Senhoras e Senhores, a gente sabe que vocês gostam de ver aparelhos recém lançados e ainda pouco explorados para tirarem dúvidas acerca de qual smartphone investir o seu suado dinheiro. Infelizmente, o LG G8s ThinQ não entra nesse barco, pois foi lançado oficialmente em fevereiro de 2019. Sem grande glamour ou holofotes apontados pra ele, podemos explorar um caminho diferente do normal e colocá-lo à prova para determinar se ainda é uma boa opção para você adquirir ou então deixá-lo em paz. Ele está há pouco mais de 30 dias conosco e o que achamos deste smartphone - equipado com Snapdragon 855, 6GB de memória RAM e 128GB de armazenamento interno; três lentes na câmera traseira com opção de zoom óptico e grande angular - você acompanha agora comigo.

Vale a pena comprar um LG G8s ThinQ?

Começando pelo design, a LG sempre entregou aparelhos muito bonitos para os usuários, não é diferente no G8s ThinQ - que a partir de agora vou chamar apenas de "G8s".

LG G8s ThinQ - traseira tem proteção em vidro como na parte da frente
LG G8s ThinQ - traseira tem proteção em vidro como na parte da frente

O smartphone é composto de vidros nas superfícies e metal nas extremidades; uma combinação pra lá de sofisticada, mas o vidro nas duas superfícies praticamente obriga a fabricante a enviar uma capinha de proteção, caso você seja desastrado, como eu. É bom usar #ficaadica.

Além dos tradicionais botões de volume e power, o G8s tem um botão exclusivo para o Google Assistente, posicionado abaixo do volume. O botão Power fica quase no topo da lateral direita, uma posição bem ruim, na minha opinião. Logo abaixo está a gaveta para você colocar dois cartões nanoSIM ou uma linha e um cartão de memória microSD.

LG G8s ThinQ ganhou um botão exclusivo para o Google Assistente
LG G8s ThinQ ganhou um botão exclusivo para o Google Assistente

O G8s tem três lentes na câmera traseira. A principal, de 13MP, uma Wide Screen de 12MP e uma terceira lente exclusiva para fotos em zoom 2x. Eu explico mais à frente como funciona o sistema da câmera e suas três lentes. Fique ligado.

O sensor de impressão digital fica localizado nas costas do G8s, nem sob a tela, nem na frente. Para muitos, como eu, esta posição é ruim - se comparada ao sensor ID na frente ou ainda debaixo da tela. Durante os testes, usando o smartphone como se fosse meu, demorei pelo menos dois dias para me acostumar com a posição do leitor.

O LG G8s ThinQ tem três lentes disponíveis na traseira para o usuário explorar o melhor ângulo para suas fotos
O LG G8s ThinQ tem três lentes disponíveis na traseira para o usuário explorar o melhor ângulo para suas fotos

Na parte da frente o display tem Notch e uma borda levemente superior embaixo, se comparada às das laterais. Mesmo assim o tamanho de tela útil ao usuário é bem boa. O LG G8s foge um pouco do padrão de smartphones atuais - em que sentimos na pegada um smartphone mais estreito e longo.

O display do LG G8s ThinQ é FullHD+  e tem resolução 1080x2248
O display do LG G8s ThinQ é FullHD+ e tem resolução 1080x2248

Falando no Display, são 6,2" OLED com resolução FullHD+ 1080x2248p de muita qualidade. As cores estão todas ali e a ausência de luz (pretos) também são perfeitos.O recorte do display nos cantos arredondados também é perfeito.

O LG G8s ThinQ tem um belo display
O LG G8s ThinQ tem um belo display

Performance

É difícil entender como os top de linha da LG rendem pouquíssimo lucro para a marca tendo componentes de tão boa qualidade e das mais recentes tecnologias. Dificilmente vemos o G8s na pauta de artigos e listas com dicas de smartphones. Na verdade não é tão difícil assim, basta analisar o preço e a relação custo/benefício para compreender. A versão que recebemos para testes vem equipado com snapdragon 855 (a segunda mais potente da Qualcomm), 6GB de memória RAM, 128GB de armazenamento e 3550 mAh na bateria. Um conjunto extremamente qualificado; acima da média. Mas atualmente custando em torno de R$ 3.299,00, o LG G8s enfrenta a concorrência com Galaxy S10, iPhone XR e Huawei P30 Pro. São, portanto, concorrentes de peso e que normalmente são escolhidos em vez do LG G8s.

