Muitos se perguntam se tem algum problema colocar qualquer cartão microSD no Nintendo do Switch por medo de acontecer algum problema no funcionamento do console. Felizmente nenhum problema sério irá acontecer, mas o console da Nintendo poderá ficar mais lento. Neste artigo você irá descobrir o motivo pelo qual isso acontece e saber quanto custa um cartão de memória ideal para o Nintendo Switch.

Por que o Nintendo Switch pode ficar lento dependendo do cartão microSD utilizado?

Como escolher um bom cartão microSD para o Nintendo Switch e evitar que ele fique lento. Fonte: unsplash (foto por Samsung Memory)
Como escolher um bom cartão microSD para o Nintendo Switch e evitar que ele fique lento. Fonte: unsplash (foto por Samsung Memory)

A grande necessidade do Nintendo Switch para conseguir uma boa fluidez nos jogos é a utilização de um cartão microSD com velocidades de leitura e gravação constantes e altas. Para isso, você deverá procurar por aqueles que contem com classe U3 (UHS-I) e categoria A1 no mínimo.

As classes de um cartão microSD

Há seis classes de velocidades em que os cartões microSD são classificados 2,4,6,10, U1 e U3. As classes U1 e U3 são as com maior velocidade de gravação (rapidez com que se copia um arquivo para o cartão) em megabyts por segundo (MB/s).

As classes U1 e U3 possuem suporte para o barramento de velocidade ultra-alta (Ultra High Speed Bus ou UHS). Os cartões microSD com código UHS-I ou UHS-II se referem à velocidade teórica máxima do BUS (barramento: é o sistema que transfere dados entre componentes). Nos cartões UHS-I temos uma velocidade máxima de 104MB/s, enquanto na categoria UHS-II há uma velocidade máxima de 312MB/s.

As categorias A1 e A2 de um cartão microSD

A Aplication Performance Class foi criada em 2016 pela SD Association devido a necessidade de um bom desempenho em aplicativos instalados em cartões microSD. Essa classificação é feita utilizando a letra "A" e um número. As categorias indicam o desempenho das velocidades mínimas de leitura e gravação aleatórias (IOPS ou input/output operations per second), que nada mais são que a medida das operações de entrada/saída por segundo. Hoje temos somente os padrões A1 e A2.

Aplication Performance Class Leitura aleatória minima Escrita aleatória minima Gravação sequencial constante minima
Class 1 (A1) 1500 IOPS 500 IOPS 10 Mbytes/s
Class 2 (A2) 4000 IOSP 2000 IOPS 10 Mbytes/s

Como o cartão microSD deixará o Nintendo Switch mais lento ou mais rápido?

De acordo com o site PCWorld, o tempo para a leitura e gravação de dados de jogos não é tão diferente a partir do momento que o cartão micro SD é categoria A1 e classe U1, sendo o ideal U3 (UHS-I) com categoria A1 ou A2. Confira abaixo um gráfico de um teste para medir a velocidade de abertura de uma fase em Doom no Nintendo Switch (quanto menor a barra, melhor).

Comparativo de cartões microSD analisando o tempo para abrir o jogo Doom no Nintendo Switch. Fonte: pcworld
Comparativo de cartões microSD analisando o tempo para abrir o jogo Doom no Nintendo Switch. Fonte: pcworld

O site HowToGeek também realizou alguns testes simples para comparar o tempo de carregamento de um arquivo salvo em diferentes jogos utilizando cartões microSD de diferentes configurações.

Jogos Armazenamento interno Micro SD A2 Micro SD antigo
The Outer Worlds 00:46 00:56 01:23
Doom 3 00:09 00:11 00:15

Segundo o HowToGeek os cartões microSD de categoria A2 não tiveram desempenho muito diferente da unidade de armazenamento interno do Nintendo Switch. Ao mesmo tempo, os testes mostrados pelo PCWorld provaram que a categoria A1 não está muito distante também. O grande problema de lentidão só deverá acontecer em modelos de microSD mais antigos, que não contam com a certificação "Aplication Performance Class", que possui somente as categorias A1 e A2, como mencionamos acima.

Quanto de memória o Nintendo Switch suporta?

De acordo com a Nintendo, todas as variantes/versões do console Nintendo Switch suportam cartões microSD de até 2 TB. Abaixo está uma tabela informando quanto de memória interna cada versão do Nintendo Switch possui, lembrando que o usuário poderá expandir a capacidade adicionando até 2 terabytes.

Modelo Armazenamento interno
Nintendo Switch OLED 64 GB
Nintendo Switch Lite (HDH-001) 32 GB
Nintendo Switch HAC-001(-01) 32 GB