O Nintendo Switch é o console mais vendido da Nintendo até o momento. Em suma, o sucesso do console se deve a um formato inovador e uma linha excepcional de jogos que a marca possui.

No entanto, desde o lançamento do Switch, a Nintendo não fez melhorias significativas no seu desempenho. E nesse sentido, a Nintendo fica atrás de outras companhias, que investiram e inovaram usando o melhor hardware e recursos aprimorados.

A partir disso, é normal ter dúvidas se vale a pena ou não, comprar um Nintendo Switch em 2023. No entanto, o Switch ainda é um ótimo console para comprar. Por isso, veja a seguir, 5 razões para comprar um console em 2023.

5 boas razões para comprar um Nintendo Switch em 2023

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

Abaixo, veja porque pode ser interessante comprar um Nintendo:

1. O switch terá suporte por um longo tempo

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

O Nintendo Switch tem 6 anos, o que é maduro para um console. O Wii U e o 3DS substituíram os consoles anteriores da Nintendo, o Wii e o DS, após 5 anos. E as concorrentes como Sony e Microsoft substituíram os seus consoles após 8 anos.

Faz sentido ser cauteloso sobre a compra de um console Switch em 2023, se pensarmos que a Nintendo pode estar perto de substituir o mesmo. Atualmente, o modelo OLED oferta uma tela aprimorada e armazenamento maior, mas não oferece melhorias no desempenho do Switch.

Apesar disso, a Nintendo já disse que não abandonará o Switch tão cedo. Durante uma sessão de perguntas e respostas de investidores no início de 2022, o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, disse que o foco da Nintendo estava na construção de relacionamentos de longo prazo com os clientes.

Diante disso, a transição para a próxima geração de hardware é o desafio atual da Nintendo. Entretanto, essa transição não deve acontecer tão cedo. A partir disso, não é possível saber como e quando ocorrerá essa troca. Por isso, você pode ter certeza de que a Nintendo não abandonará o Switch tão cedo.

2. O Switch é o melhor console para compartilhar com os amigos

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Nintendo

Jogar é uma experiência que deve ser compartilhada com os amigos, e o Nintendo Switch é o melhor console do mercado para isso. Graças aos Joy-Cons destacáveis, você não precisa se preocupar em comprar um controle extra para jogar com um amigo.

Se você está planejando jogar com amigos, o console Switch regular e o Nintendo Switch (Modelo OLED) incluem Joy-Cons destacáveis. Nesse sentido, não compre o Switch Lite se quiser jogar com um amigo, pois seus controles não podem ser separados.

Os Joy-Cons também são vendidos em pacotes de par, então você tecnicamente recebe dois controladores pelo preço de um. Em geral, o Switch oferece o melhor retorno para o seu dinheiro se você estiver planejando jogar socialmente graças aos seus controladores inovadores e uma enorme biblioteca de jogos. O Switch também se conecta facilmente na TV.

3. O Switch Lite ainda é o console mais acessível e portátil

Crédito: Divulgação/Nintendo
Crédito: Divulgação/Nintendo

O Nintendo Switch Lite é uma opção mais barata que o modelo padrão. Ele é o console portátil mais acessível, disponível no mercado. Entretanto, ele conta com algumas desvantagens. Em suma, você não pode conectá-lo à sua TV devido à falta de entrada HDMI. E os seus controladores não podem ser desconectados.

Ele é certa de R$ 700 reais mais barato que o modelo padrão. E a promessa, é que o desempenho dos dois seja igual. Por outro lado, existem jogos que não suportam o modo portátil.

4. O Switch oferece uma enorme biblioteca de jogos

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Embora o Switch possa ser conveniente para transportar e fácil de jogar com os amigos, nada disso importa se sua biblioteca de jogos estiver vazia. Felizmente, o Switch tem muitos jogos que atendem a todos os tipos de jogadores. Inclusive, a Nintendo segue lançando ótimos jogos para o console.

Se o aspecto social mencionado no item 2 atrai você, saiba que os jogos como Mario Kart 8 Deluxe e Overcooked disponíveis no console. O Switch também é a única maneira de jogar os melhores jogos exclusivos da Nintendo, como Pokémon Legends: Arceus, por exemplo.

Diante disso, se você é fã dos títulos exclusivos da Nintendo, um Switch é a única maneira de acompanhar e jogar os lançamentos atuais. O Nintendo Switch também apresenta jogos populares como Fortnite e Minecraft.

Comprar um Switch em 2023 significa que você tem uma bela biblioteca de jogos estabelecidos para explorar, e um futuro de novos lançamentos que não mostram sinais de desaceleração.

5. Nintendo Switch Online está sempre melhorando

Crédito: Divulgação/Nintendo
Crédito: Divulgação/Nintendo

O compromisso da Nintendo com o Switch é evidente em seu serviço Nintendo Switch Online. Embora sua estreia em 2018 tenha sido marcada pela falta de recursos importantes e conectividade irregular, agora é um ativo valioso para qualquer proprietário do Nintendo Switch.

Para usufruir desse recurso, é necessário fazer uma assinatura do Nintendo Switch Online. Apesar disso, a assinatura dá acesso a uma seleção de jogos NES e SNES. Além disso, você pode comprar o Nintendo Switch Online Expansion Pack, que possibilita que você jogue títulos N64 e Sega Genesis.

Dessa forma, você pode acessar jogos retrô, sem precisar de um emulador, ou console retrô. O Pacote de Expansão também vem com DLC para Mario Kart 8 Deluxe, Animal Crossing: New Horizons e Splatoon 2.

Há também um rumor de que a Nintendo pode lançar jogos GBA no Switch, semelhante ao que fez com os jogos NES, SNES e N64 e Sega. Os jogos GBA incluem alguns dos clássicos jogos Mario e Pokémon.

Embora o serviço ainda precise ser melhorado, atualizações recentes mostraram que o Nintendo Switch Online agora é uma ferramenta útil para qualquer proprietário do Switch.

Sendo assim...

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

Apesar de suas deficiências, o Nintendo Switch continua sendo uma compra que vale a pena em 2023. A atualização do modelo OLED em 2021 ofereceu maior armazenamento e uma tela melhor. Entretanto, ainda faltaram melhorias internas de hardware - o que a Nintendo não deve fazer.

Embora esta seja uma desvantagem significativa, a enorme biblioteca de jogos do The Switch e o suporte contínuo de primeira linha, o tornam um ótimo concorrente para o PS5, Xbox Series X|S e portáteis de próxima geração.

A Nintendo também está atualizando a plataforma online constantemente, com novos jogos e DLCs sendo adicionados. Há também rumores de que a Nintendo está planejando lançar jogos GBA no Switch, então você vai precisar de um se quiser jogar seus clássicos favoritos antigos.