A redefinição (reset) do roteador de internet que você tem na sua casa pode ser útil em muitos casos, desde a solução de problemas, como internet lenta, até por precaução de segurança. Independente do caso, as soluções abaixo devem ajudar você a reiniciar as configurações do seu roteador Wi-Fi.

Reiniciar ou Redefinir: Qual é a diferença?

Você deve redefinir ou reiniciar seu roteador ou modem? Existe alguma diferença? Sim, há diferenças entre redefinir um roteador ou modem e reinicializar. 

As instruções nesta página são para redefinir seu roteador. Para redefinir um roteador, você acabará removendo todas as configurações do dispositivo. Basicamente, ele coloca o roteador ou o modem de volta ao estado padrão original de fábrica, o que inclui restabelecer a senha do roteador padrão, limpar a senha Wi-Fi, excluir servidores DNS personalizados, entre outros. 

Você pode redefinir um roteador usando o botão Redefinir, que geralmente está localizado na parte traseira ou lateral do dispositivo. 

O passo 1 deste tutorial explica como reiniciar o roteador. Os passos 2, 3 e 4 são de redefinição do roteador.

Problemas de segurança: Malware VPNFilter

Uma das maiores preocupações de segurança do ano passado foi seguida por chamadas generalizadas do FBI e do Departamento de Justiça dos EUA, para a redefinição do roteador sem fio doméstico por motivos de segurança. O aviso veio depois de um relatório detalhado da Talos Intelligence, sobre um tipo de malware chamado VPNFilter, que infecta os roteadores de rede. Como esse malware é relativamente novo e o roteador doméstico comum não possui muitos softwares de detecção / prevenção de malware, esse é um motivo de preocupação.

De acordo com Talos, isso inclui vários modelos de roteadores Linksys, Mikrotik, Netgear, QNAP e TP-Link (e dispositivos de rede relacionados dessas marcas). Com tantas marcas afetadas, não é de surpreender que o FBI tenha pedido a todos que redefinissem seus roteadores para ficarem seguros. Se você ainda não fez isso, aqui está uma breve descrição de como fazer a reinicialização do seu roteador.

Passo 1: Reinicie o roteador

Embora o roteador tenha uma opção chamada Reset ou Restart, tenha cuidado ao usar essas opções, pois elas podem reinicializar de fábrica o dispositivo e limpar todas as configurações atuais. Se você quer apenas reiniciar o seu dispositivo, simplesmente desconecte seu roteador e seu modem da tomada.

Depois de desconectar, deixe o roteador desligado por cerca de um minuto, apenas para garantir que o roteador tenha esfriado completamente e que todos os seus dispositivos tenham registrado que a rede Wi-Fi foi desconectada.

Agora reconecte o modem de volta à sua fonte de energia. Espere um pouco para que o modem faça novamente a conexão com à internet - outro minuto deve ser necessário para isso. 

Reconecte o roteador ao modem, o soquete e todas as outras conexões necessárias. Aguarde alguns minutos para o roteador restaurar o sinal da Internet Wi-Fi.

Passo 2: Atualize seu Firmeware

O firmware é o software integrado que mantém a operação do seu roteador. Embora o firmware do roteador seja atualizado com tanta frequência como os sistemas operacionais do computador, ele ocasionalmente recebe atualizações, especialmente se houver um grande problema de segurança. 

Ou seja, o firmware do seu roteador é basicamente o sistema operacional projetado especificamente para ser executado em sua marca e modelo específico de roteador. É semelhante a atualizar qualquer dispositivo. Quando erros são encontrados e corrigidos, o firmware atualizado é liberado para que os usuários possam implementar essas correções.

Uma boa razão pela qual o fabricante do roteador pode lançar uma atualização de firmware é para corrigir uma vulnerabilidade que foi detectada no firmware atual.

Os fabricantes de roteadores também podem emitir uma atualização de firmware para adicionar novos recursos ao roteador, como configurações de controle parental ou suporte a IPv6. Outras atualizações podem incluir a adição de mecanismos de segurança totalmente novos, que não estavam nas versões anteriores do firmware.

Observe que você não pode usar sua WLAN ao fazer o upload e implantar o patch de firmware do roteador. Isso geralmente não leva mais de 5 minutos. Nunca tente desligar ou interromper o roteador enquanto o firmware estiver sendo atualizado, pois isso pode causar sérios problemas.

Todas as marcas de roteadores, mesmo as menos populares, devem ter suas próprias instruções para acessar essas ferramentas de administrador. 

Busque por atualizações de firmware no site da fabricante, geralmente elas estão disponíveis em uma seção de suporte, e atualize conforme necessário.

Passo 3: Atualize todos os aplicativos relacionados

Muitos roteadores modernos oferecem aplicativos que você pode baixar em dispositivos móveis, e usá-los para gerenciar as configurações do roteador ou exibir relatórios de uso do roteador.

Se você usa algum desses aplicativos, também deve visitar as configurações do aplicativo e verificar se o aplicativo está atualizado para a versão mais recente. É um passo pequeno, mas importante.

Passo 4: Mude sua senha

Você ainda está usando a senha padrão para as configurações do roteador? Como você acabou de fazer login nas configurações do administrador, provavelmente é uma boa ideia mudar sua senha. Infelizmente, usar a senha padrão torna muito mais fácil hackear um roteador.

Portanto, é altamente recomendável mudar a senha padrão para uma senha robusta de sua própria criação (e depois salvá-la em um gerenciador de senhas). As mesmas ferramentas de administrador que ajudaram você a atualizar seu firmware, também permitem a alterar sua senha. Procure por tutoriais na internet para o modelo do seu roteador, caso tenha dificuldades em encontrar o local aonde pode mudar a senha.