Samsung Galaxy J4

Review Galaxy J4 - um smartphone padrão 2017 em 2018

Analisamos o Samsung Galaxy J4 de 2018. Um smartphone com design de 2017 em 2018. Por cerca de 600 reais, vale a pena comprar?

Por | @nmuller99 Reviews de smartphones Nota: 6.8/10

Um smartphone que segue tendências de seus antecessores, não conta com notch, tem bordas espessas, capa traseira em plástico. É um smartphone barato, de entrada. Mas as qualidades e benefícios são suficientes para fazer você desembolsar 600 reais pelo aparelho?

É o que veremos durante o Review do Samsung Galaxy J4 de 2018.

NOTA OFICINA DA NET

6.8

Samsung Galaxy J4

Prós
  • Câmeras pelo valor
  • Bateria
  • Preço
Contras
  • Corpo em plástico
  • Tela grande, resolução apenas HD
  • Pouca memória RAM

Review em vídeo: 

Design

Apesar de ter sido lançado em 2018, o J4 mantém as características de smartphones passados, e existe motivo para isso, baixar custo. O telefone não é feio, ele só não parece com os smartphones atuais que trazem um corpo melhor aproveitado pela tela.

Samgung Galaxy J4 - 2018Samgung Galaxy J4 - 2018

A frente do aparelho temos um flash frontal, alto falante de chamadas, sensor de proximidade e a câmera frontal. Abaixo, a tela de 5,5 polegadas, falo mais sobre ela depois. Por fim, os botões capacitivos que não são retroiluminados, e centralizado o sensor de impressões digitais que serve também como botão home. Sim, um botão físico.

Samgung Galaxy J4 - botão homeSamgung Galaxy J4 - botão home

Nas laterais, temos à esquerda os botões de volume, à direita o botão de travar e desligar.

Samgung Galaxy J4Samgung Galaxy J4

Na parte de baixo temos a entrada micro USB do tipo B, o microfone de chamadas e a entrada P3 para fones de ouvido. Por falar em fones de ouvido, eles são do tipo earbuds, aquele “padrão antigo”, mais feios, porém para mim são mais confortáveis.

Samgung Galaxy J4Samgung Galaxy J4

O acabamento do telefone não é dos melhores, essa capa traseira removível em plástico, com o tempo começa a arranhar, seria necessário utilizar uma case de silicone para evitar isso.  

Ainda sobre a capa traseira, você precisa remover ela e a bateria para acessar a área de cartões SIM. Pelo menos tem espaço para colocar dois cartões SIM e um cartão de memória micro SD.

 

Hardware e Performance

O J4 tem pouca memória RAM, apenas 2GB, se você precisa de performance razoável, esse não é o aparelho ideal. A memória é baixa para rodar Android Oreo, alguns dos apps de benchmark nem rodaram no aparelho, mas lembrando que o smartphone é de entrada, então eu tenho que relevar esse ponto.

O processador é o Exynos 7 7570 de 1,4GHz, Quad Core, ele se equipara ao Snapdragon 425 da Qualcomm, utilizado também em smartphones de entrada. Eu disse equipara. Em nossos testes de performance, como já dito, não conseguimos rodar todos os apps de benchmark, restringindo apenas ao GeekBenck e AnTuTu. Ele está no mesmo patamar do Alcatel A5 Max Led Edition, testado aqui por nós.

Em games ele sofreu para manter uma taxa mínima de frames. E antes de perguntar nos comentários, já respondo, não vai rodar PUBG liso. Com os gráficos no mínimo ele engasga.

Tela do Galaxy J4

É Samsung a marca? Então, pode esperar por uma tela Super Amoled. Com tamanho de 5,5 polegadas, resolução apenas HD e taxa de pixel 267. É uma tela grande com baixa resolução, isso significa que você não vai conseguir rodar vídeos em FULLHD no Youtube. Em termos de qualidade, as cores são boas, tem contraste infinito por conta da tela OLED. A Samsung só não colocou tela fullhd no aparelho por culpa do processador, que se limita a reproduzir HD.

Galaxy J4 telaGalaxy J4 tela

O visor conta com algumas características da Samsung, como o Modo Externo, que ativa o brilho no máximo durante 15 minutos, ou mais se você permanecer utilizando o aparelho. Filtro de luz azul, que reduz o esforço ocular, segundo a fabricante.

Existem também os modos de cores, que controlam o balanço de cores conforme a sua escolha, ou ainda de forma automático se assim for de seu gosto.

Câmeras do Galaxy J4

O J4 conta com apenas um sensor na câmera traseira. Digo apenas, por que temos visto aí rumores onde aparecem smartphones com três ou até quatro sensores na parte de trás do telefone, um tanto quanto desnecessário, eu diria. Mas o J4 como ia dizendo, tem um sensor de 13 MP, com abertura f/1.9, não conta com estabilização ótica. A câmera é capaz de produzir vídeos em FULLHD a 30 FPS.

As fotos do aparelho são razoáveis durante o dia e ruins durante a noite. Não poderia esperar algo melhor de um smartphone que custa 600 reais. Mas ainda assim é muito melhor do que o Moto E5 Play, que custa 700 reais. Na galeria de fotos abaixo, você tem o resultado do que pode esperar em relação as câmeras do telefone.