LG G8s ThinQ - Veja aqui a ficha técnica completa

Nos tradicionais testes de benchmark, o LG G8s teve desempenho invejável, alcançando os 409 mil pontos no AnTuTu Benchmark. Confira os gráficos de desempenho abaixo:

O desempenho do LG G8s ThinQ nos games você pode conferir em nosso quadro Roda Liso no Youtube.

Com relação ao desempenho do aparelho no uso do dia a dia, nota 10. Obviamente não há engasgos nem delay durante a utilização. O smartphone roda absolutamente todos os games e app pesados da Google Play. A LG se preocupa com os detalhes e a interface está cheia de animações e transições animadas quando você troca de app, abre um app novo, etc.

Bateria deixou a desejar

Nem tudo são flores; a bateria poderia ser melhor otimizada (não necessariamente de maior capacidade). Em uso esporádico, o LG G8s até aguenta quase dois dias, no entanto, qualquer "user" que fica navegando no Instagram, mete um joguinho em cada espaço de tempo que pode, registra muitas fotos e abastece constantemente suas redes sociais, a probabilidade de ultrapassar 24 horas de bateria é muito baixa.

Em um dos testes que fiz, o LG G8s teve apenas 4h30 de tela ligada - bem abaixo do que estamos acostumados a ver por aqui.

PS: eu tenho pavor quando a bateria desce abaixo dos 30%; fico preocupado em não poder usar o smartphone até a hora de dormir. Nada que não se resolva se você tiver um carregador por perto e garantir ali 15 minutinhos de recarga. ;)

Vamos falar das câmeras?

O LG G8s tem três câmeras traseiras e três tipos de fotos à disposição do usuário. O primeiro deles é o normal, sensor de melhor qualidade e maior resolução. O segundo modo é um híbrido que utiliza tanto a primeira lente como a terceira. Explico: Ela é uma lente zoom 2x. Quando você quer fotografar algo que está próximo com este modo, a câmera utiliza a lente principal cropada com zoom digital, ou seja, ele usa o mesmo sensor da câmera frontal, porém aproxima de forma digital a imagem e recorta o que seria excedente. Se o objeto ou pessoa que você quer fotografar está longe, aí entra em ação o terceiro sensor, que utiliza zoom óptico, ou seja, um zoom de verdade.

A troca entre as lentes é perceptível, mas muito suave e em nada atrapalha a experiência do usuário.

Capaz de produzir ótimas fotos, o LG G8s ThinQ possui três lentes na parte traseira, além de uma câmera de 8MP na frente
Capaz de produzir ótimas fotos, o LG G8s ThinQ possui três lentes na parte traseira, além de uma câmera de 8MP na frente

A lente Wide também reproduz fotos muito boas, claro, distorcendo na extremidades. No exemplo abaixo podemos ver que no centro do foco está tudo certo, mas nas extremidades dá para ver como esticado. Os arquivos chegam a 4032x3024 pixels de tamanho. Como defensor das lentes Wide, eu recomendo você usar este modo para objetos ou pessoas bem ao centro ou então para paisagens, onde normalmente esta distorção dá significado de amplitude, como você pode ver abaixo:

Foto com a lente Widescreen
Foto com a lente Widescreen

Se liga então numa galeria de fotos bacanas feitas com o LG G8s ThinQ:

Selfie em ambiente fechado com boa iluminação
Fotografia com a câmera principal
Vista com câmera principal
Zoom 2x do mesmo local
Mesmo cenário com a lente WideScreen
Widescreen consegue uma amplitude maior do cenário
Mesmo local da foto anterior, porém com zoom 2x
Selfie em ambiente externo
Widescreen
Normal
Zoom óptico 2x

A câmera frontal tem 8MP e também faz boas fotos. Ela tem ainda uma série de bons recursos, como modo Estúdio, Retrato, Automático e AI Cam. Ele ate mostra a opção de câmera manual, mas quando você seleciona esse modo, o software automaticamente muda para a câmera frontal - que a propósito, funciona nos três modos de lentes.

Olha essa estabilidade

Se o seu interesse é registrar vídeos por aí, o LG G8s me surpreendeu positivamente. Além de poder fazer vídeos em 4K 60fps, 30fps, FullHD 60 e 30fps, a estabilidade dos vídeos é realmente muito boa. Você pode conferir um exemplo em nosso vídeo no Youtube (aliás, se você não conhece o Oficina da Net no Youtube, é a hora de se inscrever para receber novidades).

