As senhas garantem a segurança e privacidade de nossas redes sociais, serviços de crédito, trabalho, site da faculdade, entre outras milhares de possibilidades. Mas, devido à grande quantidade de serviços que utilizamos e que exigem senhas, nem sempre é fácil lembrar de todas as que temos. E se você é desses que sempre tenta usar a mesma senha para tudo, sabe que alguns serviços exigem caracteres diferentes, e as vezes não é possível usar a senha de praxe. Independente do seu caso, neste artigo você encontrará as melhores dicas para se lembrar das suas senhas.

As melhores dicas para nunca mais esquecer a senha

Como criar uma senha fácil de lembrar? Alguns podem pensar em usar algo simples, como a data do seu aniversário. Mas é apenas uma questão de tempo antes que alguém adivinhe essa senha, afinal, ela é bem óbvia. E, como sugerimos no primeiro parágrafo, até é possível usar a mesma senha em diversos serviços, mas há um risco real de alguém conseguir descobrir, ou mesmo um vírus conseguir capturar uma senha, e advinha o que acontece neste caso? O malfeitor que conseguir ter acesso à sua senha-mestra, terá acesso à muitas coisas suas, em diferentes plataformas. Portanto, pode não ser uma boa usar essa estratégia.

efetivamente violará todos os seus sites seguros. Você precisa usar uma senha complexa e exclusiva para cada site seguro e a única maneira prática de gerenciar isso é com um gerenciador de senhas.

Gerenciadores de senhas

Há ainda uma boa opção, mas você vai precisar utilizar um serviço. Estamos falando dos gerenciadores de senhas. Estes aplicativos podem se conectar em todos os seus dispositivos, sejam eles desktops, notebooks, smartphones ou tablets. Eles geram senhas inquestionáveis, como ir23 # m # uBJP! 4i0k, e vai te lembrar da senha para você, além de permitir que você as salve automaticamente para fazer login.

Mas há um problema. Quase todos os gerenciadores de senhas dependem de uma senha mestra para garantir a segurança de todas essas senhas salvas. A senha mestra deve ser totalmente indecifrável para mal intencionados, porque qualquer pessoa com acesso a ela poderá acessar todas as suas contas. 
Mas também deve ser totalmente memorável, não como o jargão que vem de um gerador de senhas aleatório. Se você esquecer a senha mestra, ninguém poderá ajudá-lo. No lado positivo, isso também significa que um amigo ou familiar desonesto não pode invadir seu armazenamento de senhas mas se você esquecer, poderá perder o acesso à todas as senhas ali armazenadas.

Vamos supor que você tenha feito tudo certo, em termos de segurança. Você instalou um antivírus ou uma suíte de segurança, e você usa uma rede privada virtual, também conhecida como VPN, que criptografa toda sua navegação. Além disso, você usa um gerenciador de senhas para lidar com sua infinidade de códigos. Você ainda precisará lembrar de uma senha mestra insanamente segura para bloquear o gerenciador de senhas. Aqui estão algumas dicas sobre como selecionar uma senha que seja memorável e não seja previsível.

Leia também: Passo a passo para ativar um gerenciador de senhas de terceiros no iOS 12

Torne-a poética

Todo mundo tem um poema ou uma canção favorita, do qual nunca esquecerá. Pode ser de Shakespeare, Pussy Riot ou Bonzo Dog Doo Dah Band. Seja qual for a estrofe ou verso, você pode transformá-lo em uma senha. Veja como.

Comece escrevendo a primeira letra de cada sílaba, usando letras maiúsculas intercaladas. Vamos tentar esta linha de Romeu e Julieta: "Mas suave, que luz através da janela quebra?" A partir disso, você obteria mS,qLaDjQ? Você poderia adicionar A2S2 para o Ato 2, Cena 2, se é algo que você nunca esquecerá. Ou 1597, para o ano de publicação.

