A Positivo nos enviou um notebook custo benefício para testar, trata-se do VAIO FE15. Todos modelos compartilham do processador AMD Ryzen 7 5700, com 8 núcleos e 16 threads, e a nossa versão veio com as configurações mais tops, 32 GB de memória RAM DDR4 e SSD NVME de 512 GB. Todo mundo já deve ter ouvido falar da qualidade "questionável" dos produtos extremamente baratos da Positivo, mas o que dizer de um notebook de R$ 3.500?

ÍNDICE

Construção Externa e Design

A minha primeira impressão do Vaio foi extremamente positiva: apesar de ser feito inteiramente de plástico (como todo produto custo benefício), o acabamento não deixa marcas de dedos e oleosidade da pele. Mesmo após várias semanas de uso, o notebook continuou com uma aparência limpa.

.
Vaio FE15 tem um belo design e acabamento que não deixa marcas

As dobradiças são firmes e passam a sensação de segurança ao abrir e fechar, podemos abrir o notebook com uma mão só.

.
Vaio FE 15

A estrutura plástica da tela se estende um pouco mais que o restante do notebook, elevando-o na mesa. Gosto desse design, já que permite que o notebook continue fino, mas com elevação suficiente para que a ventoínha consiga puxar ar e refrigerar os componentes internos.

Portabilidade

Um dos fatores mais importantes ao escolher um notebook para trabalho e estudo é a portabilidade. Felizmente, os notebooks modernos são bem finos e utilizam o espaço de forma optimizada. O Vaio FE15 se encaixa nessa categoria: apesar de ter apenas 2 cm de espessura e pesar 1.7kg, ainda temos uma grande tela de 15.6 polegadas e um teclado completo.

Vaio FE15
Vaio FE15

Uma mudança que eu gostaria de ver nas próximas versões é a substituição da fonte 65W por um carregador USB-C da mesma potência. Assim podemos fazer como o Galaxy Book e compartilhar o carregador do notebook com o celular e periféricos sem fio, como fone e mouse.

.
Fonte de 65W comum

Teclado e Touchpad

Sempre uso o próprio notebook que estou testando para fazer a review dele, e a sensação de digitar no Vaio FE15 é muito boa. O teclado é do tipo ABNT 2, completo com a parte númerica. Só fiquei um pouco preocupado com a impressão das letras, que parecem estar coladas nas teclas em vez de serem impressas a laser. Imagino que, ao longo do tempo, as letras mais usadas possam sumir, mas isso é algo impossível de testar em menos de 6 meses de uso.

.
Vaio FE15 - Questiono a durabilidade da impressão nas teclas

Quanto ao touchpad, confesso que não o usei muito. Ele é pequeno e tem uma textura áspera. Os botões são separados do restante da carcaça e são bons de pressionar, mas ainda prefiro navegar com um mouse.

Conectividades

Nas conectividades, não tenho do que reclamar: do lado esquerdo temos a entrada de energia, uma entrada USB 2.0, um leitor de cartão SD e uma entrada de fones P2. Já no lado esquerdo temos uma entrada de rede RJ45, uma entrada HDMI, duas entradas USB 3.2 e uma USB-C.

Vaio FE15
Vaio FE15 - Conector de energia, saída de ar, porta USB, leitor de cartão e conector P2 para fones

Vale elogiar também o posicionamento das entradas: em alguns notebooks que utilizei, o cabo HDMI do monitor externo atrapalhava o uso do mouse, coisa que não acontece aqui, já que as portas de cabos grandes, como RJ45 e HDMI, ficam mais próximas ao final do notebook.

.
Vaio FE 15 - Usar cabo HDMI e rede não atrapalham o uso do mouse

Tela

Antes desse notebook chegar, eu vi dois comentários na internet reclamando da qualidade da tela desse modelo em específico. Um deles dizia que esse se tratava de um painel VA de péssima qualidade, e o outro comentário dizia que o anti-reflexo não funcionava.

Quando liguei esse note pela primeira vez, entendi do que estavam falando. As cores não são ótimas, e o anti-reflexo acaba deixando a tela com um aspecto fosco, lembrando a TV Samsung The Frame que testamos recentemente. Não sei dizer se estamos tratanod de um painel LD do tipo VA, IPS ou TN, mas os ângulos de visão e contraste me levam a crer que é do tipo TN.

