A Samsung oficialmente anunciou o início da produção de seus smartwatches no Brasil, informa a empresa por meio de nota à imprensa divulgada nesta quarta-feira, 22 de julho. A fábrica localizada em Manaus, no estado do Amazonas, será a responsável pela nova produção.

"A Samsung está diretamente conectada ao povo brasileiro. O investimento na produção local de smartwatches não só reforça, como também expande nosso vínculo com o País, onde já temos produção consolidada de diversos tipos de produtos. Temos orgulho de fazer parte deste desenvolvimento tecnológico e estamos focados em, cada vez mais, ampliar nossa atuação no Brasil", afirmou Antonio Quintas, vice-presidente da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil.

Já, se iniciou a produção dos relógios inteligentes em Manaus. Os modelos que passam a ser fabricados aqui em território nacional são os Galaxy Watch Active2, em versões LTE de 44mm (preto) e 40mm (rosé), e BT de 44mm (preto e prata), Galaxy Watch Active (preto, prata e rosé) e Galaxy Fit E (preto e branco).

Essa novidade ocorre em um momento de consumo crescente de smartwatches por parte dos brasileiros. Por isso a empresa decidiu investir na produção local desses dispositivos aqui no Brasil. O estudo IDC Quarterly Wearable Device Tracker - Q12020, revelou que o primeiro trimestre deste ano registrou um aumento de 218% na venda de Smart Wearables (smartwatches) no Brasil em comparação ao mesmo período de 2019. Em relação ao mercado de Basic Wearables (Fitness Band), com dispositivos como Galaxy Fit E, o crescimento no período foi ainda maior, alcançando 321%.

Muda o preço por ser produção nacional?

Perguntamos a Samsung sobre a produção nacional, se isso impacta em preços, a resposta da fabricante foi:

"Entregar o melhor custo-benefício para o consumidor é prioridade para a Samsung e ter uma produção local nos dá mais possibilidades de inovar, customizar e atender as reais necessidades dos brasileiros, independentemente do cenário macroeconômico."