À medida que o Switch continua sua ascensão na lista de consoles mais vendidos, a Nintendo está procurando manter atualizando a sua lista de jogos compatíveis com o console. E se tem uma coisa que o Switch já provou, é que um console é realmente definido pelo que você pode jogar nele.

E com uma biblioteca tão vasta de excelentes jogos, escolher apenas 10 dos melhores jogos do Switch provou ser uma tarefa difícil. A lista representa o que julgamos ser os melhores jogos para desfrutar no Switch no momento.

Sendo assim, confira abaixo, a lista dos 10 melhores jogos compatíveis com o seu Nintendo Switch.

Os 10 melhores jogos do Nintendo Switch em 2023

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Abaixo, confira a nossa lista especial com os 10 melhores:

10. Celeste

Crédito: Divulgação/Celeste
Crédito: Divulgação/Celeste

Para iniciar esta lista, Celeste é um jogo desafiador e emocionante. Nele, o jogador precisa ajudar a protagonista Madeline, a enfrentar os seus demônios internos, em uma jornada até o topo da montanha Celeste.

Ele foi uma das primeira aventuras independentes que recebeu uma indicação ao prêmio de Jogo do Ano, no The Game Awards. Celeste é um jogo desafiador, com mais de 700 salas. Ao mesmo tempo, ele trata de cuidar da narrativa, por meio de um elenco fofo, e uma história incrível de autodescoberta.

9. Splatoon 2

Crédito: Divulgação/Splatoon 2
Crédito: Divulgação/Splatoon 2

Neste jogo de ação, 4 jogadores se enfrentam. É possível jogar a campanha single-player, repleta de desafios da plataforma e chefes. Ou ainda, é possível desafiar outros jogadores nos modos online.

O que é interessante no jogo, é que ele usa armas de tinta no combate, o que cria uma experiência criativa, e bastante colorida. Splatoon 2 ainda possibilita que o usuário crie uma equipe com até 4 jogadores em missões cooperativas no modo Salmon Run.

8. Donkey Kong Country: Tropical Freeze

Crédito: Divulgação/Donkey Kong Country: Tropical Freeze
Crédito: Divulgação/Donkey Kong Country: Tropical Freeze

Embora seja uma remasterização do jogo Wii U, o Tropical Freeze marca a estreia do Donkey Kong no Nintendo Switch. No enredo, vemos fases com ação incessante e os Kongs clássicos. Sendo assim, é possível esperar segredos, fases desafiadoras e chefões.

No jogo, os invasores árticos transformaram a ilha Donkey Kong em um local congelado. Para resolver isso, o jogador pode usar Donkey Kong, Diddy Kong, Dixie Kong e Cranky Kong. E se você quiser uma experiência mais fácil, há ainda o modo Funky, com o surfista Funky Kong no controle.

7. Super Smash Bros. Ultimate

Crédito: Divulgação/Super Smash Bros. Ultimate
Crédito: Divulgação/Super Smash Bros. Ultimate

Super Smash Bros. Ultimate é um museu da história da indústria dos videogames. No jogo, 89 personagens ícones das mais diversas franquias, se enfrentam em lutas de até 4 jogadores locais, ou online. Cada lutador apresenta características próprias dos seus jogos de origem.

Ademais, o jogo ainda apresenta um modo de história bastante consistente, com 450 fases. Além disso, podemos ver cenários inéditos para a franquia, com base nas séries Castlevania, Super Mario Odyssey, entre outros.

6. Hollow Knight

Crédito: Divulgação/Hollow Knight
Crédito: Divulgação/Hollow Knight

Este é um premiado jogo com muita ação, insetos e heróis. O jogador controla um cavaleiro sem nome e personalidades, que explora cavernas serpenteantes, cidades antigas e ruínas mortais. O objetivo é entender o que aconteceu com um antigo reino célebre.

O jogo apresenta gráficos incríveis, trilha sonora interessante, e uma progressão na trama, que envolve os jogadores. O mundo de Hallownest é expansivo e cheio de caminhos que o jogador pode explorar.

5. Pokémon Legends: Arceus

Crédito: Divulgação/Pokémon Legends: Arceus
Crédito: Divulgação/Pokémon Legends: Arceus

Este jogo combina ação, exploração, e explora a série Pokémon. O jogo se ambienta na região de Hisui, o passado originário de Sinnoh. Em suma, o game é uma nova proposta de jogabilidade.

O jogo adiciona um sistema de batalha inédito, e uma dinâmica relação entre Pokémon, e treinador. As criaturas têm personalidade, comportamentos próprios, e na natureza, não pensam duas vezes antes de atacar o humano.

4. Hades

Crédito: Divulgação/Hades
Crédito: Divulgação/Hades

Este é um dos roguelikes mais populares da história, pois equilibra traços desafiadores e estratégicos do gênero. E a trama motiva o jogador a repetir o mesmo caminho.

Natrama, o usuário dá vida ao príncipe do Submundo grego Zagreus, que tenta, a todo custo, escapar dos domínios do pai. A partir disos, o jogo apresenta os deuses do Olimpo como aliados que oferecem Dádivas, poderes que melhoram habilidades. Combinadas, elas desenvolvem muitas estratégias.

3. Mario Kart 8 Deluxe

Crédito: Divulgação/Mario Kart 8 Deluxe
Crédito: Divulgação/Mario Kart 8 Deluxe

Sem dúvida, esse jogo de corrida do Mario Kart é muito dinâmico e divertido. Além das pistas inventivas e coloridas, o título tem uma jogabilidade bastante simples e empolgante.

Na trama, aparecem muitos personagens da Nintendo, com poderes ofensivos para animar as corridas. O sucesso é tanto, que atualmente, mais de 43 milhões de unidades do jogo já foram vendidas. Diante disso, esse é o jogo mais vendido do console.

2.The Legend of Zelda: Breath of the Wild

Crédito: Divulgação/Zelda
Crédito: Divulgação/Zelda

Este jogo apresenta um mundo de descobertas, exploração e aventura. Embora tenha sido lançado em 2017, até hoje o jogo gera novas descobertas para os jogadores. O jogador principal controla Link, viaja por Hyrule, e descobre o que aconteceu com o reino.

O game se tornou uma das franquias mais amadas da história. E por isso, é uma parada obrigatória para o fãs, e até para quem nunca jogou um Zelda.

1. Super Mario Odyssey

Crédito: Divulgação/Super Mario Odyssey
Crédito: Divulgação/Super Mario Odyssey

Em Super Mario Odyssey, vemos Mario e o aliado Cappy em uma aventura 3D ao redor do mundo. A dupla tem uma especial habilidade de capturar e controlar objetos, animais e inimigos, que transforma a jogabilidade.

Você pode também desfrutar da aventura com um amigo. A aventura é a primeira da franquia desde Super Mario 64, de 1996, e do clássico Super Mario Sunshine para GameCube.