No mês passado, surgiram relatos à respeito do leitor de digitais ultrassônico do Galaxy S10, que estava apresentando uma falha que permitia que qualquer um desbloqueasse o sistema. Posteriormente, o problema também foi constatado no Galaxy Note 10. Isso fez com que alguns bancos removessem o suporte para esses modelos.

Para quem não sabe, o leitor ultrassônico utilizado pela Samsung é da Qualcomm, mas parece que a sul-coreana pode abandonar esse componente nos aparelhos topo de linha de 2020 por conta dessas falhas. Um novo relatório aponta que existe uma grande preocupação entre as fabricantes de smartphones com relação a segurança do leitor da Qualcomm.

Também foi dito que, antes mesmo dessa tecnologia chegar ao mercado, funcionários do setor diziam que a mesma "exibia uma maior probabilidade de erros". Então, o problema encontrado nos modelos da Samsung certamente "manchou" ainda mais a reputação do leitor. Além disso, o mesmo relatório menciona que a solução da Qualcomm tem certos limites, e os desenvolvedores precisam ter bastante cuidado ao criar determinados softwares.

Existe uma alternativa

Analisando o mercado, vemos que muitas empresas estão apostando no leitor óptico, que aparentemente tem se saído muito bem. Essas tecnologias fazem a leitura da digital de maneira diferente. Enquanto que o óptico usa feixes de luz para autenticar a digital, o ultrassônico, como o próprio nome sugere, faz o mesmo processo com ondas ultrassônicas.

Levando em consideração todas as falhas encontradas anteriormente, existe a possibilidade de que a Samsung realmente esteja considerando implementar um leitor óptico tradicional em seus próximos Galaxys. Evidentemente, nada disso foi confirmado pela empresa, então vamos aguardar mais detalhes.

Via