.
Vaio FE15 - Tela é ok

Durante a primeira semana, eu só trabalhei com esse notebook durante o dia, e para esse uso não tive problemas com a tela. Acontece que, para visualizar o maior defeito desse painel, precisamos utilizá-lo num ambiente escuro:

.
Vaio F 15 - Vazamento de luz

Que horror! Essa é a tela tentando reproduir uma imagem 100% preta - um show de vazamentos de luz. Como disse antes, não encontrei informações sobre o tipo de painel LCD que esse notebook usa, mas o resultado da imagem acima me leva a crer que provavelmente estamos tratando de uma tela LCD TN de baixa qualidade.

Nem preciso dizer que esse brilho irregular atrapalha muito na hora de assistir vídeos, séries, filmes, e até mesmo quando estamos usando o "modo noturno" no navegador e aplicativos.

.
Vaio FE15

Concluindo, a tela é FULL HD e funciona bem para trabalhar em ambientes bem iluminados, tem bons ângulos de visão e o anti-reflexo funciona bem. Mas se você curte usar o note com as luzes apagadas, vai sofrer muito com o vazamento de luz absurdo desse painel LCD.

Performance - Trabalho e Estudo

Para medir a performance do notebook, realizamos alguns testes em aplicativos de benchmarks. O primeiro deles é o popular Cinebench R23. Nesse teste, o notebook da Positivo pontuou 6982 no Multi Core e 1238 no Single Core - um resultado abaixo da média quando comparamos a outros notebooks com o mesmo processador AMD Ryzen 7 5700U.

No CPU-Z, a mesma pontuação estranha, foram 3586 no Multi Core e 501 no Single Core. Segundo outras benchmarks do CPU-Z, a pontuação média para esse processador é 5077 no Multi Core e 526 no Single Core.

  • Clique para ampliar e conferir os resultados:

Em atividades que só envolvem um núcleo do processador, como jogos, esse notebook funciona normalmente. Mas em trabalhos que utilizam todos os núcleos, ele pontuou cerca de 20% a menos que outros notebooks com o exato mesmo processador.

Ao que tudo indica, a fabricante limitou a frequência boost do processador para manter os núcleos em 60 ºC.

Vaio FE15 - Construção interna
Vaio FE15 - Construção interna

Essa limitação deveria ser imposta apenas quando o notebook está fora da tomada ou no modo "economia de energia", mas neste modelo, é impossível retirar o limite de performance, independente do que você faça nas configurações do Windows, BIOS, programas de overclock, etc.

O resultado dessa limitação artificial é que, quando comparado a notebooks de outras fabricantes, esse modelo da Vaio/Positivo é mais silencioso e frio, com o lado negativo de ser mais lento em tarefas de produtividade.

Performance - Jogos

O Vaio FE15 utiliza os gráficos integrados Vega 8 do processador AMD. O desempenho não é suficiente para rodar títulos recentes, nem mesmo com gráficos no mínimo e reduzindo resolução. Entretanto, para títulos indies e antigos, como Elder Scrolls: Skyrim, Minecraft, League of Legends, Terraria, Stardew Valley, Don’t Starve - o Vaio FE15 consegue atingir um desempenho bem aceitável.

No Grand Theft Auto V, eu coloquei a qualidade das texturas no "muito alto" e deixei o restante no médio. Na resolução padrão do notebook (FULL HD), conseguimos manter o desempenho bem próximo dos 60 quadros. Ou seja, os gráficos não estão na melhor qualidade, mas a fluidez e estabilidade estão ótimas.

.
Vaio FE15 - GTA V roda de boa

No The Sims 4, conseguimos manter aproximadamente 55 frames com os gráficos no médio. Se você preferir, pode jogar com os gráficos no máximo, mas a fluidez fica prejudicada.

.
Vaio FE15 - The Sims 4 roda de boa.

Bateria

O Vaio FE15 tem uma bateria de 55 Wh que supostamente aguenta até "10 horas de trabalho intenso". Isso não é verdade. Usando o note para trabalhar normalmente, apenas no Photoshop e Chrome, no modo equilibrado e brilho no máximo, eu consegui extrair aproximadamente 4 horas de uso. Se você trabalha num local escuro, pode diminuir o brilho e, por consequência, extrair mais algumas horas de uso fora da tomada, mas eu não recomendo fazer isso, já que a tela tem muito vazamento de luz.

Som, Microfone e Webcam

O som do notebook é surpreendentemente bom. O que eu primeiramente achei que fossem entradas de ar, na realidade, são saídas de som. Mesmo na potência máxima, o som tem pouca distorção e é bem satisfatório para assistir aulas, ouvir podcasts, e até algumas músicas.

.

