O que é o a Exploração de Dia Zero e como se proteger? 

Afinal, o que é a tão falada Exploração de Dia Zero, que nem mesmo muitos antivírus famosos e renomados não conseguem pegar? Entenda como funciona esta vulnerabilidade, e saiba como se proteger.

Por | @oficinadanet Segurança digital Pular para comentários

Muito se fala do Vulnerabilidade do Dia Zero, uma praga virtual muito temida, e que poucos antivírus conseguem detectar.  A Exploração de Dia Zero é um ataque que um hacker descobriu, na qual eles podem agir antes que os desenvolvedores de software tenham tempo de reagir. 

A maioria dos problemas de segurança é encontrada muito antes de alguém ter a chance de explorá-los. Os problemas geralmente são encontrados por outros desenvolvedores, que trabalham nessa parte do sistema, ou por hackers de white hatque (hacker ético), que buscam vulnerabilidades com o objetivo de proteger o sistema. 

Com tempo suficiente, um desenvolvedor de software pode determinar a gravidade, corrigir o código e criar um patch que seja lançado como uma atualização. Um usuário pode atualizar seu sistema, e nenhum dano será causado. 

A Exploração de Dia Zero é aquela que já está disponível. Ele está sendo explorado por hackers de maneira destrutiva, e o desenvolvedor de software precisa agir o mais rápido possível para preencher as lacunas. 

Como se proteger da Exploração de Dia Zero? 

Em um mundo moderno, onde tantos dados privados sobre você são mantidos por tantas empresas diferentes, você está correndo riscos, pois essas empresas, como Google, Facebook, entre tantas outras aonde você pode ter feito um cadastro e que possuem seus dados nos sistemas de computador. 

Há muitas coisas que você pode fazer para se proteger. Por exemplo, ao escolher um banco para manter uma conta, olhe para a história dele. Eles foram hackeados? Bom, vários bancos já foram, mas se o seu banco já foi, o que ela fez para resolver o problema? A marca de uma boa companhia é aquela que aprende com seus erros. Se uma empresa parece ser alvo, ou perder vários dados, talvez valha a pena pensar em outra marca. 

Quando você cria uma conta em uma empresa, verifique se as credenciais de seu usuário são diferentes das credenciais de outros sites. É importante ter certeza de que você usa uma senha diferente para cada conta. Se isso for difícil, pelo fato de que você vai ter que se lembrar de várias senhas diferentes, utilize um bom gerenciador de senhas. 

Leia também: As melhores dicas para nunca mais esquecer a senha 

Mantenha o software do seu computador sempre atualizado, e tenha um cuidado especial para garantir que todas as atualizações de segurança disponíveis estejam instaladas. 

Além de manter o software de seu computador atualizado, mantenha o firmware do seu hardware atualizados também. Isso inclui roteadores, telefones, computadores e outros dispositivos conectados, incluindo webcams. 

Altere as senhas padrão para dispositivos como roteadores, webcams e outros dispositivos conectados.  

Leia as notícias sobre tecnologia e procure anúncios e alertas de segurança das empresas. Boas empresas anunciarão qualquer vulnerabilidade que conheçam e fornecerão detalhes sobre a gravidade e o melhor método para se proteger. 

No caso de uma exploração de dia zero, o aviso pode ser uma solução alternativa, ou pode até incluir a não utilização de um software ou hardware, até que uma correção possa ser localizada e aplicada. O conselho irá variar, dependendo da gravidade e probabilidade da Exploração de Dia Zero ser usada. 

Seja cauteloso ao ler e-mails, mensagens de chat via Facebook, WhatsApp e outras mídias sociais. Estamos todos acostumados com spam, como propagandas enganosas. Estas mensagens são claramente golpes e devem ser excluídas.  

O que você deve saber é quando um dos seus amigos, ou uma empresa em que você confia, foi atacado. Você pode começar a receber e-mails ou mensagens de pessoas que você conhece com links dizendo algo como "Ei, veja isto". 

Tenha sempre muita cautela com links. Se seu amigo normalmente não lhe enviar esses links, exclua o e-mail ou entre em contato com a pessoa usando outro método, e pergunte se ela enviou a mensagem. 

Quando estiver on-line, verifique se seu navegador está atualizado, e nunca siga links de e-mails dizendo ser do seu banco. Sempre acesse diretamente o site do banco usando o método que você usaria normalmente (ou seja, digite o URL, ou pesquise no Google pelo nome do Banco). 

Um banco nunca pedirá sua senha por email, SMS ou mensagem do Facebook. Em caso de dúvida, entre em contato com o banco por telefone, para ver se eles enviaram alguma mensagem para você. 

Se você estiver usando um computador público, certifique-se de ter limpo o histórico da Internet quando sair do computador, e de ter deslogado todas as suas contas. Use os modos de navegação anônima quando estiver em um local público, para que seja mantido o mínimo de informações suas neste PC. 

Desconfie de anúncios e links dentro de páginas da Web, mesmo que os anúncios pareçam genuínos. Às vezes, os anúncios usam uma técnica chamada script entre sites, para obter acesso aos seus detalhes.  

Antivírus grátis contra a Exploração de Dia Zero

Como falamos neste artigo, alguns antivírus grátis garantem proteção contra a vulnerabilidade. São eles o Avira Antivirus e o Avast Free Antivirus.  

Resumindo 

As melhores formas de manter a sua segurança contra a Exploração de Dia Zero é sempre manter atualizado seu software e hardware, e pesquisar por atualizações regularmente. Além disso, use apenas empresas confiáveis com bons registros, use uma senha diferente para cada site, nunca forneça sua senha ou qualquer outro detalhe de segurança em resposta a um e-mail ou outro tipo de mensagem, que diz ser do seu banco, ou outro serviço financeiro. Além disso, sempre use um dos melhores antivírus.

OFICINA DA NET NO YOUTUBE
Gosta de tecnologia, smartphones e hardware? Então inscreva-se agora!

Não, obrigado