Depois do antecessor falhar, surgiu a redenção de um dos melhores aparelhos Android do mercado. É, o Galaxy Note 8, trouxe novamente a qualidade e sofisticação em smartphone grande, feito para trabalhar.

O carro chefe em smartphones da Samsung, é nele que as melhores funcionalidades são empregadas geralmente após o lançamento de novidades da linha S, será que vale a pena desembolsar mais de 4 salários mínimos para ter o Galaxy Note 8 em seu bolso?

 

 

DESIGN

Revestido em vidro, que abraça até as laterais do aparelho e uma linha bem suave em metal. É esse o meio a Samsung achou para cobrir os seus melhores smartphones. O exemplar que recebemos veio na cor preta.

A frente do aparelho tem bordas superior e inferior. Na superior, ficam posicionados os sensores de detecção facial, proximidade, leitor de íris, alto-falante de chamadas, sensor da câmera e flash frontal. Tudo isso em uma barra, quase impossível posicionar esses itens em um notch. Veremos o que a Samsung pretende para 2019, quase certo que a empresa manterá a borda, o que na minha opinião, não é problema.

Samsung Galaxy Note 8
Samsung Galaxy Note 8

Na traseira do telefone, em vidro, que marca bastante as impressões digitais, ela tem apenas um "bloco" de itens, que estão os dois sensores da câmera, uma lente normal outra grande angular, o flash traseiro, o sensor de batimentos cardíacos e ao lado o sensor de impressões digitais, tão criticado por estar em uma posição complicada de alcançar com o dedo indicador. Sim, a Samsung notou esse problema e corrigiu já no Galaxy S9.

Sensores da câmera traseira, flash, sensor de batimentos cardíacos e sensor de impressões digitais
Sensores da câmera traseira, flash, sensor de batimentos cardíacos e sensor de impressões digitais

Nas laterais encontramos o botão de desligar na direita, e na esquerda o botão de volume, logo abaixo o botão Bixby, que falo mais depois.

Nas faces superior e inferior encontramos um microfone de captação de ruídos e o slot de cartões, que é híbrido, e não vejo motivo para não ser, afinal o smartphone conta com 128GB de armazenamento interno. Tem versão de 64GB, mas quem for comprar esse telefone pode comprar com 128GB. Na face inferior, a entrada para fones 3.5mm, a entrada USB do tipo C, um microfone de chamada, o alto-falante de mídia e a caneta S-Pen.

As partes de cima e de baixo do Galaxy Note 8
As partes de cima e de baixo do Galaxy Note 8

O smartphone é muito bonito, com acabamento impecável. Só que ele é grande e pesado. O telefone é restrito a um público que deseja esse tipo de aparelho. Ele foi feito para trabalhar. A caneta ajuda muito na organização de notas rápidas, mas não é lá tão útil.

As dimensões do aparelho são de: 162.5mm de altura, 74.8mm de largura e 8.6mm de espessura, com 195 gramas de peso.

 

HARDWARE

Alguém falou peso? O hardware dele é poderoso. O processador no Brasil é o Exynos 8895.  Bem verdade que comparado ao Snapdragon 835, versão dos Galaxy Note 8 de fora, ele tem menor performance. O 835 conta com 4 núcleos de 2.45GHz e 4 núcleos de 1.9GHz, enquanto o Exynos 8895 conta com 4 de 2.3GHz e 4 de 1.7GHz. Esses núcleos mais velozes são para executar tarefas mais pesadas, enquanto os menores, são usados para tarefas mais leves e aquelas que rodam em segundo plano. Tudo isso é feito para economizar bateria do smartphone. Os dois processadores trabalham com tamanho de semicondutor de 10 nanômetros.

Apesar da diferença de clock dos processadores, a performance no dia-a-dia será praticamente imperceptível. Nos relatórios de benchmark, os dois modelos performaram com diferenças mínimas nas pontuações. A Samsung produz processadores, e em países emergentes, como o Brasil, ela prefere trazer a solução de casa que é mais barata, uma forma de baratear os custos.

Memórias e armazenamento

O aparelho chega em versões com 64GB e 128GB de armazenamento interno. Na versão de 64GB sobram para o usuário 51.2GB, na de 128GB, 110GB. O restante é ocupado pelo sistema operacional e arquivos de recuperação da Samsung. A expansão no cartão MicroSD é de até 256GB, lembrando que o slot é hibrido, portanto, ou você usa dois cartões de telefonia ou um e o cartão de memória.

Em memória RAM, os dois modelos vêm com 6GB.

A tela

Um ponto positivo no telefone. Na verdade, quase todos os telefones da Samsung tem esse ponto positivo. Vai saber fazer uma tela assim lá na Coreia. A do Galaxy Note 8 é Super AMOLED, com cantos "infinitos", resolução Quad HD+ (2960x1440), com 6,3 polegadas densidade de 522 ppi e proteção Gorilla Glass 5.

