Elon Musk decidiu gerar o caos mais uma vez. A nova pauta dele é a violação de direitos autorais ao treinar uma IA (inteligência artificial) utilizando conteúdos publicados em plataformas. Neste caso, Elon acusou a Microsoft de treinar produtos com inteligência artificial utilizando dados do Twitter, mas acredita-se que o motivo real não seja por violação de direitos autorais e sim devido a uma ação da desenvolvedora do Windows.

Machine Learning com utilização de dados da internet seria uma violação de direitos autorais?

Direitos autorais podem ser violados com a utilização de dados por uma inteligência artificial na internet. Fonte: unsplash (foto por Stephen Dawson)
Direitos autorais podem ser violados com a utilização de dados por uma inteligência artificial na internet. Fonte: unsplash (foto por Stephen Dawson)

O aprendizado de máquina (machine learning) de uma inteligência artificial (IA) com base em dados na internet pode ou não ser uma violação de direitos autorais? Essa é uma pergunta que veio à tona após a ameaça de Elon Musk à Microsoft.

É difícil definir até onde os dados de uma empresa ou plataforma são públicos ou não, pois nem sempre isso fica claro ao acessá-los. Por esse motivo, há inúmeros processos ocorrendo por direitos autorais, principalmente os relacionados a imagens, que podem ser fotos ou uma arte digital. Ao mesmo tempo, ainda há o fato de que teoricamente seria necessário sempre pedir a autorização do autor de uma informação publicada, seja lá aonde for, para utilização em alguma pesquisa, análise de dados.

Se você já realizou uma pesquisa acadêmica e precisou aplicar alguma entrevista com pessoas, provavelmente deve ter enfrentado alguma dificuldade para que o Comitê de Ética em Pesquisa autorizasse o início do seu trabalho como entrevistador. É obrigatório que se explique a finalidade da pesquisa para toda pessoa entrevistada, além de perguntar se ela concorda com o uso dos dados coletados na entrevista. Isso sem dúvidas pode ser aplicado na internet, caso alguém queira e é por este motivo que Elon Musk não está errado, apesar de ele estar ameaçando uma empresa com um processo por outro motivo, como poderá ver abaixo.

O que aconteceu afinal para Elon Musk ameaçar a Microsoft com um processo?

Depois do anúncio da Microsoft sobre a retirada do suporte ao Twitter de sua plataforma de publicidade, Elon Musk tuitou dizendo "Eles treinaram ilegalmente usando dados do Twitter. Hora do processo". Segundo a página de suporte da Microsoft, "a partir de 25 de abril de 2023, as campanhas inteligentes com multiplataforma não serão mais compatíveis com o Twitter".

O motivo pelo qual a Microsoft provavelmente anunciou o encerramento do suporte ao Twitter em sua plataforma de publicidade é a cobrança do Twitter pelo uso da API. Para se desenvolver um programa relacionado a determinada plataforma, os desenvolvedores precisam ter acesso à API e foi anunciado pelo Twitter que as empresas teriam de pagar por mês algo entre US$ 42.000 e US$ 210.000. Para algo que anteriormente era gratuito, acredita-se que essa mudança foi um tanto quanto abrupta na visão da Microsoft em termos de posicionamento no mercado.

Sobre as alterações na plataforma de publicidade da Microsoft

  • De acordo com a Microsoft, a partir do dia 25 de abril, os usuários de sua plataforma de publicidade não poderão utilizar os seguintes recursos:
  • Acessar sua conta do Twitter através da ferramenta de gestão social
  • Criar e gerenciar rascunhos ou Tweets
  • Ver tweets anteriores e engajamento
  • Programar tweets

A empresa acrescenta em seu documento de suporte que "outros canais de mídia social, como Facebook, Instagram e LinkedIn, continuarão disponíveis".