Samsung Galaxy J8

Review Galaxy J8 - Um intermediário ok

Analisamos o Galaxy J8 da Samsung, um smartphone intermediário de 2018 que tem destaque o conjunto de câmeras e bateria.

Por | @nmuller99 Reviews de smartphones Nota: 7.1/10 Pular para comentários

Mais um J da Samsung passando aqui por nossos testes. O escolhido da vez foi o Galaxy J8, lançado em maio de 2018. Uma pergunta, você sabe a quantidade de Galaxy Js que existem à venda atualmente? Só no site da Samsung são 8, J4, J5 prime, J5 Pro, J7 Prime2, J7 Duo, J7 Pro, J6 e o J8.

Qual o motivo para tantos smartphones com especificações e preços similares? Bem, de fato para o consumidor acaba ficando confuso, qual smartphone escolher, ainda mais se olhar um pouco para o lado e encontrar outras marcas e modelos similares. Mas, focando na Samsung, a mais pura verdade é que com a grande cartela de smartphones eles movimentam o mercado, tendo lançamentos frequentes. É um fator comercial, quanto mais modelos vendendo, mais vendas, e eu te pergunto, está errado ela pensar assim? No Brasil a Samsung é disparada a fabricante que mais comercializa smartphones. Já olhando para o consumidor ele acaba por vezes comprando um telefone de menor capacidade por não ter noção do que escolher, é aí que entramos com os reviews para ajudar nesse ponto.

Review em vídeo: (assiste aí 👇)

Leia em destaque: Review Galaxy J8 - Um intermediário ok.

O J8 traz o design característico da Samsung. Um smartphone simples, sem frescuras. Essa versão que recebemos para testes é toda preta, com frente toda em vidro e bordas espessas, traseira em plástico não removível, e laterais em metal.

Galaxy J8 parte de trásGalaxy J8 parte de trás

A frente do aparelho não encontramos o botão home tão usado em outros telefones da Samsung, os botões capacitivos se tornaram digitais, e o sensor de impressões foi parar na traseira do telefone, logo abaixo do conjunto de câmeras.

Galaxy J8 - frontal do aparelhoGalaxy J8 - frontal do aparelho

O smartphone conta com entrada P3 para fones, e USB do tipo B. Ele vem com dois slots para cartão SIM e ainda outro espaço para MicroSD separado. Portanto, você poderá usar dois chips e ainda o cartão de memória juntos.

Hardware e performance

Entrando na parte de hardware, ele chega equipado com processador Snapdragon 450, 4GB de memória RAM, 64 GB de armazenamento interno. As memórias são OK, o processador é que poderia ser melhor. Foi nesse ponto que a Samsung pecou no telefone. Em testes de desempenho com apps de benchmark e nosso teste de games Roda Liso, ele foi abaixo do esperado. Você pode ver abaixo os resultados comparando com smartphones que tiveram resultado semelhante.

Aqui nesse link você pode ver mais smartphones e seus números de performance.

Vídeo do RODA LISO no Galaxy J8:

O smartphone em resumo traz em termos de especificações o que hoje em dia é considerado ideal, 4GB de RAM e 64GB de armazenamento interno. Sendo que ficam disponíveis “apenas” 50.6GB, o restante é ocupado pela instalação do sistema e apps embarcados. Como já dito, ainda existe a possibilidade de expansão de armazenamento através do slot de cartões MicroSD que é separado, você pode aumentar a memória em até 256GB.

Marca Samsung
Processador Qualcomm Snapdragon 450
GPU Adreno 506
Memória RAM 4 GB
Armazenamento Interno 64 GB
Armazenamento Extra 256 GB
Câmera Frontal 16 MP
Câmera Frontal - Abertura F/1.9
Câmera Traseira 5 MP e 16 MP
Câmera Traseira - Abertura F/1.9 e F/1.7
Vídeo Full HD - 30 fps
Display - Tamanho 6"
Display - Tecnologia Super AMOLED
Display - Resolução 1480 x 720
Sistema operacional Android 8.0 Oreo
Bateria 3500 mAh
Proteção IP68 Não tem
AnTuTu 70458
Peso 177 g
Câmera - HDR
Câmera - estabilização ótica
3G
4G
Bluetooth
GPS
NFC
Wi-Fi
DLNA
Rádio FM
TV Digital
Acelerômetro
Bússola
Flash
Giroscópio
Sensor de proximidade
Vibração
Viva Voz
Sensor de impressão digital
Detecção facial
Barômetro

Tela

Com tela HD+, Super AMOLED de 6 polegadas, ela poderia ser pelo menos FULLHD. Em 6 polegadas em smartphones não deveriam vir com tela HD, é pouca resolução. O display até é brilhante o suficiente, e por conta da Super AMOLED conseguimos cores bastante vivas, mas eu não consigo achar qualidade quando a taxa de pixels é baixa, são apenas 273 pixels por polegada. Tudo bem que olhando de longe você praticamente não verá diferença, mas de perto, é possível ver os pixels mesmo a olho nú.