Uma das melhores, senão a melhor, tela de smartphone
Uma das melhores, senão a melhor, tela de smartphone

As cores são muito fiéis. O brilho chega a ser exagerado, são 1200 nits. Para ter um parâmetro, um bom notebook geralmente usa o brilho de tela em 300 nits, uma TV topo de linha cerca de 1000 nits. O modo automático ajuda a não consumir tanto a bateria.  Falando em consumir bateria, para ativar toda essa quantidade de pixels da resolução, você precisa ativar o modo performance do aparelho, caso contrário você usou a tela em FULLHD+ com 392 ppi o tempo inteiro e nem percebeu. A Samsung faz isso, justamente para economizar bateria. Fará alguma diferença ativar a tela com toda a resolução? É praticamente impossível distinguir o tamanho dos pixels, mas somente assim você vai extrair a melhor qualidade da tela. De que adianta você comprar uma Ferrari para andar a 50KM/h não é verdade?

Desempenho

Se o hardware é bom, o desempenho não pode ser diferente. Tivemos bons resultados com o Note 8:

O Note 8 é um smartphone que vai performar bem, o preço que se paga por ele precisa ser beneficiado em alguns pontos, o desempenho é um deles.

Som

O som do Note 8 é mono, com uma saída posicionada na parte de baixo do smartphone. Ele até se sai bem, mas é facilmente coberto pelos dedos. Quem assistiu o review do Galaxy A8, pode notar o posicionamento do falante, na lateral do smartphone. Local ideal para quem consome conteúdo pelo telefone.

O som tem boa qualidade, mas o volume não é alto o suficiente, comparado com smartphones intermediários premium, o som do Note 8 perde para alguns. Um telefone grande, topo de linha, poderia vir com um equipamento sonoro melhor.

Câmeras

O telefone conta com 3, duas traseiras de 12MP, uma wide-angle e outra teleobjetiva. Abertura de f/1.7 e f/2.4. Começo citando as coisas boas da câmera como estabilização óptica de imagem, zoom óptico de 2x, modos de foto, incluindo modo profissional, gravação de vídeos em 4K a 30fps e câmera lenta, que atualmente já não é tão lenta assim, de 240 fps em resolução 720p.

Mas e a qualidade de imagem? Eu costumo definir a qualidade de uma câmera, pelas fotos noturnas que ela faz. Quanto menos pixels "queimados" a foto sair, melhor a qualidade do sensor. Mas e fotos durante o dia? Bem, a grande maioria dos smartphones, desde os mais baratos, em dia ensolarado com luz ambiente vão fazer fotos aceitáveis, com nitidez razoável. Já as câmeras que se saem bem em fotos noturnas, serão superiores também em termos de nitidez nas fotos diurnas.

Fundo desfocado, chamado de foco dinâmico no Note 8, permite que você escolha quanto desfoque traseiro quer usar. O software da câmera combina os dois sensores, tornando o desfoque bem real e contornos bem definidos.

Veja abaixo uma galeria de fotos feitas com a câmera do Galaxy Note 8:

Detalhe das cores na ferrugem
Objeto próximo focado. Note a abertura F/1.7 já desfocando o fim da placa.
Modo normal
Modo fundo desfocado
Objeto no primeiro plano com foco, fundo desfocado
Foto noturna
Foto noturna
Foto pouca luz
Fones que acompanham o kit
As cores fidedignas da pulseira

A câmera frontal, de 8MP no Galaxy Note 8 também surpreendeu, com boas selfies. Mas diferente da câmera traseira, não possui estabilização de imagem, e ao pressionar o botão lateral para fazer a selfie, notei um pouco de dificuldade em não tremer a foto e tornar ela nítida.

Selfie noturna

 

Bateria

A bateria de 3300mAh, poderia desempenhar melhor. Tudo bem que o smartphone tem uma tela gigante, com hardware de peso, tudo isso necessita de muita energia, mas enfim, ele é um NOTE, o preço pago pelo telefone deveria ter algo a mais também na bateria. Usando todos os recursos, você vai ter um dia de vida dela. Carregando a noite, vai chegar até a outra noite ainda vivo.

O software comandando a energia é muito melhor do que você deixar tudo no máximo. O Modo de economia vai dar um gás no consumo, portanto, aconselho deixar ele ativo e não usar toda a capacidade da tela.

O melhor resultado que consegui foram 6 horas de tela, com bluetooth, wi-fi, dados móveis, uso moderado, escutando músicas, assistindo vídeos no Youtube, usando redes sociais, sem jogar no dia. Nada além do normal.

O carregador de 15W, é um turbo charger, mas já não é dos mais potentes, mesmo assim, ele conseguiu em 1 hora preencher 71% da capacidade da bateria. Leva 1:30 hora para completar os 100%. O que me deixou bastante satisfeito.

O Note 8 tem capacidade de carregamento por wi-fi. Não testamos a funcionalidade, pois o Dex não chegou junto para analisarmos.

