Várias empresas de tecnologia, após Donald Trump assumir a presidência dos Estados Unidos, anunciaram investimentos na construção de fábricas no país em função devido a política protecionista adotada pelo presidente.

A Apple foi a primeira a adotar a posição, logo em seguida a Samsung anunciou um investimento de US$ 300 milhões na construção de uma fábrica na Carolina do Sul, que já entra em operação neste mês.

Samsung deixa recado ao governo dos EUA após construção de fábrica ser concluída.
Samsung deixa recado ao governo dos EUA após construção de fábrica ser concluída.

A fábrica da Samsung ficará responsável pela produção de máquinas de lavar e também outros aparelhos eletrodomésticos.  Com isso irá gerar mais de mil empregos no estado.

A Samsung, agora, com a iminência de abertura da sua nova unidade, recebeu uma petição da Whirlpool na Comissão e Comércio Internacional dos Estados Unidos com sugestão que o país cobre uma taxa de 50% sobre as máquinas produzidas pela Samsung.

A Samsung, então, enviou um pedido ao governo dos Estados Unidos em que afirma que qualquer taxa cobrada neste momento pode inviabilizar a criação de empregos na Carolina do Sul.

Além disso, a sul-coreana diz que ainda precisa importar algumas peças do exterior e com isso, uma taxação maior pode afetar a fábrica e o mercado estadunidense. A Samsung também emitiu uma nota em que reafirma o seu compromisso com o país.

"Esperamos que a Administração reconheça o compromisso da Samsung com a fabricação de produtos nos EUA e nos ajude a proteger os quase 1.000 postos de trabalho adicionais que estamos trazendo para o país", disse a Samsung.

O governo dos Estados Unidos ainda não se manifestou sobre o episódio.