O Google trabalha para aumentar a segurança da plataforma e tornar o serviço mais seguro, principalmente na opção de pagamentos, em que identifica transações potencialmente suspeitas, com isso bloqueando algumas funcionalidades da conta até que seja verificado a identidade do títular, evitando que terceiros usem dados cadastrados no GPay — como cartões de crédito ou débito — para realizarem compras em lojas físicas ou virtuais.

Por que verificar a identidade?

Ao mandar seus documentos de identidade para o Google você garantirá que é de fato o dono da conta, garantindo mais segurança contra golpes e fraudes. Para quem faz uso do Google Paycarteira digital da empresa que permite salvar cartões e efetuar pagamento via NFC — é possível que em algum momento a conta seja restringida por falta de verificação dos dados ou quando há transações suspeitas na plataforma, sendo necessário confirmar sua identidade para que o uso seja desbloqueado.

Além do wallet, outros serviços também ficam limitados, como a Play Store, impedindo a compra de aplicativos, filmes, músicas ou o pagamento de assinaturas através dos cartões vinculados à conta. De modo geral, caso você não verifique sua identidade ficará impedido de usar os principais serviços da empresa.

Exemplo de e-mail enviado pelo Google Payments. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).
Exemplo de e-mail enviado pelo Google Payments. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).

É possível enviar fotos dos principais documentos emitidos no Brasil, como Registro Geral (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte, RNE ou carteira de trabalho, por exemplo. Como de costume, é preciso tirar a fotografia em um ambiente bem iluminado para que seja possível identificar dados como nome, sobrenome e outras informamações.

Para os motoristas que dispõem da Carteira Digital de Trânsito (CDT) é possível exportar um documento em PDF com os dados da CNH, dispensando a fotografia e tornando o processo de verificação da identidade mais fácil.

Tire uma boa foto:

  • Enquadre o documento inteiro, mostrando os quatro cantos;
  • Tire o documento do plástico para evitar reflexos;
  • Faça a fotografia em um ambiente bem iluminado (preferencialmente luz natural) e mantenha o celular paralelo ao documento;
  • Foque manualmente. Imagens desfocadas não são aceitas.

Verifique sua conta

É importante realizar esse procedimento com atenção, visto que para evitar abusos o número de tentativas de verificação é limitado. Além disso, o upload de arquivos ou imagens que não correspondem ao documento solicitado pode causar a suspensão da conta.

1º Passo:

No e-mail que foi enviado você terá algumas orientações de como realizar o upload dos arquivos. No final da página você verá o botão 'Verificar agora', toque sobre ele ou acesse por meio deste link.

Toque sobre
Toque sobre 'Verificar agora'. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).

2º Passo:

Nesta etapa você deverá buscar pelo documento no armazenamento do PC ou celular. Toque sobre e aguarde enquanto o envio é feito.

Selecione a foto ou arquivo do documento. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).
Selecione a foto ou arquivo do documento. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).

3º Passo:

Pronto, agora basta aguardar até que o Google analise o documento e dê um retorno via e-mail. O processo pode levar alguns dias, porém geralmente costuma ser bastante rápido. Caso não seja possível verificar sua identidade será necessário enviar seus documentos novamente.

Pronto, agora aguarde enquanto a foto é analisada. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).
Pronto, agora aguarde enquanto a foto é analisada. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).

O que achou dessa dica de segurança? Já verificou a identidade da sua conta do Google? Conta pra gente, participe do nosso grupo no Telegram!