Uma nova patente da Samsung foi aprovada pelo WIPO (Escritório Mundial de Propriedade Intelectual) na última quinta-feira (11). O documento mostra um smartphone com seis câmeras, mas não se trata de um conjunto fotográfico convencional, dado que a empresa estuda a possibilidade de inserir uma tecnologia interessante.

De acordo com a descrição da patente, a Samsung quer aprimorar ainda mais a qualidade das fotos usando câmeras de movimento. As imagens compartilhadas pelo LetsGoDigital mencionam o uso de cinco câmeras com lentes grande-angulares e distância focal de 28mm, além de um sensor telefoto e flash LED.

Para fotos consideradas normais, cada câmera apontaria para uma determinada direção do ambiente com o objetivo de melhorar a imagem. Juntas, elas poderiam aprimorar o modo retrato, por exemplo, permitindo que os usuários capturem fotos mais amplas com fundo desfocado - algo que não é possível atualmente, nem mesmo nos modelos topos de linha.

Imagem: LetsGoDigital
Imagem: LetsGoDigital

O novo conjunto de seis lentes também pode melhorar consideravelmente a qualidade das fotos em ambientes com pouca luz, além de entregar um resultado superior em gravação de vídeo. O LetsGoDigital revela que existem quatro sensores de 32MP que são capazes de produzir arquivos tão grandes quanto um sensor de 100MP. Isso porque o sistema inclinável têm um campo de visão sobreposto, fazendo com que mais detalhes sejam capturados.

A patente também menciona a versatilidade das câmeras, que podem ser inclinadas sem depender uma da outra. Por conta desse sistema, somente as partes responsáveis pela captura da imagem são iniciadas, diminuindo o consumo de energia.

Claro, estamos falando de uma patente, então não há previsão de quando nem se a Samsung lançará um smartphone com seis câmeras de movimento. Teremos que aguardar mais informações para sabermos se essa ideia sairá do papel e chegará nas mãos dos consumidores.