Enquanto a Sony reclama sobre o monopólio da Microsoft com a franquia Call of Duty, a Nintendo não perdeu tempo e já fechou um contrato de 10 anos para ter os direitos dos novos títulos. Segundo o Financial Times, o anúncio chega em um momento em que a Microsoft está fechando o maior negócio da história da indústria de jogo e os órgãos reguladores de diversos países estão preocupados sobre o possível impacto disso.

Microsoft e Nintendo firmam acordo por Call of Duty

A Activision Blizzard está em processo de venda para a Microsoft por US$ 75 bilhões. Desde quando foi feita a declaração sobre a negociação entre as empresas, houve um movimento por parte da Sony contra essa fusão, pois segundo a desenvolvedora do PlayStation, isso limitaria a disponibilidade de Call of Duty para seus consoles e prejudicaria suas vendas. Phil Spencer, chefe do Xbox, chegou a dizer que ofereceu à Sony um acordo de 10 anos pelos direitos de Call of Duty.

Nintendo fecha acordo com Microsoft para lançar títulos de Call of Duty pelos próximos dez anos. Fonte: charlieintel
Nintendo fecha acordo com Microsoft para lançar títulos de Call of Duty pelos próximos dez anos. Fonte: charlieintel

Negociação diferenciada

O diretor de pesquisa da Ampere Analysis, Piers Harding-Rolls, diz:

A principal concessão aqui é a duração desses negócios, em vez de Call of Duty ser multiplataforma.

Piers diz que fazer um acordo com a Nintendo é "fácil", pois o jogo esteve ausente nas plataformas da empresa por vários anos e por conta disso é vantagem para as duas partes o acordo de 10 anos. Entretanto, ele explica que "um acordo com a Sony é mais complexo" dizendo:

Minha opinião é que serão necessárias mais concessões antes que um acordo possa ser feito com a Sony e esses outros órgãos.

O que acha da decisão da Microsoft de fazer acordos como este que fez com a Nintendo? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!