Você acessa muito as redes sociais? Como está a sua vida? Já pensou que o número de acessos pode estar associado ao grau de tristeza de um indivíduo?

O aplicativo Moment, que é exclusivo do iOS, realizou uma pesquisa com os usuários de iPhones para tentar encontrar qual emoção estava relacionada ao uso contínuo do smartphone por um longo período de tempo.

O Moment é um aplicativo que tem como meta alertar as pessoas sobre a quantidade de tempo que a elas utilizam as redes sociais e também aplicativos diariamente. O app possui a capacidade de fazer um rastreamento automático dos hábitos dos usuários, oferecendo relatórios importantes.

Estudo diz que tristeza faz com que pessoas acessem mais as redes sociais

A pesquisa empregada foi bastante simples, sendo que pedia para que os utilizadores dissessem apenas se estavam felizes ou tristes antes de usar o aplicativo. Mais de 200 mil pessoas participaram do experimento.

Com a finalização da pesquisa, a equipe do Moment acabou revelando um dado um tanto quanto preocupante, ou seja, a tristeza faz com que os usuários passem mais tempo nas redes sociais, com gasto médio de até três vezes mais.

"Em média o tempo gasto pelas pessoas ‘infelizes’ com aplicativos e redes sociais é 2,4 vezes maior do que o tempo em que as pessoas ‘felizes’ passam utilizando estes serviços".

No Facebook, por exemplo, as pessoas que marcaram a opção feliz passaram somente 22 minutos no dia navegando na rede social, porém, aquelas que optaram por infeliz ficaram 59 minutos conectados em um dia.

Gráfico que compara o humor dos usuários durante os acessos.

O mesmo pode ser observado no Reddit. As pessoas que marcaram a opção feliz passaram 29 minutos diários no loca, enquanto quem marcou infeliz passou 57 minutos no dia. Para completar o estudo, no Netflix, quem marcou a opção feliz usou o serviço por 39 minutos em um dia, já na opção infeliz, passou 81 minutos diários.

Gráfico que mostra o índice de pessoas tristes ou felizes em cada aplicativo.

No total, 23 aplicativos foram avaliados. Somente o Google Maps registrou situação inversa, em que a maioria que marcou feliz passou mais tempo no app.

Devemos levar em consideração que o estudo realizado pelo Moment não é considerado uma pesquisa científica, mesmo com uma grande participação de indivíduos. No entanto, é válido mencionar que trata-se de um dado preocupante e que deveria sim ser levado em consideração em um estudo oficial.