Se a passagem não tiver um medidor forte, você pode simplesmente pegar a primeira letra de cada palavra. Começando com a citação "Seja você mesmo, porque todos os outros já existem. - Oscar Wilde", você poderia inventar svmptooje.-OW. Adicionando um número memorável completa a senha, talvez 1854 (sua data de nascimento) ou 1900 (sua morte). 

Sua senha poética será completamente diferente desses exemplos, é claro. Você começará com sua própria canção ou cotação significativa, e a converterá em uma senha exclusiva que ninguém mais poderia adivinhar. 

Use uma frase secreta

Os especialistas em senhas sempre recomendam a inclusão de todos os quatro tipos de caracteres: letras maiúsculas, letras minúsculas, dígitos e símbolos. O raciocínio é que, ao expandir o conjunto de caracteres, você expande enormemente o tempo necessário para decifrar a senha. Mas o tamanho também serve para tornar a senha mais difícil, e uma maneira de obter uma senha longa e memorável é usar uma frase secreta.

Você pode começar usando uma palavra comum, substituindo algumas das letras por números similares, e adicionando alguns caracteres extras. Por exemplo, vamos supor que as palavras escolhidas sejam o nome do nosso site, Oficina da Net. E se a senha fosse =0f1c1b4=D4=N37=. Bem mais difícil do que apenas "oficinadanet", não é mesmo?

O ideal é não utilizar espaços na senha, e nem todos os gerenciadores de senhas permitem espaços na senha mestra. Sem problemas! Basta escolher um caractere como o hífen, ponto ou sinal de igual para separar as palavras. 

Dica: Não use um caractere que exija pressionar a tecla Shift. Escolha palavras que não combinem naturalmente e invente uma história.

Se você tiver problemas para criar palavras não relacionadas para sua senha, há muitos geradores de frase-senha online, como o passwordsgenerator. Você pode razoavelmente se preocupar em usar uma senha gerada pelo algoritmo de outra pessoa. Nesse caso, você pode gerar várias senhas e recortar a primeira palavra de cada uma delas.

Senhas mais longas são as melhores

Steve Gibson, especialista em computadores de longa data, sugere que o segredo para senhas longas e fortes é o preenchimento. Se um invasor não conseguir decifrar sua senha usando meios simples, o único recurso é uma verificação de força bruta de todas as senhas possíveis. E cada palavra adicionada torna esse ataque massivamente mais difícil.

Algumas pessoas, na intensão de dificultar suas senhas, usam três pontos de exclamação no final. Isso não é recomendado. Primeiro, porque requer a tecla shift. Em segundo lugar, é muito previsível. 

Em vez disso, escolha duas chaves próximas e alterne, adicionando algo como vcvcvcvc. Ou escolha três caracteres, como lkjlkjlkjlkj. A calculadora de Gibson, elaborada pelo Steve Gibson para calcular a força de uma senha, diz que levaria mais de 2 dias para um Cenário de Matriz de Craqueamento em Massa (Supondo cem trilhões de palpitesdecifrar a senha mS,qLaDjQ? (a senha de Romeu e Julieta do exemplo anterior). Adicionando vcvcvcvc aumenta para mais de um bilhão de séculos.

Longa, forte e memorável

Depois de investir em um gerenciador de senhas e converter todos os seus logins para usar senhas fortes e exclusivas, a única senha que você ainda precisa lembrar é aquela que abre o gerenciador de senhas em si. Essa senha mestra desbloqueia todo o resto, então você realmente precisa passar algum tempo com um mestre que você possa lembrar facilmente, mas isso seria impossível para outra pessoa adivinhar ou rachar.

Crie uma senha com base em um poema, música ou frase famosa. Ou crie uma senha, ligando palavras não relacionadas a uma imagem ou história memorável. Em seguida, adicione alguns preenchimentos fáceis de digitar. Você vai acabar com uma senha mestra que é memorável e indecifrável.