Galaxy J4 2018

As cores até que se aproximam do natural, e se a utilização básica do aparelho será para enviar imagens para o WhatsApp, ok. Agora, não espere um Storie ou mesmo post no Instagram com a qualidade de um telefone de 1500 reais.

A câmera frontal conta com sensor de 5MP e abertura f/2.2. Ela conta com flash frontal em LED. A câmera frontal vai fazer selfies legais em dias ensolarados, mas em locais escuros, mesmo com o flash, será difícil conseguir nitidez nas imagens.

O veredicto das câmeras é que elas se comportam bem por um smartphone de 600 reais, está entre os melhores, ou seria menos piores?

Bateria

Com 3000 mAh de bateria, tela grande e HD, ele se comportou bem no quesito durabilidade. Em nossos testes de bateria ele alcançou a marca de 13h e 30 minutos de vídeos intermitentes na Wi-fi. Ela vai durar o dia inteiro, chegando ao final do dia com menos de 20%. O tempo de tela médio que alcançamos foi de 5h e 50 minutos.

  • Em vídeo
    13:30h
  • Capacidade
    3000 mAh
  • Em carga
    02:30h
  • Tempo de tela
    05:50h

O tempo de carga do telefone, carregador não é rápido, leva em torno de 2h e 30 minutos para completar a carga. 

Marca Samsung
Processador Samsung Exynos 7570
GPU Mali-T720
Memória RAM 2 GB
Armazenamento Interno 32 GB
Armazenamento Extra 256 GB
Câmera Frontal 5 MP
Câmera Frontal - Abertura F/2.2
Câmera Traseira 13 MP
Câmera Traseira - Abertura F/1.9
Vídeo Full HD - 30 fps
Display - Tamanho 5,5"
Display - Tecnologia Super AMOLED
Display - Proteção ARC Screen, 2.5D
Display - Resolução 1280 x 720
Sistema operacional Android 8.0 Oreo
Bateria 3000 mAh
Proteção IP68 Não tem
AnTuTu 45412
Peso 175 g
Câmera - HDR
Câmera - estabilização ótica
3G
4G
Bluetooth
GPS
NFC
Wi-Fi
DLNA
Rádio FM
TV Digital
Acelerômetro
Bússola
Flash
Giroscópio
Sensor de proximidade
Vibração
Viva Voz
Sensor de impressão digital
Detecção facial
Barômetro

» Comparativo de especificações com Galaxy J4 com o Alcatel A5 Led.

 

Software

Rodando Android 8.0 modificado pela Samsung Experience 8.1. A interface atual da Samsung traz telas limpas, os ícones foram remodelados, novas funcionalidades como o display Always On, que apresenta notificações e informações na tela.

Samsung Experience no J4Samsung Experience no J4

Essa tecnologia Always On só é possível em telas OLED, onde cada pixel é auto iluminado, assim onde não há informações o pixel fica desligado, não consumindo energia.

A Samsung traz alguns apps embarcados, como Samsung Health, Internet um browser próprio da fabricante, a galeria de apps da Samsung, o Samsung Pay entre outros utilitários. Ainda há uma parceria com a Microsoft, os apps Word, Excel, Power Point estão instalados e sincronizam com sua conta Microsoft.

No geral, as telas são muito simples, fáceis de usar e não vão causar estranhamento ao migrar para o aparelho.

 

Veredicto

Meu veredicto do J4 é: Se você tem apenas 600 reais para gastar em um smartphone, com câmera razoável, tela Super AMOLED com baixa resolução, espaço para dois chips e cartão MicroSD juntos, e seu uso principal será para telefonar, usar mensageiros e redes sociais, sim, o J4 pode ser opção.

Agora se você quer um smartphone para jogar, ou mesmo para tirar boas fotos, inclusive a noite, esse telefone não vai suprir essas necessidades. Aliás, nenhum smartphone de 600 reais terá uma câmera boa o suficiente para tirar fotos a noite com baixa pixelização.

Alguns pontos do aparelho que preciso criticar:

  • A capa de plástico atrás do smartphone marca bastante, com poucos meses de uso você verá riscos.
  • A tela do telefone apesar de ser Super AMOLED, onde as cores são bem próximas da realidade, não podemos deixar passar que ela mede 5,5 polegadas e tem resolução apenas HD.
  • 2GB de memória RAM rodando Android Oreo: essa quantidade pode ser insuficiente e causar travamentos quando muitos apps estão abertos. Você vai precisar fechá-los com frequência, se quiser manter uma fluidez razoável.

E também tem alguns pontos que preciso enaltecer:

  • As câmeras: tudo bem que a frontal não é lá grandes coisas, mas para um smartphone de 600 reais, certamente esse é um dos top 5 câmeras de smartphones até o valor.
  • A bateria: provavelmente você venha comprar esse telefone para ser o seu diariamente, portanto, bateria é um ponto fundamental, e ele não vai te deixar na mão. Chegará ao final do dia com 10 a 15%, se fazendo necessário carregar diariamente.
  • Preço: pelo conjunto do telefone, os 600 reais será um valor bem pago para usar em redes sociais, navegar pela internet e até mesmo em alguns jogos que exijam menos performance.

MAIS SOBRE: #smartphones  #samsung  #reviewsmartphones  #ontv
Tudo sobre
Comentários
Carregar comentários
Siga o nosso Instagram!

Estamos lá também: @oficinadanetoficial

Seguir o Instagram do Oficina da Net