Tela do J8Tela do J8

As fabricantes colocam display HD para diminuir o preço, vide o Motorola One, mas só esqueceram de realmente diminuir o preço.

Câmeras do Galaxy J8

O smartphone chega com conjunto duplo de câmera traseira, com 16MP lente principal, abertura de f/1.7, e outra de 5MP com abertura f/1.9. A abertura por si já é melhor que outros smartphones na faixa de preço, e tende a conseguir melhores fotos durante a noite. Eu disse, tende. Vai depender muito da condição de luz, mas pela capacidade de entrada de luz, a câmera vai ajudar a pixelizar menos fotos. A lente frontal é também de 16MP, com abertura f/1.9. Ambas produzem vídeos em FULLHD a 30FPS e contam com flash LED.

Dentro das suas limitações o Galaxy J8 oferece câmeras OK. O conjunto principal trabalha bem para criar bons retratos, oferecendo um recorte bem detalhado se o local onde você estiver for bem iluminado. Problema da grande maioria das câmeras em smartphones, sob baixa iluminação, elas sofrem, compensando esta falta de luz com granulados na imagem final.

Galeria de fotos: 

Galaxy J8

A câmera frontal também oferece bons resultados em situações com boa luz. Na parte dos vídeos, como você pode conferir no teste de câmeras do Galaxy J8, o veredito é positivo - sempre lembrando das limitações óbvias que este smartphone tem por seus componentes e materiais visando um preço competitivo.

Bateria

A bateria do Galaxy J8 vem com 3500 mAh de capacidade. Certamente esse será um smartphone para você que precisa chegar ao final do dia sem preocupação com falta de energia. A grande, apesar de HD, ainda é a grande vilã do consumo. Ele atingiu a média de 6 horas e 30 minutos de tela, o que de fato é um ponto positivo para o smartphone.

  • Em vídeo
    -
  • Capacidade
    3500 mAh
  • Em carga
    02:20h
  • Tempo de tela
    06:30h

 

Software

Rodando Android 8.0 modificado pela Samsung Experience 9. A interface atual da Samsung traz telas limpas, funcionalidades como o display Always On, que apresenta notificações e informações na tela.

Galaxy J8 - Samsung Experience 9Galaxy J8 - Samsung Experience 9

A Samsung traz alguns apps embarcados, como Samsung Health, Internet um browser próprio da fabricante, a galeria de apps da Samsung, o Samsung Pay entre outros utilitários. Ainda há uma parceria com a Microsoft, os apps Word, Excel, Power Point estão instalados e sincronizam com sua conta Microsoft.

Ainda é possível desbloquear o smartphone através de detecção facial, basta configurar no item de segurança, se você não o fez na hora da configuração inicial. Então, há três meios de desbloqueio, por impressão digital, detecção facial e o padrão ou pin.

No geral, as telas são muito simples, fáceis de usar e não vão causar estranhamento ao migrar para o aparelho.

 

Veredicto

NOTA

7.1

Samsung Galaxy J8

Prós
  • Conjunto de câmeras
  • Bateria
Contras
  • Processador e performance

O Galaxy J8 têm dois destaques, o conjunto de câmeras e a bateria. A traseira e frontal com 16MP, ambas com flash em led, entregam fotos satisfatórias para o preço do aparelho. A bateria, com maior capacidade que muitos smartphones fornece autonomia para mais de um dia inteiro de atividades. Porém, o telefone para por aí. Apesar da tela Super AMOLED ser bastante brilhante e com cores vivas, ela tem resolução apenas HD+, em 6 polegadas. O desempenho dele também deixa a desejar, o Snapdragon 450 não é capaz de rodar liso até mesmo games mais otimizados.

Galaxy J8Galaxy J8

Ele chega para ser o novo J7 Pro, que apesar de se sair melhor em alguns pontos, não vale a pena trocar, o ganho é quase nulo. O preço de 1600 reais na loja da Samsung é absurdo, porém, você pode encontrar ele no varejo pela faixa de 1000 a 1200 reais. Esse é um preço justo pelo telefone. Mas, existem opções de smartphones lançados em 2017 e até mesmo em 2018 que entregam mais performance e custam o equivalente.

Se você pensa em comprar o um J8, ou já comprou ele, saiba que terá um telefone intermediário, não premium, apenas um intermediário, que dará conta de suprir necessidades diárias de navegação pela internet e redes sociais, fará fotos melhores que alguns smartphones na faixa de 1500, principalmente na câmera frontal, vai suprir a necessidade diária de bateria.

Agora, se ainda não comprou ele, eu aconselho a pesquisar melhor, veja outros modelos, você pode encontrar smartphones um pouco melhor custando um pouquinho a mais.

Você tem Telegram? Então inscreva-se grátis aqui no canal do Oficina da Net e recebe todas as notícias pelo mensageiro.

Melhores smartphones de 2018
Comentários
Carregar comentários