O final de 2022 está ai, e a Nintendo e a Sony deram aos seus jogadores, o acesso às suas estatísticas, para conferir o que você mais jogou em 2022. Dessa forma, os usuários do Nintendo Switch e do PlayStation, podem relembrar os grandes games do ano.

A retrospectiva dá aos jogadores, todas as informações sobre os seus jogos do Switch e do PS de 2022, com detalhes sobre seus jogos mais jogados e outras estatísticas interessantes. Mas como exatamente isso funciona, como você acessa e como você pode compartilhar suas estatísticas? Abaixo, veja como funciona.

Retrospectiva PlayStation em 2022

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

Disponibilizar a retrospectiva do ano é uma prática muito comum da Sony. Dessa forma, os usuários podem acompanhar quais foram os jogos do PlayStation que mais fizeram parte do seu dia a dia.

Além disso, você tem acesso a várias estatísticas personalizadas referentes as experiências dos usuários. Ao ver a sua retrospectiva, você tem acesso às seguintes informações, como:

  • Quantas horas você passou jogando nos sistemas PlayStation (PS4/PS5);
  • Quais foram os games que você mais jogou em 2022;
  • Quantos dias no ano jogou;
  • Quantos troféus pegou e quais os tipos de troféu conseguiu, entre outros dados.

Como fazer a sua retrospectiva PlayStation?

Créditos: Sony
Créditos: Sony

A partir da categoria Mais jogados, você pode conferir ver quantas horas você curtiu o título. Além disso, é possível ver qual é a porcentagem total no ano dos 5 games mais jogados. Para isso:

  1. Abra o site Wrap-Up PlayStation;
  2. Em seguida, faça o login na sua conta;
  3. Logo após, clique em Comece agora;
  4. Feito isso, toque em Mais jogados ou em outras categorias que você quiser;
  5. Depois, espere o carregamento e deslize até a seção Os cinco mais jogados;
  6. Por fim, toque em cada jogo para ver informações detalhadas.

Como compartilhar sua retrospectiva 2022?

Depois de ver as informações sobre a sua retrospectiva, toque em Compartilhar no canto superior direito. Feito isso, espere o carregamento, e abaixo da imagem, vai aparecer o ícone do Facebook, e do Twitter para compartilhar diretamente.

Por outro lado, se você quiser compartilhar em outra rede social, toque no ícone de download. Pronto! Assim, você pode fazer a sua retrospectiva PlayStation, e compartilhar nas suas redes sociais.

Retrospectiva Nintendo Switch em 2022

Crédito: Canva
Créditos: Divulgação/Canva

Em suma, é possível acessar todos os tipos de estatísticas por meio do Nintendo Switch. Isso inclui as informações sobre os jogos que você jogou no lançamento, os títulos que você jogou por ao menos 3 anos. Também é possível conferir quais os seus gêneros favoritos.

Ademais, ao fazer as suas estatísticas, você pode compartilhar as suas estatísticas nas mídias sociais. Dessa forma, é possível comparar com os seus amigos e familiares. Abaixo, veja como acessar as suas estatísticas.

Como compartilhar sua retrospectiva 2022?

Abaixo, veja o passo a passo:

  1. Acesse a página da retrospectiva neste link;
  2. Em seguida, toque em Começar;
  3. Logo após, na próxima tela, faça o login com a sua conta da Nintendo;
  4. Feito isso, o site deve exibir a sua retrospectiva personalizada do Switch em 2022. Ao descer a tela, será possível ver mais informações;
  5. Por fim, você pode ver um resumo. Toque em Compartilhar para salvá-lo como imagem. E assim, compartilhe nas redes sociais.

Por fim, é importante ressaltar que você precisa de um tempo mínimo de jogo para participar do resumo de 2022. Em suma, o site não informa qual é esse limite, entretanto, as contas inelegíveis ganham um aviso de que não há dados de jogos suficientes para seguir com as informações.