E o Software?

O LG G8s é muito fácil de mexer. Com poucos toques na tela você chega onde quer, sem complicação e sem menus complicados. Inclusive nas configurações você pode ver os diferentes tipos de configurações separados em abas (Rede, Som, Tela e Geral).

O software do LG G8s ThinQ é bastante intuitivo e muito bonito
O software do LG G8s ThinQ é bastante intuitivo e muito bonito

Na barra de ferramentas deslizando com o dedo de cima para baixo, destaque - além dos controles já conhecidos - para a gravação de tela (auto-explicativo), Eco playback (que reduz a luz do display a quase zero pra você ouvir áudios sem desligar o display e ainda salvar um pouco de bateria e o DTS:x 3D Surround - que proporciona um experiência mais imersiva de som no seu aparelho.

O software conta ainda com aplicativos originais da LG, do o Health, QuickMemo+, Gravador de audio HD, entre outros. Conta também com apps do Google, aquela loja de aplicativos brasileiros obrigatório.

COMANDOS POR GESTOS

Este é o sinal de que você pode usar gestos para comandar acesso ao Youtube, aumentar ou diminuir o volume, tirar printscreen e outras opções
Este é o sinal de que você pode usar gestos para comandar acesso ao Youtube, aumentar ou diminuir o volume, tirar printscreen e outras opções.

Umas das principais novidades do LG G8 neste ano é a presença de um sensor capaz de interpretar movimentos de sua mão para realizar alguns comandos, como aumentar ou diminuir o volume, acessar Youtube ou até tirar um printscreen. Na teoria é muito bacana, porém na prática, pouco usual. Eu tentei usar mais gestos para bloquear o telefone, mas você leva mais tempo posicionando a mão sobre a tela para tentar o reconhecimento do que efetivamente pressionando o botão power. Leva um tempo para pegar prática - fica a dica de acessar o tutorial disponível nas configurações de gestos.

Com o LG G8s ThinQ é possível realizar alguns comandos sem tocar com o dedo na tela
Com o LG G8s ThinQ é possível realizar alguns comandos sem tocar com o dedo na tela

VALE A PENA?

O ano está acabando, vamos nos encaminhando para 2020 e novamente teremos muitos lançamentos, incluindo a própria LG - que aliás, vende muito bem seus aparelhos de entrada aqui em nosso país. Mas, e o LG G8s ThinQ tem espaço no bolso dos usuários do Brasil? Vale a pena adquirir este belo smartphone por um preço aproximado de R$ 3.299,00?

Se colocarmos na ponta do lápis, temos um aparelho de design sofisticado em vidro, display de muita qualidade, ótimas câmeras, desempenho em games excelente, experiência de uso nota 10 e até resistência à água (IP68). Peca um pouco pela duração da bateria - que poderia ser melhor. Mesmo assim o saldo é positivo. Então SIM. O LG G8s ThinQ é um excelente smartphone. Vale lembrar que a marca focou às vendas deste aparelho nas operadoras de telefonia do país, portanto, é possível encontrá-los mais baratos na carona de um plano de celular.

E o que você achou do LG G8s ThinQ? Deixa um comentário para gente com a sua avaliação deste aparelho
E o que você achou do LG G8s ThinQ? Deixa um comentário para gente com a sua avaliação deste aparelho

Existem concorrentes à altura? Certamente. Galaxy S10, iPhone XR são apenas alguns exemplos que podem ser encontrados por preços muito semelhantes e tem desempenho tão bom ou até melhor que o LG G8s ThinQ.

A decisão vai depender do seu estilo e gosto pessoal, mas o LG G8s é uma excelente opção para entrar no próximo ano de smartphone novo.

Se você curte os smartphones da LG, deixa teu comentário a respeito do G8s ThinQ. Se gostou da nossa análise, comenta também. Compartilhe este post em suas redes sociais para fortalecer o Oficina da Net. Siga-nos nas redes sociais e no canal no Youtube. Até a próxima.

LG G8s ThinQ
8.0
Prós
  • Design muito bonito;
  • Conjunto de três câmeras principais, incluindo Widescreen;
  • Ótimas fotos;
  • Estabilidade do vídeo
Contras
  • Mesmo preço de concorrentes mais populares;