Sim! Você não leu errado, a medida que os smartphones da Motorola esse ano, iam sendo lançados, eu fiquei buscando o real motivo do porque da empresa não trazer o Motorola Z4 para o Brasil, infelizmente apesar de ter uma proposta muito interessante com os snaps, quem acompanha o segmento de tecnologia sabe que desde o Motorola Z3 Play, usuários começaram a torcer o nariz para os snaps e seus preços e, depois disso, vender o smartphone e seus snaps acessórios passou a se tornar um problema.

Essa é apenas uma opinião de quem participa de dezenas de grupos sobre os smartphone da linha Z, então leve isso em consideração. Pois bem, parece que a Motorola também andou fazendo seu dever de casa e percebeu que investir na linha One era o melhor a se fazer.

Vieram o Motorola One, Motorola One Vision, Motorola One Action, o Motorola One Zoom e, bingo! Chegamos ao smartphone que possui as mesmas especificações do Motorola Z4 porém sem a capacidade de usar snaps mas com um conjunto de câmeras muito versátil, afinal são 4 sensores, que entregam resultados muito satisfatórios, principalmente na faixa de preço que o smartphone se encontra. Ops, sim, tivemos também o Motorola One Macro em seguida. Mas vamos aqui falar sobre o One Zoom!

O Motorola One Zoom é muito bonito, principalmente na cor violeta, o destaque é o vidro fosco na traseira.
O Motorola One Zoom é muito bonito, principalmente na cor violeta, o destaque é o vidro fosco na traseira.

Design

A começar pelo design, o Motorola One Zoom é o smartphone mais bonito já feito pela Motorola, muitos criticaram a posição das câmeras, outros disseram "para que tantos sensores", mas independente de seu conjunto ótico que falarei mais adiante, o Motorola One Zoom é muito bem construído e muito, mas muito bonito, especialmente o de cor violeta que recebi.

Na lateral esquerda não temos botões e nem entradas para chip, do lado oposto temos todos os botões, liga/desliga com uma textura que o diferencia dos botões de volume localizados acima.

Motorola One Zoom - Detalhes
Motorola One Zoom - Detalhes

Na parte inferior temos entrada de 3,5mm para fones de ouvido, entrada para o cabo USB-C para carregamento e sincronia de dados além do microfone para chamadas.

Na parte de cima do Motorola One Zoom, temos o alto falante, um segundo microfone para cancelamento de ruído além da bandeja para os chips de operadora, neste caso nanoSIMCards. A bandeja é híbrida, ou seja, você pode utilizar 2 chips ou 1 chip e um cartão MicroSD de memória para expansão.

Sua traseira é de vidro fosco que só muda no ressalto que abriga as câmeras, traz flash led duplo. Suas laterais são em metal e a tela possui um entalhe em forma de gota na parte superior central onde está localizada sua câmera frontal para selfies.

Hardware e Performance

O Motorola One Zoom chega com processador Qualcomm Snapdragon 675, com 8 núcleos rodando (2 a 2.0GHz Kryo 460 Gold e 6 a 1.7 GHz Kryo 460 Silver), GPU Adreno 612, 4GB de memória RAM e 128GB de armazenamento (aprox. 110GB disponível para o usuário).

Sua tela OLED de 6,4" FullHD+ (19:9) entrega cores saturadas e nítidas e ótimo brilho. Não chega a ser necessário colocar o brilho no máximo para usar o smartphone sob o sol (mas também não vá fazer da tela um espelho e ficar mirando no sol pra ver se enxerga algo).

A presença do entalhe que abriga a câmera frontal as bordas poderiam ser menores.
A presença do entalhe que abriga a câmera frontal as bordas poderiam ser menores.

Como citei anteriormente a performance desse smartphone bateu toda a família atual de smartphones da Motorola, veja o vídeo aqui.

Além disso o Motorola One Zoom passou pelo Roda Liso, nosso teste de jogos.

No dia a dia, com mais de 70 aplicativos instalados, dentro eles 4 jogos que ocupam mais de 6GB de espaço, o One Zoom ainda dispõe de mais de 90GB livre. Todos os aplicativos são executados sem problemas.

