Com tantos jogos fantásticos lançados para o Nintendo Switch ano após ano, não é surpreendente que muitos jogadores estejam procurando uma maneira de conseguir mais armazenamento para seus consoles portáteis. Felizmente, a Nintendo facilita a expansão do armazenamento do Switch com um cartão microSD.

Depois de inserir um cartão microSD compatível em seu console, todos os jogos futuros baixados e os dados que o acompanham serão armazenados nele. Ou seja, você só tem a ganhar com esse incremento.

Mas afinal, qual deve ser o tamanho do microSD? Quais são compatíveis? Abaixo, vamos te explicar isso, e como expandir o armazenamento do Nintendo Switch.

Qual é o melhor tamanho de cartão microSD para Nintendo Switch?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Depende. A quantidade de memória que você precisa dependerá de quantos jogos do Switch você compra e se eles são cópias físicas ou digitais.

Em suma, a nossa recomendação é um cartão microSD de pelo menos, 64GB. Entretanto, quem só compra jogos digitais deve investir em um maior.

O Nintendo Switch tem quanta memória interna?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

O Nintendo Switch tem duas versões de memória interna: uma com 32GB de armazenamento interno e outra com 64GB de armazenamento interno. No entanto, parte desse espaço é usado pelo próprio sistema operacional do console, então a quantidade de espaço disponível para armazenar jogos e outros dados é menor.

A versão de 32GB do Nintendo Switch tem cerca de 25,9GB de espaço disponível para o usuário, enquanto a versão de 64GB tem cerca de 59,6GB de espaço disponível. No entanto, muitos jogos digitais exigem um grande espaço de armazenamento, e a quantidade de espaço disponível pode ficar rapidamente limitada, especialmente se você baixar muitos jogos ou conteúdo adicional.

Felizmente, o Nintendo Switch tem suporte para cartões microSD de até 2TB de capacidade, o que permite que você aumente facilmente o espaço de armazenamento do console para acomodar mais jogos e dados.

Qual é o tamanho mínimo recomendado do cartão microSD?

O Nintendo Switch suporta cartões microSD de até 2TB de capacidade, embora atualmente o maior cartão microSD disponível no mercado tenha 1TB de capacidade.

Para a maioria dos jogadores, um cartão microSD de 128GB ou 256GB deve ser suficiente para armazenar muitos jogos e salvamentos. No entanto, se você planeja baixar muitos jogos digitais ou atualizações, um cartão microSD maior pode ser necessário.

É importante lembrar que nem todos os jogos exigem o uso de um cartão microSD, pois alguns jogos físicos já vêm com todo o conteúdo no cartucho. No entanto, muitos jogos digitais exigem um cartão microSD para armazenamento adicional.

Ao escolher um cartão microSD para o seu Nintendo Switch, é importante escolher uma marca de confiança, como SanDisk ou Samsung, e um modelo que seja compatível com o Nintendo Switch. Além disso, é recomendável escolher um cartão com velocidade de leitura e gravação rápida para garantir um desempenho ideal.

Quais são os cartões microSD compatíveis?

Os seguintes tipos de cartões microSD são compatíveis com o Nintendo Switch:

  • microSD (até 2 GB);
  • microSDHC (de 4 GB a 32 GB);
  • microSDXC (64 GB e superior).

Como usar um cartão microSD no Nintendo Switch?

Após encontrar o melhor cartão microSD para o seu Switch, veja como você pode montá-lo no seu Nintendo Switch ou Nintendo Switch (Modelo OLED):

  1. Desligue o Nintendo Switch;
  2. Na parte de trás do Switch, abra o suporte;
  3. Com a etiqueta virada para longe da consola, posicione o cartão microSD na ranhura;
  4. Insira o cartão microSD no slot para cartão até ouvir um clique.

Para verificar se o cartão microSD foi inserido com êxito no Switch, você pode clicar em Configurações do Sistema > Gerenciamento de Dados. Em seguida, verifique se o cartão microSD aparece no lado direito da tela.

Com um cartão microSD, você não apenas tem acesso a mais armazenamento para seus jogos baixados do Switch, mas também pode salvar e transferir capturas de tela de seus jogos favoritos para o seu PC.