O kit microfone e Webcam (720p) são bem básicos, mas não deixam a desejar. Gostei do fato de podermos tampar a câmera fisicamente quando não estamos a utilizando, coisa que todo notebook devia ter (chega de fita isolante).

Construção interna, RAM e Armazenamento

O Vaio FE15 é bem simples e fácil de abrir. Aqui dentro temos amplo acesso aos dois slots de memória RAM, ambos não são soldados e podem ser substituídos por pentes SODIMM DDR4. Já que esse notebook possui gráficos integrados, todo o calor gerado pela máquina fica concentrado na região do processador, onde ficam as teclas "I, O, P" no teclado. O arrefecimento é pequeno, apenas um heatpipe e ventoinha, mas é mais que o suficiente para manter as temperaturas sob controle com pouco ruído.

Construção interna do notebook Vaio FE15
Placa de rede WiFi
Módulos de memória RAM (são removíveis)
Construção interna
Construção interna
Construção interna
Construção interna
Bateria

Observe que o espaço interno é mal utilizado. O resultado disso é que, no armazenamento, não temos slot para um SSD SATA, o que é incomum em notebooks custo benefício. Se o notebook tivesse uma construção interna mais compacta, sobraria espaço para mais armazenamento.

Concorrentes

Separei abaixo três notebook para trabalho e estudo que competem diretamente com o VAIO FE15, dê uma olhada:

Lenovo Ideapad 3

Um grande concorrente do Vaio FE15 é o Lenovo Ideapad 3, também com processador Ryzen 7 5700U. A performance dele não é capada, então para tarefas pesadas como renderização de vídeos no Premiere Pro e aplicativos CAD como Fusion360 e SolidWorks, vai se sair melhor que o Vaio FE15. O lado negativo é que ele tem um módulo de memória soldado na placa mãe e tela do tipo TN.

Lenovo IdeaPad 3 AMD Ryzen 7 - Veja aqui a ficha técnica completa

Samsung Galaxy Book2

Outro notebook que podemos comprar no lugar do Vaio é o Samsung Galaxy Book2, com procesasdor Intel Core i5-1235U. Ele tem uma tela LCD IPS relativamente boa, melhor para trabalhar com fotografia e design (apesar de eu ainda recomendar um monitor para este propósito). Podemos carregar o note da Samsung com um carregador USB-C, ou seja, o mesmo arregador que você utiliza no celular.

Samsung Galaxy Book2 - Veja aqui a ficha técnica completa

ASUS VivoBook 16 X1605ZA-MB310

Existem também opções da marca ASUS, com os modelos de Vivobooks. São vários, mas o que eu recomendo comprar para trabalho e estudo é o ASUS VivoBook 16 X1605ZA-MB310. Ele tem um processador Intel Core I7-1255U, mas apenas 8GB de memória RAM (soldada na plaa mãe) e 256GB no armazenamento. Felizmente, podemos fazer um upgrade de memória RAM e substituir o SSD por um com mais armazenamento.

ASUS Vivobook 16 (X1605) - Veja aqui a ficha técnica completa

Conclusão

O Vaio FE15 tem uma grande lista de pontos positivos, com os principais pontos negativos sendo os seguintes:

  • Performance capada: a fabricante colocou limites artificiais no desempenho do aparelho - ele é mais fraco que outros notebooks com o mesmo processador;
  • Tela ruim: o display sofre com muito vazamento de luz, tornando-o péssimo para trabalhar em ambientes escuros, jogar e assistir filmes e séries.

Fora esses dois problemas, é um notebook perfeito para trabalhar e estudar em ambientes claros: a performance é aceitável, bateria dura bastante tempo, teclado é confortável de digitar, tem ampla conectividade, com quatro portas USB, rede RJ45 e leitor de cartão SD.

Vaio FE15
Vaio FE15

Na construção interna, o notebook é bem fácil de ser desmontado, basta remover alguns parafusos. Nenhum dos módulos de memória RAM é soldado, facilitando upgrades futuros. O arrefecimento do notebook é bem planejado e funciona muito bem.

Se a tela fosse melhor e a performance liberada, esse com certeza seria o melhor notebook custo benefício para comprar aqui no Brasil.

VAIO FE15 VJFE59F11X-B1011H
7.0
Prós
  • Boa autonomia;
  • Acabamento não deixa marca de dedos;
  • Design bonito;
  • Protetor de Webcam;
  • Memórias não são soldadas na placa mãe;
  • Ampla conectividade e bom posicionamento das portas.
Contras
  • Armazenamento suporta apenas um SSD M.2 e nada mais;
  • Vazamento de luz na tela;
  • Performance reduzida artificialmente pela fabricante.