Câmeras

Motorola One Zoom - Detalhe das câmeras traseiras
Motorola One Zoom - Detalhe das câmeras traseiras

Seu conjunto ótico traz 4 sensores traseiros e 1 frontal:

  • 48 megapixels, f/1.7, 78º com OIS
  • 16 megapixels, f/2.2, 117º grande angular
  • 8 megapixels, f/2.4, 30º, Zoom 3x com OIS (híbrido até 10x)
  • 5 megapixels, f/2.2, 79° para medição de profundidade
  • 25 megapixels, f/2.0, 79° Câmera frontal

O resultado em fotos e vídeo você pode ver abaixo e tirar suas próprias conclusões, uma vez que as câmeras entregam fotos nítidas e de cores saturadas, além de entregar um resultado bom para o modo noturno, com um pouco de ruído, mas bom.

Sua câmera de Zoom funciona de uma maneira interessante, em conjunto com o sensor principal, confesso que tive que entrar em contato com a Motorola para entender isso.

O sensor só é ativado quando o objeto está distante. Com os objetos próximos o zoom é um crop da câmera principal de 48 megapixels. Então fique ligado, se você for usar o zoom para capturas muito próximas, saiba que ele será capturado com o sensor principal cropado (zoom digital).

Entenda o resultado não é ruim, pelo contrário, nas fotos da galeria tirei fotos com zoom ótico e com o zoom digital e você certamente não identificou a diferença, mas vai voltar a galeria para verificar novamente pra ver se descobre qual é qual.

A câmera grande angular, entrega resultados muito bons em condições boas de luz, mas não espere que ela faça o mesmo em uma situação adversa de luz. E isso também é mais do que natural com sensores grande angulares, principalmente por conta de sua abertura menor.

Sistema

Ao contrário do que muitos pensam aqui não temos o Android One, a Motorola traz o nome no smartphone mas não o sistema, o Motorola One Zoom roda o Android 9 Pie e o último patch de segurança disponível é o de setembro de 2019.

Uma coisa curiosa é que apesar do One Zoom ter a possibilidade de usar o tema escuro, algumas partes do sistema não aparecem dessa forma.

Mesmo com o tema escuro ativo, partes do sistema ainda mostram partes brancas
Mesmo com o tema escuro ativo, partes do sistema ainda mostram partes brancas

Isso me incomodou mas provavelmente teremos atualizações que corrijam isso. E, apesar da unidade que está comigo ainda não ter recebido o Android 10, posso afirmar que o tema escuro está funcionando perfeitamente (Fonte: Usuário Motorola Beta Tester).

Veredicto

O Motorola One Zoom me surpreendeu positivamente, suas especificações permitem um dia a dia de uso sem problemas com travamentos, durante os dias que passei com ele não tive em nenhum momento os temidos erros de sistema e nem em aplicativos, sua câmera frontal funciona bem nos Stories do Instagram, o conjunto traseiro tira boas fotos e há espaço de sobra para aplicativos, fotos e vídeos gravados. E mesmo que 128GB não seja suficiente, você pode incluir um cartão de memória, mas não se você utilizar dois chips.

Motorola One Zoom
8.0
Prós
  • Design
  • tela de qualidade é ótimo brilho
  • conjunto de câmeras versátil
  • desempenho em games
  • bateria
Contras
  • som baixo e posição da saída de som
  • câmera wide com baixa nitidez
  • slot híbrido

Dizem que análise sem apontar pontos negativos não é análise, então lá vai, temos um entalhe que abriga a câmera frontal, logo não era necessária a borda acima do entalhe, mas entendo que dá uma balanceada no design visto que existe uma moldura maior também na parte de baixo da tela.

Eu poderia pontuar o sensor de digital na tela, mas um dia depois que recebi, o One Zoom recebeu uma atualização que deixou o leitor mais assertivo e rápido.

Sua espessura poderia também ser um ponto negativo, mas justifica os 4.000mAh de bateria que é muito bem vinda e, entregou durante meu uso, uma média 7h40m de tela ligada que é uma ótima marca, visto que meu uso não é nada leve. Claro que fica aqui o alerta, utilizar o smartphone para jogos e para gravar vídeos, esse tempo irá cair consideravelmente, de qualquer maneira a autonomia é ponto mais que positivo.

Com mais bateria vem mais peso, então posso citar isso como ponto negativo. Mas não é nada que incomode.

Pontuo como ponto negativo o som que a Motorola poderia entregar estéreo, pois existe espaço nas molduras superior e inferior do smartphone.

Motorola One Zoom - Veja aqui a ficha técnica completa