Segurança

Sabe o seu smartphone que conta com leitor de impressões digitais e era isso? Pois, o Note 8 traz digital, detecção facial e leitor de íris. A começar pela digital, o sensor está posicionado em um local onde eu sequer cadastrei impressões. Se você tentar usar, vai sempre ficar caçando o botão. A Samsung já viu o problema e no Galaxy S9, corrigiu isso. A detecção facial funciona muito bem, em condições de luz. Diferente do iPhone X que também usa infravermelho para detectar a face, o Note 8 não, o resultado é que em ambientes pouco iluminados, não vai funcionar.

O leitor de íris funciona bem, se você não usar óculos. A Samsung na configuração orienta a remover os óculos. Eu que uso constantemente, já não usaria esse recurso.

Quando a detecção facial estiver ativa, o leitor de íris é desativado, e vice-versa. Querendo ou não, são muitos recursos bons para ativar o telefone.

Veja o comparativo de especificações do S9, Galaxy Note 8 e S8 Plus:

 

Acessórios e funcionalidades

S Pen

A caneta, S Pen Stylus, não necessita de bateria. Foi muito bom utilizar ela, atualmente é uma das formas mais naturais de escrever manuscrito em telas. O display conta com 4000 pontos de sensitividade, significa que o mínimo ajuste de pressão exercido, muda a forma de como a linha será riscada.

S Pen
S Pen

A integração com o software é intuitiva, ao remover a caneta do slot, automaticamente já se abrem as opções de notas rápidas, seleção de itens, e até mesmo escrever na tela. Sim, ao escrever diretamente na tela, pode ser onde você estiver, o sistema vai fazer um printscreen, você pode escrever e pronto, basta salvar. Além de escrever, você pode operar a caneta como se fosse seus dedos.

Pequena, ela pode ser facilmente perdida, ou não. Imagine a caneta ter caído, ao locomover o smartphone para longe dela, um apito começa a soar, alertando que a SPen foi perdida.

Mais um ponto legal da caneta, é você escrever e o sistema identificar as palavras. Sei que parece bobagem, mas a identificação funciona muito bem.

No geral, a S Pen, não é algo essencial em um smartphone, mas se tiver disponível, é um ponto positivo. Sim, isso funciona. Mas somente em bate papos. No gerador de notas rápidas, um local ideal para você escrever algo e ser transformado em texto puro, bem ali não funciona.

IP68

O Galaxy Note 8 possui classificação IP68, o que significa que ele é protegido contra a entrada de pó e é resistente contra água. A classificação de resistência contra água é baseada em condições de teste de mergulho em até 1.5m de água limpa por até 30 minutos.

Fones de ouvidos AKG

A AKG produz os fones dos principais smartphones da Samsung. Em se tratando de qualidade, é um dos melhores que já usei. O som é limpo, com boa definição de graves e agudos. Certamente você ao usar um fone qualquer e trocar pelos que acompanham na caixa, sentirá a diferença de qualidade sonora.

Leitor de batimentos cardíacos

Atrás do smartphone eu mencionei que havia um leitor de batimentos cardíacos, pois bem, o app do Samsung Health em conjunto com esse sensor, permite que você meça a frequência cardíaca de forma bem fidedigna.

 

SOFTWARE

O Galaxy Note 8 roda Android 7.1.1, certamente vai receber Android Oreo. Quando? Ah, essa pergunta acho que nem a Samsung sabe responder. A modificação feita pela Samsung chama-se Samsung Experience, versão 8.5. A nova interface da fabricante é muito mais intuitiva do que a TouchWiz, além de ser mais limpa.

Nada de engasgos durante a execução de tarefas cotidianas, navegação pelas interfaces do software, o que me agradou bastante.

Algumas das funcionalidades que o software traz:

  • Dual messenger: opção para logar com duas contas separadas no mesmo aplicativo. Por enquanto, Facebook, WhatsApp, Messenger e Telegram funcionam;
  • Gestos do sensor de digital: essa opção permite que você arraste o dedo para baixo no sensor de impressões digitais, isso fará descer a barra de notificações.
  • Aplicativos Edge: essa barra existe desde o S7 Edge, mesmo assim é uma opção para quem gosta de ter mais apps a pronta disposição.
  • Silenciar facilmente: basta colocar a mão sobre a tela ou virar o aparelho de cabeça para baixo que o smartphone silencia as chamadas recebidas ou alarmes.
  • Potencializador de vídeo: essa opção melhora a qualidade de imagem dos vídeos, deixando as cores mais brilhantes e vivas. Funciona para o player interno, Google Play filmes, Youtube e Twitch.

Existem mais funcionalidades e opções de configurações no software da Samsung, como os apps embarcados da fabricante.

 

VEREDICTO

Quer comprar um smartphone grande sem pensar no custo? O Galaxy Note 8 é a opção. Câmera boa, excelente performance, acessórios e funcionalidades diversas em uma das melhores telas que um smartphone pode ter. É, mas isso tudo aí atualmente no Brasil sai pela bagatela de R$ 4230 para cima. É um preço a pagar pelo telefone que tem tudo.  

Essa fera aí
Essa fera aí

E você o que achou do Note 8? Vale a pena desembolsar os 4300 reais ou existem outras opções mais em conta que suprem todas as suas necessidades? Comente abaixo.

[OBJ_REL]217[/OBJ_REL]