo Capacidade Identificação Performance em apps Ideal para jogos Ideal para músicas
Samsung Evo Plus 128GB MB-MC128KA/EU A2 Sim Sim
Samsung Evo Plus 256GB MB-MC256KA/EU A2 Sim Sim
Samsung Evo Plus 512GB MB-MC512KA/EU A2 Sim Sim
SanDisk Ultra 128GB SDSQUAB-128G-GN6MA A1 Não Sim
SanDisk Ultra 256GB SDSQUAC-256G-GN6MA A1 Não Sim
SanDisk Ultra 512GB SDSQUAC-512G-GN6MA A1 Não Sim
SanDisk Ultra 1TB SDSQUAC-1T00-GN6MA A1 Não Sim
SanDisk Extreme 128GB SDSQXA1-128G-GN6MA A2 Sim Sim
SanDisk Extreme 400GB SDSQXA1-400G-GN6MA A2 Sim Sim
SanDisk Extreme 512GB SDSQXA1-512G-GN6MA A2 Sim Sim